Aqui no Blog já falamos sobre as bolsas Rhodes da Universidade de Oxford, lembra? Mas na Universidade de Cambridge também existe um programa equivalente: o Gates Cambridge Scholars. Mas, ao contrário da Rhodes, o Gates Cambridge tem um processo de seleção mais centralizado, conta com um orçamento maior e tem uma duração mais flexível, já que a Rhodes dura apenas dois anos (ou três, em alguns casos). Saiba tudo sobre esse programa agora!

História

Em 2000, a Fundação Bill & Melinda Gates doou 210 milhões de dólares para a Universidade de Cambridge com o objetivo de financiar um programa internacional de bolsas de estudos de pós-graduação para alunos de grande destaque acadêmico e que, além disso, também tivessem um forte compromisso em melhorar a qualidade de vida de outras pessoas. Até hoje essa continua sendo a maior doação individual para qualquer universidade do Reino Unido na história, além de ser o programa de bolsas de pós-graduação mais prestigiado de Cambridge!

A primeira edição do Gates Cambridge Scholars aconteceu em 2001 e, desde então, mais de 1600 acadêmicos de mais de 100 países diferentes já foram selecionados. A última edição do programa (a turma de 2019) selecionou 90 bolsistas de 37 países.

Nessa última edição, dois terços dos participantes eram estudantes de doutorado em diferentes áreas como Genética, Cibernética, Tráfico de Pessoas, Identidade Cultural e Detecção Precoce de Câncer. Isso mostra que não existe uma área de preferência no programa e candidatos de todos os campos podem participar do processo seletivo.

Gates-Cambridge-Bill-and-Melinda
Bill e Melinda Gates (Foto: Kjetil Ree)

Quem pode se candidatar?

As bolsas são abertas para candidatos de qualquer país do mundo (exceto o próprio Reino Unido) interessados em um dos programas integrais de Cambridge nos seguintes níveis:

  • Doutorado (PhD)
  • Mestrado em Ciências (MSc)
  • Mestrado em Letras (MLitt)
  • Mestrado em Filosofia (MPhil)
  • Qualquer outro programa de pós-graduação de 1 ano: Mestrado em Direito (LLM), Mestrado em Pesquisa (MRes), Mestrado em Estudos Avançados (MASt), etc.

A oferta de uma bolsa Gates Cambridge está condicionada à aprovação do aluno no curso, faculdade e departamento de interesse em Cambridge. Isso significa que não há uma aplicação específica para o programa. Os avaliadores utilizam quatro critérios para escolher os bolsistas eleitos:

  • Excelência acadêmica: a competitividade é avaliada por meio de histórico escolar, referências, experiência e potencial de sucesso no curso escolhido. Uma nomeação departamental é crucial para validar este critério.
  • Escolha de curso: os candidatos devem demonstrar superioridade intelectual e as habilidades e conhecimentos necessários para concluir o curso que escolherem e ter uma experiência academicamente transformadora.
  • Compromisso para melhorar a vida de outras pessoas: essa característica pode ser observada a partir de compromissos passados, presentes e futuros dos candidatos com as sociedade em que estão inseridos, seja em atividades voluntárias ou em ações de impacto social, por exemplo.
  • Capacidade de liderança: os candidatos devem mostrar elementos de liderança excepcionais e capacidade de engajar outras pessoas nas suas causas e projetos

O que é coberto pela bolsa?

As bolsas Gates Cambridge cobrem o custo total do programa escolhido em Cambridge e ainda oferecem um subsídio de manutenção 17500 libras (valor da última edição) para um período de 12 meses. Para bolsistas de doutorado, esse valor pode ser estendido por até 4 anos.

Também fazem parte do auxílio as passagens de ida e volta do país de destino do candidato até o Reino Unido e despesas com taxas de visto e seguro saúde de imigração. Os bolsistas também podem solicitar um financiamento (valor varia entre 500 e 2000 mil libras) de desenvolvimento acadêmico para participação em conferências e cursos.

No caso de bolsistas com família, o programa ainda oferece um abono de até 10120 libras para o primeiro filho e de até 4320 para o segundo filho (valores da última edição). Nenhum financiamento é fornecido para os cônjuges.

Em caso de licença maternidade/paternidade, é possível solicitar a interrupção dos estudos por até 6 meses e continuar recebendo o subsídio de manutenção durante este período.

É importante ressaltar que, caso o bolsista receba salário de um empregador ou conte com o apoio de outra bolsa, o Trust reserva-se o direito de reduzir ou não pagar o subsídio de manutenção padrão.

Gates-Cambrige
Cambridge (Foto: Dmitry Tonkonog)

Como funciona o processo seletivo?

Geralmente, cada turma Gates Cambridge Scholars é composta por 2⁄3 de estudantes de doutorado e 1/3 de estudantes de mestrado. Já o processo seletivo é dividido em três etapas principais.

O primeiro consiste na inscrição para o programa de interesse em Cambridge. Após essa inscrição inicial, cada departamento acadêmico da universidade classifica e indica candidatos elegíveis para a bolsa. Geralmente os nomeados departamentais são os candidatos mais destacados academicamente. Vale lembrar que para ser considerado é fundamental demonstrar interesse em ser considerado para a bolsa.  

Essa lista de nomeados departamentais é encaminhada para o Gates Cambridge Trust, a organização responsável pela escolha dos candidatos. Lá, todos os nomes são divididos em amplas áreas temáticas antes de serem passados para o comitê responsável que faz a pré-seleção para a próxima etapa do processo: as entrevistas.

Só após essa etapa de entrevistas é que os bolsistas são finalmente definidos. Vale lembrar que esse é um programa bastante seletivo. Em 2018, por exemplo, dos 5500 candidatos inscritos apenas 92 foram escolhidos!

Deadlines

O programa opera em dois prazos de inscrições: um específico para os candidatos dos Estados Unidos e outro para os candidatos do resto do mundo (incluindo o Brasil). Nesse último caso, existem duas datas limite para aplicação baseadas principalmente no curso de interesse do candidato.

As inscrições iniciam geralmente no início de setembro e, dependendo do curso, se estendem até o início de dezembro ou início de janeiro do ano seguinte. A seleção de pré-selecionados para as entrevistas ocorrem no início de março e as entrevistas em si acontecem durante dois dias da terceira ou quarta semana desse mesmo mês.  O resultado final com os aprovados é divulgado no final da março e os candidatos têm dois dias para aceitar oficialmente a oferta.

Qual é o perfil ideal de um bolsista Gates?

Como já dissemos, a universidade procura basicamente por candidatos que sejam capazes de demonstrar excelentes habilidades acadêmicas em suas respectivas áreas de estudo; e que, além disso, demonstrem um compromisso genuíno em contribuir para promover mudanças em prol de um mundo melhor. Nesse sentido, o perfil ideal de um bolsista do Gates Cambridge Scholars deve partilhar dos mesmos princípios e valores da Universidade de Cambridge: visão global, excelência acadêmica e aspiração em contribuir para a sociedade.

Qual é o diferencial do Gates Cambridge Scholars?

Alguns fatores distinguem a Gates Cambridge, além da generosidade da bolsa. Confira alguns pontos fundamentais:

  • Ênfase na liderança social
  • Não existe limite de idade para inscrição
  • Senso de comunidade

Na questão do senso de comunidade, é importante ressaltar que durante e também após o programa, os acadêmicos que participam da iniciativa se dedicam a construir uma rede de indivíduos dinâmicos ao redor do mundo liderada por acadêmicos.

Esse grupo, formado por pessoas de diferentes origens e perfis profissionais, oferece apoio profissional e pessoal mútuo entre os seus membros e promove eventos que representam a amplitude e profundidade acadêmica tanto do programa quanto dos bolsistas. Por meio dessas atividades de construção de comunidade, os acadêmicos não apenas aprendem uns com os outros, como também acabam colaborando em projetos juntos e formando amizades fortes e duradouras.

Universidade do Intercâmbio

O que achou das bolsas Gates Cambridge? Muito TOP né? Nem precisa dizer que esse é um programa extremamente disputado, com uma taxa de admissão baixíssima e que se você quiser conquistar uma vaga nele precisa se preparar MUITO, certo? A sorte é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.