Se tem um elemento que diferencia bastante a experiência universitária nos Estados Unidos da dos outros países é a relação das instituições de lá com os esportes. Se você joga futebol, basquete, é atleta ou é apenas um torcedor fanático, escolher uma universidade norte-americana com um forte apelo esportivo pode fazer toda a diferença na sua identificação com o seu destino de intercâmbio. Para ajudar quem ama esportes a decidir onde estudar por lá, listamos aqui as universidades que mais se destacam nessa área. Confira!

Universidades nos EUA para quem ama esportes:

1. Universidade de Michigan

Atraindo regularmente multidões de mais de 100 mil pessoas para seus jogos de futebol americano, a Universidade de Michigan é uma verdadeira potência esportiva. Só para ilustrar, 24 ex-alunos da instituição estiveram nas últimas quatro equipes olímpicas americanas e 54 em campeonatos da NFL nos últimos 10 anos. 

Academicamente, a Universidade de Michigan também não fica atrás, com o programa esportivo ostentando uma taxa de graduação de 80% entre seus estudantes/atletas. Quem ama esportes também vai gostar do fato de haver três equipes esportivas profissionais sediadas nas proximidades de Detroit (os Detroit Lions, no futebol americano; os Detroit Tigers, no beisebol; e o Detroit Red Wings, do hóquei no gelo).

2-eua-quem-ama-esportes
Estádio da Universidade de Michigan (Alex Mertz/Unsplash)

2. Universidade da Flórida

Muito forte no futebol americano e no basquete, a Universidade da Flórida é também conhecida por suas festas, tornando a experiência de quem ama esportes por lá uma das melhores nos EUA. Não vão faltar bares para comemorar as vitórias, seja você jogador ou torcedor. A instituição também é top 10 no mundo para assuntos relacionados ao esporte, de acordo com o QS World University Rankings by Subject 2020!

3. Universidade de Connecticut

A Universidade de Connecticut pode até não ter nenhum time esportivo profissional masculino, mas isso só significa que não são só os homens que atraem atenção na universidade. O time masculino de basquete conquistou dois títulos nacionais na última década, mas são as atletas do time feminino de basquete que são as verdadeiras estrelas da UConn, com uma série de vitórias de mais de 100 jogos consecutivos entre 2016 e 2017. 

Se o futebol americano for mais a sua praia, então esta provavelmente não é a melhor universidade para você, mas ainda há muita coisa para quem ama esportes aproveitar estudando em Connecticut.

4. Ohio State University

Com mais de 2.500 estudantes jogando em equipes esportivas, a Ohio State University é uma universidade cheia de atividades para quem ama esportes. No centro disso tudo está o time de futebol americano da instituição, que acumula recordes invejáveis nos últimos anos e atrai multidões de mais de 100 mil pessoas para as partidas, das quais quase 30 mil são estudantes. Com quase 70 mil metros quadrados de espaço recreativo coberto, há poucas universidades com a estrutura esportiva da Ohio State, tanto para atletas quanto para torcedores.

3-eua-quem-ama-esportes
Jogo de futebol no estágio da Ohio State University (Steven Miller/Flickr)

5. Universidade de Wisconsin-Madison

As equipes masculinas de futebol americano e basquete são as mais famosas da Universidade de Wisconsin-Madison, uma instituição que sabe fazer uma mistura perfeita de cultura universitária e prestígio esportivo. Os estudantes/atletas lá têm uma taxa de graduação de 70%, sugerindo que você vai sair da universidade não só com uma boa educação, mas também com títulos esportivos.

6. Universidade de Notre Dame

Poucas universidades conseguem ser competitivas em tantas modalidades como a Notre Dame, com times de futebol americano, basquete, lacrosse, hóquei e esgrima, todos ganhando títulos ou chegando às semifinais desde 2000. Porém, se ser espectador é mais a sua praia, o estádio Notre Dame — lar de quatro estátuas de ex-técnicos — proporciona uma experiência de jogo como poucos outros.

4-eua-quem-ama-esportes
Estádio Notre Dame (Ken Lund/Flickr)

7. Universidade Duke

O estádio de basquete da Duke, com 9.314 lugares, é um dos locais mais conhecidos quando se fala de esporte universitário nos EUA, com estudantes frequentemente acampando ao ar livre por semanas para garantir um ingresso para os grandes jogos. 

O atletismo também é bem forte por lá, mas são os dois campeonatos de basquete que acontecem desde 2010 que recebem a maior parte da atenção. O time de futebol americano também tem tido um bom desempenho nos últimos tempos, embora o tailgating — uma forma de comemoração comum nos eventos da modalidade — tenha sido proibido desde 2010, tirando um pouco da diversão de quem ama esportes.

Menções honrosas

Universidade do Estado da Flórida, Universidade do Texas em Austin, Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidades de Oklahoma, Universidade da Geórgia e Universidade de Maryland.

Intercâmbio com a UDI

Gostou da nossa lista de universidades nos EUA para quem ama esportes e ficou animado(a) para estudar em alguma delas? Então comece agora mesmo a se preparar para conquistar sua oportunidade internacional com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos