O Nordeste dos EUA é uma região formada por 9 estados, além de Washington, D.C.: Connecticut, Maine, Massachusetts, Nova Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Rhode Island e Vermont. Mas afinal, quais são as melhores universidades do Nordeste dos EUA? Continue com a gente pra descobrir!

Antes de falar sobre as melhores universidades do Nordeste dos EUA, vamos traçar um rápido panorama da região para você se localizar melhor. As principais cidades dessa parte do país são Nova York, Filadélfia (Pensilvânia), Washington, Boston (Massachusetts) e Pittsburgh (Pensilvânia).

Algumas publicações colocam os estados de Delaware, Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental como pertencentes a essa região, mas a definição mais comum não os engloba. Você pode conferir quais são as melhores instituições desses estados no texto que fizemos sobre as melhores universidades do Sul dos EUA.

20 melhores universidades do Nordeste dos EUA

Agora que você sabe o que é o Nordeste dos EUA e quais são os estados que fazem parte dessa área, chegou a hora de descobrir quais são as melhores universidades da região. Confira na lista abaixo, compilada a partir da avaliação do QS World University Rankings 2021:

  1. MIT
  2. Harvard
  3. Princeton
  4. Universidade da Pensilvânia
  5. Yale
  6. Cornell
  7. Columbia
  8. NYU
  9. Carnegie Mellon
  10. Universidade Brown
  11. Universidade Estadual da Pensilvânia
  12. Universidade de Boston
  13. Universidade de Pittsburgh
  14. Universidade de Rochester
  15. Dartmouth College
  16. Universidade Georgetown
  17. Universidade Rutgers
  18. Universidade Tufts
  19. Universidade de Massachusetts Amherst
  20. Universidade Yeshiva
melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-mit
O MIT é a melhor universidade do Nordeste dos EUA e também do mundo! (Foto: John Phelan/Wikipedia)

Ivy League: um caso particular

As universidades do Nordeste dos EUA exercem um papel fundamental no cenário educacional superior americano e a Ivy League, em especial, é o grande destaque da região. Só para ter uma ideia, todas as 8 instituições desse grupo estão entre as 20 melhores da região e 6 delas (Harvard, Princeton, Universidade da Pensilvânia, Yale, Cornell e Columbia) se classificam entre as 10 melhores do país. Confira a posição que as instituições Ivy League ocupam no ranking da QS, tanto dentro dos EUA quando a nível:

Aqui no Blog já falamos em vários textos sobre essas instituições, assim como sobre o MIT (1º lugar nos EUA e no mundo); a NYU (15º/35º); a Carnegie Mellon (18º/51º) e a Universidade Georgetown (51º/230º), que fica em Washington, D.C.

Por isso vamos falar agora sobre as outras universidades que fazem parte desse TOP 20, e que também são muito boas. Vamos lá!?

Universidade Estadual da Pensilvânia

Posição nos EUA e no mundo: 28º/101º

A Universidade Estadual da Pensilvânia foi fundada em 1855 e conta com unidades espalhadas por todo o estado. O campus principal (University Park) se localiza nas cidades de State College e College Township e a instituição ainda conta com outras 24 unidades, incluindo uma escola de Direito em Carlisle e uma faculdade de Medicina em Hershey.

Somando todas as unidades, a universidade tem quase 100 mil alunos, dos quais quase 47 mil se concentram no campus principal (40,6 mil de graduação e 6,08 de pós-graduação). Para dar conta de tanta gente, por lá são oferecidos mais de 160 majors pelas mãos de quase 9 mil professores.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-penn-state
Universidade Estadual da Pensilvânia (Foto: George Chriss/Wikipedia)

Universidade de Boston

Posição nos EUA e no mundo: 32º/110º

A Universidade de Boston, localizada na cidade de mesmo nome, é uma instituição privada historicamente afiliada à Igreja Metodista, tendo sido fundada por esse grupo religioso em 1839. Curiosamente, a universidade não foi criada em Boston, e sim no estado de Vermont, mais precisamente na cidade de Newbury.

Hoje em dia a instituição conta com 18 escolas e faculdades distribuídas em dois campi. O principal deles fica nas regiões de Fenway-Kenmore e Allston. Já o campus médico fica no bairro de South End.

A instituição tem quase 35 mil alunos, dos quais 16,8 mil são matriculados em cursos de graduação e 15,2 em programas de pós-graduação.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-Boston-university
Campus médico da Universidade de Boston (Foto: Cmcnicoll/Wikipedia)

Universidade de Pittsburgh

Posição nos EUA e no mundo: 37º/156º

As origens da Universidade de Pittsburgh remetem ao ano de 1787, quando a instituição foi fundada ainda como uma academia. Em 1819 foi “promovida” para universidade, com o nome Western University of Pennsylvania. Já o nome atual veio apenas em 1908.

A instituição é composta por 17 escolas e faculdades que comportam quase 29 mil alunos (19,2 mil de graduação e 9,2 de pós). Além do campus principal, também conta com unidades menores em outras quatro cidades da Pensilvânia: Bradford, Greensburg, Johnstown e Titusville.

universidades-do-nordeste-dos-eua
Universidade de Pittsburgh (Foto: Crazypaco/Wikipedia)

Universidade de Rochester

Posição nos EUA e no mundo: 42º/166º

A Universidade de Rochester, que foi fundada em 1850, fica na cidade de mesmo nome do estado de Nova York. Ofecere mais de 200 majors e conta com uma população estudantil formada por 6,8 mil alunos de graduação e 5 mil de pós-graduação.

A Eastman School of Musis, a escola de Música da universidade, é a melhor do país a nível de graduação e tem a maior biblioteca especializada na área em toda a América do Norte.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-rochester
Universidade de Rochester (Foto: Tomwsulcer/Wikipedia)

Universidade Rutgers

Posição nos EUA e no mundo: 54º/258º

A Universidade Rutgers é a maior instituição de educação superior do estado de Nova Jersey. Fundada em 1766 como Queen’s College, é a oitava universidade mais antiga dos Estados Unidos. Uma curiosidade é que antes de se tornar uma instituição pública, foi durante a maior parte de sua história uma faculdade privada de Artes Liberais.

O campus principal da universidade se espalha entre as cidades de New Brunswick e Piscataway. Os outros dois campi ficam em Newark e Camden e, além deles, a instituição também conta com outras unidades menores ao redor do estado.

Quase 69 mil alunos estudam por lá, dos quais 49,4 mil são matriculados em cursos de graduação e 19,6 em programas de pós-graduação.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-rutgers
Universidade Rutgers (Foto: Tomwsulcer/Wikipedia)

Universidade Tufts

Posição nos EUA e no mundo: 55º/260º

Fundada em 1852 como uma faculdade de filiação cristã, a Universidade Tufts se localiza na divisa entre as cidades de Medford e Somerville, na área metropolitana de Boston (inclusive alguns prédios da instituição estão no centro de Boston). O título de universidade veio apenas na década de 1970.

É bastante conhecida pelas suas ações de internacionalização e pelas oportunidades de intercâmbio oferecidas aos seus alunos. Além disso, conta com a mais antiga escola de pós-graduação em Relações Internacionais dos EUA.

A instituição tem cerca de 12 mil alunos, com uma distribuição bastante equivalente entre os níveis de graduação e pós: 5,8 e 5,7 mil, respectivamente.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-Tufts-University
Universidade Tufts (Foto: Daderot/Wikipedia)

Universidade de Massachusetts Amherst

Posição nos EUA e no mundo: 56º/270º

Fundada em 1863, a Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) se localizada em Amherst (claro! Rs), no estado de Massachusetts. Oferece 109 opções de graduação, 77 mestrados e 48 doutorados distribuídos entre 9 escolas e faculdades.

Ao todo, quase 31 mil alunos estudam na instituição, sendo que cerca de 25,5 mil são matriculados em programas de graduação e 7 mil em programas de pós-graduação.

melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua-umass
Universidade de Massachusetts Amherst (Foto: John Phelan/Wikimedia)

Universidade Yeshiva

Posição nos EUA e no mundo: 64º/341º

Localizada na cidade de Nova York, a Universidade Yeshiva é uma instituição de origem judaica fundada em 1886 que combina estudos acadêmicos com o estudo da Torah (a literatura religiosa do judaísmo).

Tem quatro campi espalhados pela cidade (o principal deles na região de Washington Heights) e conta com um corpo estudantil formado por  3 mil alunos de graduação e 3,5 mil de pós-graduação.  

yeshiva-melhores-universidades-do-nordeste-dos-eua
Universidade Yeshiva (Foto: Beyond My Ken/Wikimedia)

Mas e os outros estados do Nordeste dos EUA?

Você deve ter notado que dois estados do Nordeste dos EUA – Maine e Vermont – não contam com nenhuma universidades entre as 20 melhores da região, não é? De fato, o Maine não tem nenhuma representante na
lista mundial da QS. Já o estado de Vermont é representado pela Universidade de Vermont, que se posiciona no grupo 601-650* da pesquisa.

(*) A partir da posição 500 do ranking da QS, as universidades passam a ser posicionadas em grupos.

Universidade do Intercâmbio

E aí, em qual dessas universidades do Nordeste dos EUA você estudaria? Independentemente de qual for a sua escolha, o segredo para conquistar a sua vaga de intercâmbio dos sonhos é se preparar com antecedência. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos