Nós já mostramos aqui como ex-estudantes de universidades como Harvard e Oxford mudaram o mundo. Agora é a vez de listar os ex-alunos de Cambridge que ajudaram a revolucionar suas áreas de atuação. Desde a Física até as Artes, essas figuras honraram o renome da universidade e se tornaram referências mundiais. Conheça mais sobre eles!

Ex-alunos de Cambridge para se inspirar

Isaac Newton

Isaac Newton é uma das figuras mais emblemáticas da ciência mundial. Além de dar nome a três leis da mecânica clássica, ele ainda desenvolveu a Lei da Gravitação Universal (isso quando tinha apenas 23 anos!). Antes disso, porém, em 1665, ele se formou na Trinity College, uma das faculdades de Cambridge.  Por incrível que pareça, ele cursou Direito na universidade. Mas durante esse período, Newton começou a se interessar por Matemática e a se aprofundar na área. Após sair de Cambridge, ele desenvolveu seus primeiros teoremas e, em 1669, retornou à instituição, dessa vez já como professor de Matemática.

Isaac Newton é um dos ex-alunos de Cambridge mais conhecidos no mundo

Charles Darwin

Outra pessoa que revolucionou a ciência foi Charles Darwin. Em seu livro “A Origem das Espécies”, lançado em 1859, Darwin mudou os rumos dos estudos nas ciências biológicas ao defender que todos os seres vivos vêm de um ancestral comum. A base teórica de Darwin for formada a partir de duas experiências acadêmicas que ele teve. Primeiro, começou a estudar Medicina na Universidade de Edimburgo, mas acabou não completando os estudos. Depois, ingressou em Cambridge para estudar Artes. Ele ficou na universidade até 1831 - tempo suficiente para se apaixonar e se aprofundar nas ciências naturais.

Baixe o nosso e-book "Ex-alunos das principais universidades do mundo para se inspirar" Estátua de Charles Darwin no Museu de História Natural de Londres

Rosalind Franklin

Não é exagero afirmar que sem Rosalind Franklin hoje não conheceríamos tanto sobre o mundo e sobre nós mesmos. Formada em Ciências Naturais em 1941 pela Newnham College, da Universidade de Cambridge, Rosalind contribuiu para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, do RNA, do vírus, do carvão mineral e do grafite. Apesar de ter sido reconhecida em vida pelos seus estudos com carvão e vírus, Rosalind só teve seus avanços com o DNA e o RNA apreciados após sua morte, em 1958.

A química Rosalind Franklin

Alan Turing

Alan Turing é conhecido como o “Pai da Informática”, e não é para menos: ele desenvolveu os conceitos de algoritmo e computação quando elaborou a teoria da “Máquina de Turing”, um protótipo de computador. Esse projeto começou quando Turing estudava na King’s College, em Cambridge. Inclusive, ele se formou com honras em Matemática na instituição. Em 1935, após se formar, Turing se tornou fellow da King’s College, atuando como pesquisador junto à comunidade acadêmica da faculdade.

Estátua em homenagem a Alan Turing no Bletchley Park

Sylvia Plath

Apesar de ter uma história breve e conturbada, é o talento de Sylvia Plath que fala mais alto. Poeta, romancista e contista, Sylvia é conhecida principalmente pelo romance A Redoma de Vidro, lançado em 1963 (pouco antes de sua morte) sob o pseudônimo de Victoria Lucas. Plath começou sua carreira acadêmica na Smith College, uma faculdade de Massachusetts. Apesar de desenvolver depressão enquanto esteve na faculdade, Sylvia Plath se provou uma aluna brilhante e conseguiu uma bolsa Fulbright para estudar em Cambridge. Por lá, se aprofundou no gênero da poesia e publicou suas obras no jornal Varsity.

A escritora e poeta Sylvia Plath

Todos esses ex-alunos de Cambridge têm histórias de vida incríveis, não é? Conte pra gente nos comentários qual foi a que mais te inspirou. Se você quiser se espelhar nessas pessoas e tentar uma oportunidade em Cambridge ou em qualquer outra universidade do exterior, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.