O sul dos Estados Unidos é uma região formada por 16 estados: Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Kentucky, Delaware, Louisiana, Maryland, Mississippi, Oklahoma, Tennessee, Texas, Virgínia e Virgínia Ocidental. E, embora as universidades mais reconhecidas dos EUA (com as instituições Ivy League, UCLA, NYU e Stanford) estejam em outras regiões, essa parte do país também não faz feio quanto o assunto é educação superior de alta qualidade. Mas afinal quais são as melhores universidades do Sul dos Estados Unidos? Continue com a gente pra descobrir!

Antes de falar sobre as melhores universidades do Sul dos Estados Unidos, vamos traçar um rápido panorama da região, que é conhecida pelos seus contrastes. Enquanto o Texas e a Flórida estão entre os estados economicamente mais ricos do país; Mississippi, Louisiana, Alabama e Kentucky, por exemplo, estão entre os que possuem as maiores taxas de pobreza e desigualdade social. Mas, ao mesmo tempo, essa região é a que mais tem crescido economicamente dentro dos EUA nos últimos anos.

As cinco maiores cidades da região estão todas concentradas no estado do Texas: Houston, San Antonio, Dallas, Austin e Fort Worth. Completando o TOP 10 aparecem (exatamente nessa ordem), Jacksonville (Flórida), Charlotte (Carolina do Norte), El Paso (também no Texas), Nashville (Tennessee) e Oklahoma City (capital do estado de mesmo nome).

Outras cidades importantes da região são Memphis (Tennessee); Louisville (a maior cidade do Kentucky); Baltimore (maior cidade de Maryland); Atlanta (capital da Geórgia) e Miami, que dispensa apresentações. 

Agora que você sabe o que é o Sul dos Estados Unidos e quais são os estados que fazem parte dessa área, chegou a hora de descobrir quais são as melhores universidades da região. Confira na lista abaixo, compilada a partir da avaliação do QS World University Rankings 2021.

1. Universidade Johns Hopkins (Maryland)

Posição no ranking mundial da QS: 25º

Fundada em 1876, a Johns Hopkins tem o seu campus principal em Baltimore, além de outros campi menores em Washington, D.C., Itália e China. É considerada a primeira universidade de pesquisa dos Estados Unidos e pelos seus corredores já passaram 39 ganhadores do prêmio Nobel.

Tem aproximadamente 26,5 mil alunos e a grande maioria deles (mais de 20 mil!) são matriculados em cursos de pós-graduação, o que é uma prova irrefutável do viés de foco em pesquisa da instituição, que ocupa o 12º lugar entre as melhores universidades dos EUA, de acordo com a QS.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-johns-hopkins
Johns Hopkins (Foto/Pixabay )

2. Universidade Duke (Carolina do Norte)

Posição no ranking mundial da QS: 42º

A Universidade Duke foi fundada no ano de 1838 por cristãos metodistas e quakers na cidade de Trinity. Foi só em 1892 que a instituição se mudou para Durham, onde permanece até hoje.

Antes de receber o atual nome no ano de 1924, em homenagem ao empresário James Buchanan Duke (que doou uma grande quantia para a universidade), a universidade já foi conhecida como Brown School, Union Institute, Normal College e Trinity College. Tudo isso em um intervalo de apenas 84 anos!

Atualmente cerca de 16 mil alunos estudam por lá, sendo pouco menos de 7 mil em cursos de graduação e quase 9 mil em programas de pós-graduação. Já entre os alunos do passado, passaram pela Duke 15 ganhadores do Nobel e até um ex-presidente americano, Richard Nixon.

No ranking da QS, a universidade ocupa a 17ª colocação entre as melhores universidades dos Estados Unidos, ficando uma posição abaixo da UCLA e uma posição acima da Universidade Carnegie Mellon.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-duke
Universidade Duke (Foto: Good Free Photos)

3. Universidade do Texas em Austin (Texas)

Posição no ranking mundial da QS: 71º

Também conhecida como UT Austin, a Universidade do Texas em Austin é uma instituição pública fundada em 1883 na cidade de Austin (claro!), uma das mais desenvolvidas do estado do Texas. Com quase 52 mil alunos (quase 41 mil apenas em programas de graduação), é a oitava maior universidade pública dos EUA em número de matrículas.

Com 12 ganhadores do Nobel em sua lista de ex-alunos, a UT Austin é a 22ª melhor universidade dos EUA, de acordo com o ranking da QS.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-utaustin
Universidade do Texas em Austin (Foto: Larry D. Moore/Wikimedia)

4. Instituto de Tecnologia da Geórgia (Geórgia)

Posição no ranking mundial da QS: 80º

Mais conhecida como Georgia Tech, o Instituto de Tecnologia da Geórgia foi fundado em 1885 na cidade de Atlanta com o objetivo de contribuir para a construção de uma economia industrial após a Guerra Civil que abalou a região. No início era oferecido apenas o curso de Engenharia Mecânica. Hoje, 134 anos depois, a universidade é dividida em 6 faculdade e 31 departamentos, mas a ênfase continua sendo em Ciência e Tecnologia.

Ocupando a 24ª posição entre as melhores universidades americanas, a Georgia Tech tem atualmente cerca de 33 mil alunos, com uma distribuição bastante balanceada entre programas de graduação e pós, ambos com pouco mais de 16 mil estudantes.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-georgia
Georgia Tech (Foto: Hector Alejandro/Flickr)

5. Universidade Rice (Texas)

Posição no ranking mundial da QS: 89º

A Universidade Rice fica em Houston, a maior cidade do Texas, e foi fundada no ano de 1912. Com foco em programas de graduação, a universidade se destaca especialmente por seus programas de Ciência Aplicada nas áreas de pesquisa de Análise Química Estrutural, Coração Artificial, Processamento de Sinal (subcampo da Engenharia Elétrica), Ciência Espacial e Nanotecnologia.

Com dois ex-alunos ganhadores do Nobel, a instituição também já produziu um número significativo de astronautas e cientistas espaciais, graças às suas conexões com a NASA.

Ocupando a 28ª colocação entre as melhores universidades dos EUA, Rice tem pouco mais de 7 mil alunos, com quase 4 mil em programas de graduação e 3,1 mil em programas de pós-graduação.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-rice
Universidade Rice (Foto: Channing.wu/Flickr)

6. Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (Carolina do Norte)

Posição no ranking mundial da QS: 95º

Fundada em 1789, a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill é uma das universidades públicas mais antigas dos EUA e a primeira instituição de educação superior do estado da Carolina do Norte. É considerada como uma das “Public Ivy” dos EUA, um termo utilizado para se referir à instituições públicas que oferecem uma experiência acadêmica equivalente a das universidades que fazem parte da Ivy League, mas por valores muito menores. A Universidade do Texas em Austin, que também está aqui nessa lista, também faz parte desse grupo.

Figurando no 29º lugar entre as melhores universidades dos EUA, a instituição fica na cidade de Chapel Hill, que tem pouco menos de 50 mil habitantes. Cerca de 30 mil alunos estudam por lá, sendo 19117 em cursos de graduação e 10894 em programas de pós-graduação. Entre seus ex-alunos estão 9 ganhadores do Nobel e até um ex-presidente.

melhores-universidades-do-sul-dos-estados-unidos-chapell
Universidade Chapell Hill (Foto: Yeungb/Wikimedia)

Mas e os outros estados do sul dos Estados Unidos?

Você notou que apenas Maryland, Carolina do Norte, Texas e Geórgia contam com universidades entre as 6 melhores da região do Sul dos Estados Unidos, não é? Para não deixar os outros estados de fora da nossa lista, também vamos te informar abaixo qual é a melhor universidade de cada um deles e qual posição elas ocupam no ranking mundial da QS. Confira:

  • Flórida: Universidade da Flórida (162º)
  • Tennessee: Universidade Vanderbilt (187º)
  • Virgínia: Universidade da Virgínia (217º)
  • Louisiana: Universidade Tulane (414º)
  • Delaware: Universidade de Delaware (541-550)*
  • Carolina do Sul: Universidade da Carolina do Sul (571-580)
  • Kentucky: Universidade de Kentucky (601-650)
  • Oklahoma: Universidade de Oklahoma (651-700)
  • Alabama: Universidade de Auburn e Universidade do Alabama (801-1000)
  • Mississippi:  Universidade do Mississippi (801-1000)
  • Arkansas e Virgínia Ocidental não contam com nenhuma universidade no ranking

(*) A partir da posição 500 do ranking da QS, as universidades passam a ser posicionadas em grupos.

Universidade do Intercâmbio

E aí, em qual dessas universidade do Sul dos Estados Unidos você estudaria? Independentemente de qual for a sua escolha, o segredo para conquistar a sua vaga de intercâmbio dos sonhos é se preparar com antecedência. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.