Decidir para quais universidades você vai se inscrever é, sem dúvidas, uma das partes mais difíceis do processo de aplicação para estudar no exterior. Esse processo é ainda mais complicado para estudantes com transtornos de aprendizagem (como discalculia ou dislexia, por exemplo), já que é preciso ter certeza de que existem recursos na instituição para ajudar esses alunos e alunas a exercerem todo o seu potencial. 

Pensando nisso, trouxemos aqui as 6 melhores universidades dos Estados Unidos em termos de serviços, programas e processos voltados para estudantes com transtornos de aprendizagem. Confira!

6 universidades nos EUA para estudantes com transtornos de aprendizagem

1. Adelphi University

O Programa de Recursos de Aprendizagem (Learning Resource Program) da Adelphi University, no estado de Nova York, é um projeto de apoio para estudantes com TDAH e/ou transtornos de aprendizagem. 

Os alunos e alunas matriculados no programa têm sessões com educadores e conselheiros que focam nos pontos fortes, nos talentos e nas necessidades do estudante. O programa também inclui acesso à tecnologia assistiva para alunos que apresentam dificuldades para aprender com hardwares ou softwares de computadores tradicionais.

O Programa Bridges to Adelphi, por sua vez, é voltado para estudantes no espectro do autismo, com transtornos de aprendizagem não verbal ou dificuldades de socialização. O projeto torna a transição para a faculdade mais fácil, fornecendo serviços acadêmicos, vocacionais e sociais. 

Cada participante do programa é designado a um(a) mentor(a). Os mentores são colegas de faculdade que atuam como amigos e modelos, a fim de ajudar os participantes do programa a administrarem a transição para a faculdade.

2-transtornos-de-aprendizagem
Adelphi University (Reprodução/US Sports Camps)

2. American University

Com base no Centro de Acesso e Apoio Acadêmico (Academic Support and Access Center – ASAC) da American University, em Washington, D.C., o Programa de Serviços de Aprendizagem (Learning Services Program – LSP) oferece vários projetos de suporte para estudantes com transtornos de aprendizagem. 

Lá, os estudantes inscritos têm reuniões individuais toda semana com um coordenador ou conselheiro do programa, além de aulas de redação e aconselhamento personalizado.

3. Bellevue Community College

A Bellevue College oferece um associate degree em Habilidades Ocupacionais e da Vida (Occupational and Life Skills) para alunos e alunas adultos com transtornos de aprendizagem. Os estudantes do curso passam de 10 a 14 horas por semana em sala de aula, tendo lições sobre assuntos como solução de problemas no local de trabalho, relacionamentos saudáveis e finanças pessoais. 

Eles também concluem um estágio de 200 horas em uma empresa local como parte do requisito para a graduação. E os resultados desse esforço são perceptíveis: 85% dos estudantes formados estão empregados!

4-transtornos-de-aprendizagem
Bellevue College (Reprodução/Wikimedia Commons)

4. DePaul University

A DePaul University, em Chicago, abriga o Center for Students with Disabilities (CSD), um departamento especializado em atender especificamente as necessidades de estudantes com transtornos de aprendizagem e distúrbios de déficit de atenção. Mais de uma dúzia de serviços são oferecidos, dependendo das necessidades específicas do aluno. Os estudantes do CSD também têm acesso a um clínico especialista em aprendizado para orientação acadêmica!

5. Northeastern University

A Northeastern é uma universidade relativamente grande de Boston, que oferece muitos recursos no campus para os estudantes. Aqueles que fazem parte do Programa de Transtornos de Aprendizagem (Learning Disabilities Program – LDP), por exemplo, se reúnem duas vezes por semana com um especialista para trabalhar suas habilidades acadêmicas e sociais. 

Esse especialista também direciona os alunos e alunas para outros serviços que estão disponíveis no campus, como aulas de reforço específicas.

6. Universidade de Denver

O Programa de Eficácia em Aprendizagem (Learning Effectiveness Program – LCP) da Universidade de Denver oferece aos estudantes com transtornos de aprendizagem, aconselhamento acadêmico, mentoria em disciplinas específicas, assistência no gerenciamento organizacional e de tempo e eventos especiais.

3-transtornos-de-aprendizagem
Universidade de Denver (CW221/Wikimedia Commons)

Essas são as melhores universidades nos EUA para estudantes com transtornos de aprendizagem, mas existem diversas outras instituições espalhadas pelo país com serviços de inclusão parecidos. Se você ficou interessado(a) em estudar em alguma delas, saiba mais sobre como a nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar até lá clicando aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.