Aprender alemão: 5 motivos para você estudar esse idioma

Pode ser que você olhe para um texto em alemão e pense que aquelas palavras enormes sejam simplesmente impossíveis de entender. A verdade, no entanto, é que aprender alemão não é tão difícil assim. E mais: ainda te dá muitas vantagens no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. Confira alguns dos principais motivos para você estudar a língua da terra da cerveja e das salsichas!

Aprender-alemão

Aprender alemão é mais fácil do que parece

Vamos começar desmistificando a ideia de que alemão é uma língua quase impossível de se aprender. Se você sabe falar inglês (ou tem pelo menos uma noção), já sai na frente. Isso porque tanto o alemão quanto o inglês têm as mesmas raízes germânicas. Sendo assim, existem milhares de palavras relacionadas, conhecidas como cognatos. Por exemplo, água em inglês é water, e em alemão se torna wasser. Além disso, diferentemente do chinês, do japonês, do russo ou do árabe, não há um novo alfabeto para aprender. No máximo apenas algumas letras novas para adicionar, como o “ß”. Fácil, não?

O alemão é uma língua importante no mundo acadêmico

A Alemanha conta com um grande número de pesquisadores renomados. Einstein, Marx e Kant são alguns exemplos. Por isso, pode não ser uma surpresa que o alemão seja muito importante na comunidade acadêmica. De fato, o idioma ocupa o segundo lugar como linguagem científica mais usada no mundo, atrás apenas do inglês. Uma das razões para isso é que o mercado alemão de livros é o terceiro maior do mundo. Só fica atrás das indústrias de publicação chinesa e inglesa. Como apenas uma parte desses livros são traduzidos para outros idiomas, apenas aprendendo alemão você vai ter acesso a eles.

Aprender alemão te abre portas para estudar em universidades incríveis

As universidades alemãs têm um excelente renome internacional. Essa, aliás, é uma das razões pelas quais o alemão tem uma reputação tão alta na comunidade científica. Não a toa o país é um dos destinos de intercâmbio mais populares. Além disso, o sistema alemão de ensino superior possui várias universidades com mensalidades muito baixas ou até mesmo grátis. Ou seja: além de receber um ensino de qualidade, você ainda economiza!

A Alemanha é uma potência econômica mundial

Aprender alemão não é uma opção interessante apenas para quem quer estudar, mas também para quem quer construir uma carreira no mercado de trabalho. A Alemanha é a maior economia da União Europeia e a quarta maior do mundo. O país é o lar de inúmeras empresas internacionais e está na linha de frente de novas tecnologias. Você pode até argumentar que muitas pessoas por lá falam inglês. Mas não dá pra negar que a comunicação com alguém em sua língua nativa é um gesto apreciado em todos os lugares. Além disso, conhecer o idioma pode melhorar muito suas chances de comunicação e te dar relacionamentos profissionais bem-sucedidos.

O alemão não é falado só na Alemanha

A Alemanha pode até ser o “cartão de visitas” da língua alemã. Mas a verdade é que o idioma é falado em outros cinco países como língua oficial. Além da terra do Oktoberfest, Áustria, Bélgica, Liechtenstein, Luxemburgo e Suíça também têm habitantes que falam alemão como língua nativa. Em números absolutos, é a segunda língua mais falada no continente europeu. No entanto, quando se trata de falantes nativos, o idioma ocupa a primeira posição no continente!

Ficou com vontade de aprender alemão? Que tal fazer uma imersão no idioma e praticar com os nativos? Para isso, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua oportunidade internacional! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

13 Nov 2019