Você já pensou em fazer o seu intercâmbio na Bélgica? Esse pequeno país europeu tem uma das melhores qualidades de vida do mundo e uma boa oferta de universidades de ótima qualidade. Só para você ter uma ideia, no ranking da QS World Universities 2021, a terra dos waffles, das cervejas e dos chocolates conta com 8 universidades entre as 500 melhores do mundo, o que é um ótimo resultado considerando o tamanho da população belga. Mas quais são as melhores cidades para estudar na Bélgica? É isso que você vai descobrir agora!

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Bruxelas

A capital da Bélgica é um verdadeiro caldeirão cultural que reúne pessoas de diversas partes do mundo e, consequentemente, de diversas origens culturais. Não à toa é um centro político internacional, sendo considerada a capital da União Europeia. Por lá você irá encontrar, por exemplo, as sedes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.

Além de capital, Bruxelas também é o principal centro financeiro e cultural do país, concentrando uma população de cerca de 2 milhões de pessoas na sua região metropolitana.

Bruxelas (Foto: Rafael Cerqueira)

As principais universidades da cidade são a Vrije Universiteit Brussel (VUB) e a Universite libre de Bruxelles (ULB). Se você traduzir para o português, verá que ambas são chamadas de Universidade Livre de Bruxelas. Isso acontece porque, no passado, elas eram uma só instituição. Mas em 1970 foram separadas e cada uma adotou um idioma oficial. Hoje a VUB é uma universidade de língua holandesa e a ULB é uma universidade de língua francesa.

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Leuven

Localizada a apenas 25 quilômetros de Bruxelas, Leuven tem cerca de 100 mil habitantes e é a casa da maior e melhor universidade da Bélgica, a Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), uma instituição de língua holandesa que tem dois campi na cidade e cerca de 45 mil alunos.

Assim como no caso das universidades de Bruxelas, a KU Leuven também tem sua correspondente no idioma francês: a Université catholique de Louvain (UCLouvain), que é a maior instituição francófona do país. Ambas eram uma só instituição no passado e também foram separadas em 1970.

Leuven (Foto: Wouter Hagens)

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Ghent

Localizada no norte da Bélgica, Ghent é uma cidade universitária por excelência. Com uma população de cerca de 260 mil pessoas, é a terceira maior cidade do país e concentra um alta porcentagem de moradores estrangeiros (cerca de 14.5%).

Boa parte desses estrangeiros estuda na Universidade de Gante, uma instituição de língua holandesa fundada em 1817 que hoje é a segunda melhor do país.

Ghent (Foto: Rafael Cerqueira)

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Antuérpia

Com 520 mil habitantes (1,2 milhões na área metropolitana), a Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica, ficando atrás apenas da capital. É mais conhecida pelo seu porto, que é o segundo maior da Europa e um dos maiores do mundo. Além disso, também é famosa internacionalmente pelo comércio de diamantes.

No campo da educação, a principal instituição da cidade é a Universidade da Antuérpia, que foi fundada em 2003 a partir da fusão de três institutos de educação e hoje conta com cerca de 23 mil alunos.

Antuérpia (Foto: Rafael Cerqueira)

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Liège

Liège é uma cidade que fica muito próxima da fronteira com outros dois países europeus, estando a apenas 33 quilômetros de Maastricht, na Holanda; e a 53 quilômetros de Aachen, na Alemanha.

Com cerca de 200 mil habitantes, é um importante centro de indústria mecânica, engenharia espacial, tecnologia da informação e biotecnologia.  Também se destaca nacionalmente na produção de cerveja e chocolate, dois grandes marcos do país.

A Universidade de Liège, que foi fundada em 1817, é a principal da cidade e tem cerca de 17 mil alunos.

Liège (Foto: Alexander Savin)

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Hasselt

Bem menos conhecida que as outras cidades dessa lista até agora, Hasselt tem pouco menos de 80 mil habitantes mas também conta com uma importante instituição de ensino: a Universidade de Hasselt, fundada em 1971, que é considerada uma das 100 melhores universidades do mundo com menos de 100 anos.  

Hasselt (Foto: FaceMePLS/Flickr )

Melhores cidades para estudar na Bélgica: Mons

Com pouco menos de 100 mil habitantes, Mons fica bem próxima da fronteira com a França e é a casa de uma da universidades mais novas do país, a Universidade de Mons, que foi fundada em 2009 a partir da fusão de outras duas instituições: a Faculdade Politécnica de Mons e a Universidade de Mons-Hainaut.

Além disso, a cidade também conta com um campus satélite da UCLouvain: o UCLouvain FUCaM Mons, que tem cursos de graduação e pós em Economia, Ciências Políticas, Comunicação, Administração Pública, Sociologia e Antropologia.

Mons (Foto: Jean-Pol Grandmont)

Ranking

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para estudar na Bélgica, descubra qual é o desempenho das universidades citadas nesse texto no ranking da QS World Universities 2021. Atenção: nem todas as instituições que mencionamos aqui aparecem na lista.

UniversidadeCidadePosição no ranking mundial
KU LeuvenLeuven84º
Universidade de GanteGhent135º
UCLouvainLeuven189º
Vrije Universiteit BrusselBruxelas200º
Universidade da AntuérpiaAntuérpia238º
Universite libre de BruxellesBruxelas250º
Universidade de LiègeLiège451º
Universidade de HasseltHasselt456º
Universidade de MonsMons651-700

Universidade do Intercâmbio

Quer conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos na Bélgica ou em qualquer outro país do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!