Os setores de Assistência Médica e Tecnologia são os que pagam os salários mais altos nos Estados Unidos. Essa é a conclusão do estudo realizado pelo site de recrutamento Glassdoor para identificar as 25 profissões mais bem pagas dos EUA. A pesquisa se baseou em avaliações salariais publicadas por funcionários de diversas empresas do país em seu site entre os dias 1º de julho e 2018 e 30 de junho de 2019.

Empregos na área médica ocuparam os quatro primeiros lugares. Os Médicos são os profissionais mais bem-remunerados, com um salário médio de nível básico na casa dos 193 mil dólares anuais. Em seguida ficaram os Gerentes de Farmácia, os Dentistas e os Farmacêuticos.

O que essas 4 carreiras têm em comum? Todas elas exigem uma quantidade significativa de anos dedicados à formação e especialização acadêmica. Esses empregos dentro da área da Assistência Médica estão vinculados, ao mesmo tempo, à habilidades sob demanda e ao Ensino Superior.

Tecnologia no Comando

No entanto, apesar das 4 primeiras colocações serem ligares ao mundo médico, é na verdade a área de Tecnologia que domina a lista. Isso porque 14 das 25 profissões mais bem pagas dos EUA fazem parte desse setor. Dentro desse campo, o profissional com melhor remuneração é o Arquiteto Corporativo com quase 123 mil dólares por ano.

Esses salários tão altos entre as profissões ligadas à tecnologia estão justamente relacionados ao número ainda muito baixo de profissionais qualificados. E, além disso, também pesa a alta procura por esses profissionais vinda de setores que até então não viam nesses profissionais uma necessidade, como o Varejo e a Saúde.

E as projeções para o futuro são muito positivas! O Glassdoor prevê que profissões como Cientistas de Dados, Arquiteto de Dados e Gerente de Análise (todas na lista) continuarão sendo bem-remuneradas nos próximos anos. A principal razão para isso é que o número de pessoas com essas habilidades de nicho é baixo, enquanto a demanda por elas é alta.

Ficou curioso(a) para ver a lista completa? Então confira abaixo mais informações sobre as 25 profissões mais bem pagas dos EUA. Como a maior parte das carreiras da lista ainda são relativamente novas e desconhecidas, fizemos uma pequena descrição delas para você entender melhor do que se trata.

Ranking: 25 profissões mais bem pagas dos EUA:

  • Médico (Média Salarial Anual: 193.415 dólares)
  • 2º Gerente de Farmácia (144.768 dólares)
  • Dentista (142.478 dólares)
  • 4º Farmacêutico (126.438 dólares)

5º Arquiteto Corporativo (122.585 dólares)

Ocupando a primeira posição entre as profissões mais bem pagas dos EUA ligadas ao mundo tecnológico está o Arquiteto Corporativo, que é a pessoa responsável por garantir que a estratégia de negócios de uma empresa use a arquitetura adequada dos sistemas de tecnologia para atingir seus objetivos. Esses profissionais têm um enorme grau de responsabilidade e geralmente se reportam diretamente ao gerente de TI. Eles precisam acompanhar as últimas tendências em tecnologia e determinar se elas são ou não adequadas para a realidade da empresa em que trabalha.

A arquitetura corporativa é considerada uma das principais maneiras de obter vantagem competitiva por meio da Tecnologia da Informação. Há uma demanda crescente para reduzir custos, aumentar a flexibilidade e regular os ambientes de tecnologia. Por esse motivo, houve um crescimento significativo dessa profissão nos últimos anos.

6º Advogado Corporativo (117.588 dólares)

Os Advogados Corporativos trabalham diretamente para um negócio ou empresa. Em vez de trabalhar para uma variedade de clientes, eles dedicam todos os seus talentos e energia ao empregador. Eles fornecem proteção e serviços legais à uma empresa como um todo, além de seus funcionários. Esses profissionais normalmente trabalham no escritório principal de seus empregadores, mas também viajam regularmente para participar de reuniões, julgamentos, depoimentos e outros procedimentos legais.

7º Gerente de Engenharia de Software (114.163 dólares)

O papel principal do Gerente de Engenharia de Software é supervisionar uma equipe de pessoas dedicada ao desenvolvimento de um novo software ou no aprimoramento de programas de computadores já existentes. Como esse é um trabalho de gerenciamento, suas funções podem incluir a coordenação e o planejamento com outros departamentos e executivos da empresa.

Além das habilidades de gerenciamento, é necessário ter um entendimento firme dos aspectos técnicos da Engenharia de Software. Outro aspecto dessa carreira envolve entender o mercado e os produtos dos concorrentes para que o software desenvolvido possa competir e atender às demandas do mercado.

8º Médico Assistente (113.855 dólares)

Os Médicos Assistentes auxiliam os médicos em sua prática diária e desempenham várias funções, dependendo de onde trabalham. De muitas maneiras, eles preenchem a lacuna entre Enfermeiros e Médicos, desempenhando as funções de ambos em algum grau.

Esses profissionais trabalham em estreita colaboração com os médicos e lidam com tarefas que vão desde a obtenção de históricos médicos até a definição de fraturas simples. Em alguns estados dos EUA, eles podem inclusive prescrever medicamentos. Muitos se especializam em uma área específica da Medicina, como Pediatria, por exemplo.

9º Controlador Corporativo (113.368 dólares)

O Controlador Corporativo nada mais é que o diretor contábil e/ou chefe do departamento contábil de uma empresa, sendo responsável pelas declarações financeiras e contabilidade geral. Entram em suas atividades a produção de orçamento, análises especiais, folha de pagamento e contabilidade de custo, entre outras coisas.

Em empresas maiores, o controlador pode ser assistido por outros contadores. Os auxiliares podem ter títulos como controlador assistente, gerente de contabilidade, gerente de contabilidade de custos, gerente de impostos, gerente de contas a pagar, gerente de crédito, gerente de folha de pagamento e assim por diante. Esses gerentes podem supervisionar contadores e funcionários de contabilidade. Já em empresas menores, é possível que o controlador seja o único contador e seja assistido por um funcionário de contas a pagar.

10º Gerente de Desenvolvimento de Software (109.809 dólares)

Os Gerentes de Desenvolvimento de Software lideram equipes de desenvolvedores de software que trabalham em setores variados. Além de projetar softwares, aplicativos e serviços Web, eles também contratam, treinam e gerenciam equipes, criam e supervisionam orçamentos e fazem relatórios de progresso para a gerência sênior. Eles podem trabalhar com vários chefes de departamento para determinar os requisitos de software, reunir-se com a gerência para discutir como os aplicativos de software podem atingir os objetivos de negócios ou treinar usuários finais técnicos e não técnicos depois que o software for desenvolvido.

Os gerentes de desenvolvimento de software também testam e depuram aplicativos, resolvendo problemas de desempenho e fazendo revisões quando necessário. O campo de gerenciamento de desenvolvimento de software está intimamente relacionado à Engenharia de Software de aplicativos.

11º Enfermeiro Clínico (109.481 dólares)

Os enfermeiros desempenham papéis significativos em hospitais, clínicas e consultórios particulares. Eles compõem a maior ocupação de serviços de saúde nos Estados Unidos. Deveres de trabalho de Enfermagem incluem a comunicação entre pacientes e médicos, cuidar de pacientes, administrar medicamentos e supervisionar auxiliares de Enfermagem. No entanto, os enfermeiros melhor remunerados (e que aparecem na lista das profissões mais bem pagas dos EUA) são aqueles que se especializam em alguma área específica.

12º Gerente de Desenvolvimento de Aplicativos (107.735 dólares)

Um Gerente de Desenvolvimento de Aplicativos é responsável por todos os aspectos dos aplicativos de computadores de uma organização. Eles pesquisam e decidem quais aplicativos podem atender às metas organizacionais relacionadas a redes e sistemas de computadores, processamento de dados e muito mais. Além disso, eles gerenciam e instruem os membros dos departamentos de desenvolvimento e tecnologia da informação a projetar e criar corretamente aplicativos ou instalar softwares adquiridos externamente.

Outras funções dessas profissão incluem, por exemplo, o gerenciamento de orçamentos departamentais, o rastreamento e documentação de funções de aplicativos e a solução de problemas técnicos à medida que surgem.

13º Arquiteto de Soluções (106.436 dólares)

Se uma empresa precisa que seus sistemas de computadores sejam mais eficientes ou permitam um fluxo de trabalho mais produtivo em diferentes departamentos, ela contrata um Arquiteto de Soluções.

Esses profissionais projetam soluções para os problemas de uma empresa relacionados a hardware, programas, aplicativos e até plataformas em nuvem. Primeiro, eles avaliam o sistema de TI atual e recomendam alterações específicas. Eles identificam partes do sistema que podem ser salvas, tornando o redesenho mais econômico, além de trazer novos hardwares e softwares que são tendência no setor. Por fim, os Arquitetos de Soluções criam um documento que descreve as especificações e os requisitos do sistema para possibilitar a sua modificação.

14º Arquiteto de Dados (104.840 dólares)

Para ajudar uma empresa a entender os dados coletados entre seus clientes, comércio eletrônico ou até folha de pagamento, os Arquitetos de Dados criam bancos de dados eletrônicos que podem crescer com a empresa.

Eles estudam todos os padrões do setor, garantindo que o banco de dados possa ser compartilhado com parceiros de negócios. Munidos dessas informações, esses arquitetos podem desenvolver um mapa de dados que mostra aos funcionários como eles devem usá-los e interpretá-los. Outro de seus desafios é esclarecer de onde os dados serão coletados e onde serão armazenados no sistema do computador. Às vezes, eles movem dados da arquitetura antiga para a nova, mas tentam evitar a sua fragmentação durante esse processo.

15º Gerente de Fábrica (104.817 dólares)

O Gerente de Fábrica supervisiona as operações de uma instalação fabril e desenvolve estratégias para aumentar a produção a custos mínimos. A maioria dos cargos na área exige diplomas de quatro anos ou pós-graduação em Administração, Negócios ou Tecnologia. No entanto, como a experiência é um requisito importante, alguns funcionários começam como trabalhadores de produção, ganham experiência e se tornam gerentes.

16º Gerente de TI (104.454 dólares)

Os Gerentes de TI supervisionam as atividades relacionadas a computadores da empresa. Também conhecidos como Gerentes de Sistemas de Informação, ele são responsáveis por liderar os funcionários de TI. Entre outras atividades, gerenciam atualizações de sistemas e software, negociam com fornecedores de produtos e garantem a segurança da infraestrutura de TI da empresa.

Esses profissionais podem ter o título de Diretor de TI ou Gerente de Segurança de TI, dependendo da estrutura organizacional da empresa. Embora exista a possibilidade de trabalhar remotamente, a maioria deles trabalha diretamente nas empresas. Inclusive é comum fazer muitas horas extras.

17º Arquiteto de Sistemas (103.813 dólares)

Os Arquitetos de Sistemas também são conhecidos como Engenheiros de Sistemas. Eles podem modificar os sistemas de TI existentes para resolver problemas específicos ou podem criar um design de sistema de TI completamente novo, com base nas necessidades da empresa. As habilidades de resolução de problemas são importantes para esses profissionais, pois eles são especificamente encarregadas de resolver problemas na rede de computadores de uma empresa.

Eles trabalham principalmente em ambientes fechados nos escritórios e precisam ter boas habilidades de comunicação para que possam identificar efetivamente os problemas e as necessidades do usuário. As habilidades analíticas são importantes porque precisam revisar as opções e, em seguida, fazer recomendações sobre o melhor curso de ação com base nas necessidades da empresa.

18º Gerente de Experiência do Usuário (102.489 dólares)

Os Gerentes de Experiência do Usuário (UX) são responsáveis pelo esforço de criar sites ou programas que pareçam naturais ao usuário. Eles tentam criar um movimento lógico entre páginas da Web ou tarefas em um aplicativo/programa. Para garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas, os Gerentes de UX realizam testes e grupos focais usando protótipos ou fazendo perguntas sobre suas experiências navegando em plataformas semelhantes. Esses profissionais entendem linguagens de codificação de computador, como HTML e Java, e costumam usar o Photoshop e o Illustrator para criar mapas de conteúdo e protótipos estáticos.

19º Engenheiro de Confiabilidade de Sites (100.855 dólares)

Os Engenheiros de Confiabilidade de Sites são especialistas no desenvolvimento e manutenção de sistemas de computadores. Seu trabalho pode envolver a criação de sistemas de armazenamento e o desenvolvimento da rede necessária para acessar esses sistemas. Eles podem, inclusive, escrever códigos de software para os sistemas e aplicativos em que trabalham.

Esses engenheiros podem estar envolvidos em todos os aspectos do desenvolvimento de softwares, aplicativos ou sistemas. Isso inclui, por exemplo, o plano de design do projeto, a criação dos códigos e execução das etapas de produção. Também faz parte das suas funções a execução de testes para garantir o funcionamento correto dos produtos criados, assim como seu monitoramento. Resumindo: esses profissionais são responsáveis por antecipar possíveis problemas e resolvê-los antes que eles aconteçam.

20º Engenheiro de Nuvem (98.626 dólares)

Os Engenheiros de Nuvem são especializados na criação, teste e implementação de aplicativos de software para organizações. Eles também podem ser responsáveis por supervisionar as soluções de pacotes do cliente. Geralmente trabalham em período integral em um ambiente de escritório. Esses engenheiros podem trabalhar para empresas de design de sistemas de computadores ou provedores de serviços de tecnologia.

As tarefas gerais de um Engenheiro de Nuvem podem incluir a determinação das necessidades tecnológicas dos clientes e a criação de soluções para atendê-las. Dessa forma, ele trabalha para melhorar a entrega de implantações na nuvem e colabora com a equipe de desenvolvimento na racionalização dos serviços de aplicativos.

21º Advogado (97.711 dólares)

Assim como no Brasil, a profissão de Advogado é bem valorizada na América do Norte, não a toa está na lista das profissões mais bem pagas dos EUA. O Direito conta com uma série de especialidades que garantem uma abrangência de atuação bem ampla para os profissionais da área. Nós inclusive já falamos aqui no Blog sobre os melhores cursos de Direito dos Estados Unidos. Clique aqui e confira!

22º Cientista de Dados (97.027 dólares)

Os Cientistas de Dados desenvolvem algoritmos que os ajudam a encontrar padrões em grandes quantidades de dados. Eles usam novas técnicas analíticas, incluindo o aprendizado de máquina, que é semelhante à inteligência artificial que permite ao computador executar algoritmos e reconhecer padrões.

Alguns também usam linguagens de programação SAS e Python para criar programas de computador que podem ajudar a armazenar dados. Transações financeiras, informações do paciente e tráfego de computadores em um site criam dados com os quais esses profissionais trabalham. Para encontrar os dados significativos que realmente demonstram algo sobre uma empresa ou seus clientes, os cientistas de dados eliminam as informações desnecessárias.

23º Engenheiro de Segurança da Informação (95.786 dólares)

A Segurança das Informações abrange os métodos usados para proteger informações ou dados eletrônicos contra o uso não-autorizado. Nesse sentido, os Engenheiros de Segurança da Informação ajudam as organizações a manter esses dados seguros.

Esses profissionais identificam ameaças de TI e vulnerabilidades de software, criam e testam sistemas de segurança robustos e agem como a principal fonte de políticas e procedimentos de segurança. Empresas, agências governamentais e indivíduos com dados confidenciais dependem desses processos para proteção contra hackers e cibercriminosos.

24º Gerente Analítico (95.238 dólares)

Os Gerentes Analíticos assumem um papel de liderança em dados ou análise estatística. Embora habilidades de análise de dados técnicos possam ser necessárias para algumas posições, o foco principal é fornecer orientação para sua equipe. Por isso eles precisam entender os objetivos de negócios da empresa em que trabalham. Além disso, são os responsáveis por determinar como a análise pode ser usada para ajudar a empresa a atingir objetivos específicos. Depois de terem um objetivo claramente definido para os dados, esses gerentes atribuem tarefas a analistas de dados, profissionais de análise preditiva e outros componentes da equipe. Os gerentes também promovem uma cultura de análise e trabalham para informar outras pessoas sobre como isso pode ser usado para ajudar os negócios.

25º Planejador Financeiro (94.874 dólares)

Planejadores Financeiros se enquadram na categoria mais ampla de Consultores Financeiros. Esses profissionais ajudam indivíduos e empresas a tomarem decisões informadas sobre suas carteiras de investimento porque conhecem bem as diferentes oportunidades existentes. Nesse sentido, podem comunicar com precisão os pontos fortes e fracos de uma ação financeira.

Qual dessas 25 profissões mais bem pagas dos EUA te interessou mais? Conta pra gente nos comentários.

Quer se preparar para conquistar sua vaga lá fora? Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.