Se você fizer um intercâmbio nos Estados Unidos, pode ter certeza que vai estar entrando em um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Porém, assim como em qualquer outro país, existem algumas peculiaridades por lá. Por mais que você tenha um bom conhecimento de inglês, algumas expressões acadêmicas dos EUA podem acabar te confundindo. Para evitar isso, listamos as principais delas aqui e explicamos o que elas significam!

Principais jargões e expressões acadêmicas dos EUA

Termos gerais usados em universidades americanas

Co-ed

Hoje em dia, com a inclusão e a diversidade de gênero, esse termo não é mais utilizado com tanta frequência. Porém, ele é o diminutivo de co-educational, que define as faculdades e universidades que aceitam tanto estudantes do gênero masculino quanto feminino.

College

As faculdades (e até mesmo as universidades) dos EUA são, muitas vezes, chamadas de “colleges”. Isso é reflexo da organização do sistema educacional de lá, que é um pouco diferente da que temos aqui no Brasil. Por lá, um estudante passa pelas seguintes etapas: pre-school ou pre-K (pré-escola), kindergarten (jardim de infância), elementary school (primário), middle school (ensino fundamental), high school (o equivalente ao nosso Ensino Médio, apesar do nome), e, finalmente, o college.

Football

Essa aqui é uma pegadinha: enquanto para a gente football (ou futebol) é aquele esporte em que o Brasil é pentacampeão da Copa do Mundo, para os norte-americanos é o que chamamos de futebol americano (com os capacetes, a bola oval e as ombreiras). O “nosso” futebol, para eles, é chamado de soccer.

Fraternity e Sorority

Independente de você ter vontade de fazer parte de uma ou não, em uma universidade dos EUA você provavelmente vai conviver com os membros de fraternidades ou sororidades. Elas são organizações masculinas e femininas, respectivamente, que funcionam em uma dinâmica parecida com as das repúblicas tradicionais aqui do Brasil e são conhecidas pelas festas e pelas competições esportivas.

Roomie

Roomie é o diminutivo de roommate, ou seja, a pessoa com quem você divide um quarto ou qualquer outro tipo de acomodação. Dividir quartos em dormitórios, inclusive, é uma tradição comum nas universidades dos Estados Unidos, o que pode ser uma experiência um pouco estranha para brasileiros no princípio.

Spring break

Provavelmente você já ouviu falar de spring break em algum filme. Ele funciona mais ou menos como a “semana do saco cheio”, que acontece por volta do dia 12 de outubro em alguns estados brasileiros. Por lá, são duas semanas de folga durante a primavera, que, por mais que devessem ser usadas para estudos, são aproveitadas como mini-férias.

class-expressoes-academicas-dos-eua

Termos usados na vida acadêmica

Class

No inglês americano, class pode ser uma única aula ou várias aulas, como um curso inteiro ou uma disciplina da faculdade. Além disso, ainda pode se referir à toda uma turma de estudantes, como em “the class of 2015” (“a turma de 2015”, em português).

Period

Essa é outra pegadinha. Enquanto nas faculdades brasileiras período significa um semestre de aulas, nos EUA “period” se refere ao ponto final de uma frase. Pode ser usado também para acabar com uma discussão. Period.

Reader

Na linguagem acadêmica, um reader é o conjunto de todo o material de leitura utilizado em uma disciplina, xerocado e grampeado (ou colocado em uma pasta).

class-expressoes-academicas-dos-eua

Termos usados no período de provas

All-nighter

Um all-nighter é aquela pessoa que passa a noite toda estudando na biblioteca, no quarto, ou em qualquer outro lugar. Não é a melhor maneira de estudar para a semana de provas…

Blue book test

Já o blue book test é uma prova que inclui um essay (uma redação) e perguntas de respostas curtas. Esse tipo de teste é mais utilizado em cursos de Ciências Humanas, como História ou Literatura.

Burn the midnight oil

Todo all-nighter acaba burning the midnight oil (“queimando o óleo da meia-noite”, em tradução literal). Isso porque o termo significa “ficar acordado até tarde”.

Cram

Assim como ser um all-nighter, cramming é uma prática não muito recomendada. Significa que você vai tentar aprender muita coisa em um período curto de tempo (muitas vezes poucas horas antes da sua prova).

Finals

Finals se refere ao período de provas que acontece no final do semestre ou do ano acadêmico. É uma época bem estressante para os alunos e alunas, pois demanda muito tempo de estudo. Final, no singular, é a última prova das finals.

Mid-term

Diferente das finals, mid-term se refere aos testes que acontecem no meio do semestre. Eles podem ou não ser concentrados em um período específico.

Paper

Infelizmente um paper não é só um papel. O termo se refere a um essay, com um texto mais longo. Um paralelo possível de se fazer com a realidade brasileira é relacionar os papers com os artigos acadêmicos.

Scantron

Scantron é uma folha de papel usada especificamente para provas de múltipla escolha (parecida com uma folha de gabarito do ENEM, por exemplo).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sprinting Studies ⚡️ (@sprintingstudies) em

Intercâmbio com a UDI

Conhecer as expressões acadêmicas dos EUA é um passo importante para se preparar para estudar por lá. Se você quiser continuar essa preparação, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos