Com a pandemia do novo coronavírus e a recomendação do distanciamento social, se tornou difícil realizar ações que envolvam sair de casa e se reunir com outras pessoas. Sendo assim, as atividades extracurriculares remotas podem ser uma saída para você acrescentar na sua aplicação. Mas elas têm o mesmo peso para as universidades no exterior que as atividades presenciais?

Atividades extracurriculares remotas: as universidades vão aceitar?

Muitos estudantes temem que as faculdades não aceitem tão bem uma atividades extracurricular remota, em comparação a uma atividade tradicional. Mas a verdade é que embora as universidades valorizem qualidades como trabalho em equipe e competitividade – as quais são mais fáceis de obter quando você está em contato próximo com outras pessoas – existem várias maneiras de tornar as atividades feitas em casa mais atrativas para as faculdades. 

Nesse caso, se você conseguir demonstrar uma combinação de dedicação, habilidade e liderança na sua atividade extracurricular, ela será totalmente legítima para as faculdades e universidades, independentemente de você ter feito remotamente ou não.

Também é importante observar que as faculdades estão cientes de que, devido à COVID-19, os alunos não poderão participar de atividades extracurriculares pelos próximos meses da maneira que desejam. Sendo assim, as faculdades não darão o mesmo peso a elas ao analisar as aplicações. De qualquer forma, recorrer a novas atividades extracurriculares remotas mostra sua capacidade e flexibilidade, que são habilidades essenciais para os processos seletivos.

Como transformar uma atividade tradicional em uma atividade remota?

Mesmo que você não esteja mais indo para a escola e ficando grande parte do tempo confinado(a) em sua casa, isso não significa que todas as suas atividades extracurriculares atuais tenham que parar. Existem três maneiras principais de adaptar uma atividade para que ela possa ser feita de casa.

1. Torne tudo virtual

Por mais que uma das melhores partes das extracurriculares seja passar tempo com as pessoas que você gosta, você ainda pode fazer muita coisa de maneira virtual. Você pode realizar videoconferências e exercícios em vídeo, acompanhar outros membros por meio de mensagens e e-mails, e transformar eventos de captação de recursos em eventos virtuais. 

2-extracurriculares-remotas

Várias ferramentas online podem te ajudar a manter as atividades

Pode não ser o cenário ideal, mas, com a tecnologia atual, muitos aspectos das extracurriculares podem ser movidos para o ambiente online por enquanto. Isso vai te ajudar a se sentir parte da comunidade e também vai permitir que o grupo ainda faça um trabalho importante.

2. Foque na preparação para o próximo ano

Talvez você tenha tido uma competição ou uma arrecadação de fundos que precisou ser cancelada. Pode ser extremamente decepcionante ter seus planos alterados tão repentinamente, especialmente se você passou muito tempo se preparando para o evento. No entanto, uma das melhores maneiras de se manter engajado(a) é olhar para o futuro. 

Desde que você não esteja se formando, você e seus colegas de equipe podem mudar seu foco para a preparação para o próximo ano. Talvez você não participe dessa atividade nesse semestre, mas pode decidir se concentrar em estudar, praticar e/ou treinar para estar preparado(a) para os eventos do próximo ano.

3. Foque em fazer a sua parte

Pode ser difícil manter o desempenho em equipe quando ninguém é capaz de se encontrar pessoalmente. No entanto, você ainda tem controle sobre como se manter em sua melhor forma, seja física ou mentalmente. Se você está em um time de futebol e não consegue se encontrar com os outros jogadores para treinar, ainda pode se exercitar e praticar por conta própria. É impossível controlar toda a atividade extracurricular, mas se você fizer sua parte, vai recuperar a sensação de ter algum controle e vai poder criar novas metas para trabalhar.

4-extracurriculares-remotas

Você pode treinar e se exercitar de casa

Ideias de atividades extracurriculares remotas

Existem realmente muitas atividades extracurriculares remotas que você pode fazer. Aqui estão algumas ideias:

  • Criar um blog
  • Criar um site
  • Iniciar um podcast
  • Tocar um instrumento
  • Juntar-se a uma equipe de e-sports
  • Desenvolver um novo aplicativo
  • Dar aulas online
  • Participar como voluntário(a) remoto de uma campanha política
3-extracurriculares-remotas

Que tal começar a praticar aquele instrumento que você sempre quis aprender?

Intercâmbio com a UDI

E aí, qual dessas atividades extracurriculares remotas você vai querer desenvolver? Se quiser aproveitar a quarentena para se preparar para conquistar sua oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada (100% online!) e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.