O seu sonho é estudar no Reino Unido? Então chegou a hora de conhecer uma das universidades mais importantes do país: o King's College London. O que pouca gente sabe é que essa instituição é uma das faculdades componentes da Universidade de Londres, uma federação que agrupa, ao todo, 17 instituições londrinas, como a University College London (UCL) e a London School of Economics and Political Science (LSE).

Parece confuso, mas na prática é assim: cada uma dessas faculdades têm a sua autonomia, mas juntas elas formam uma entidade maior, que é justamente a Universidade de Londres.

Agora que você já sabe dessa informação, vamos voltar a falar sobre o o King's College London?

O Hodgkin Building é um dos mais bonitos do King's College London (Foto: Reading Tom/Flickr)

Por dentro do King's College London

História

O King's College foi fundado em 1829 pelo Rei George IV (daí o seu nome) em resposta à controvérsia teológica em torno da fundação da UCL (na época com o nome Universidade de Londres) em 1826.

A grande questão é que a UCL foi fundada como uma instituição secular, ou seja, sem conexões religiosas, e destinada a educar os jovens de classe média da Inglaterra, indo em direção totalmente oposta a Oxford e Cambridge, que eram instituições com ligações religiosas que educavam apenas os filhos dos anglicanos ricos.

Na época, isso causou uma grande polêmica e, para apaziguar os ânimos da população conservadora e reafirmar os valores educacionais aceitos por essa parte da população, foi então criado o King's College London.

Além de tudo isso, o King's College London foi uma das primeiras de uma série de instituições de ensino superior que surgiram no início do século XIX como resultado da Revolução Industrial e das grandes mudanças sociais na Inglaterra após as Guerras Napoleônicas.

Faculdade de Ciências da Vida e Medicina (Foto: Rubem Porto Jr/Flickr)

Campus

O King's College London é dividido em cinco campi espalhados pela cidade de Londres:

Organização interna

O King's College London compreende nove faculdades acadêmicas, que são subdivididas em diversas escolas, departamentos, centros e divisões de pesquisa:

Um dos três prédios do Waterloo Campus (Foto: Salamander4000/Wikipedia)

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, o King's College London é a 31ª melhor universidade do mundo, empatado com a Universidade Nacional da Austrália e com a Universidade McGill, no Canadá.

Já quando consideramos apenas as instituições britânicas, o King's College ocupa o 7º lugar, ficando atrás apenas das universidades já citadas nesse texto (na seção História), além da Imperial College London, da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Manchester.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas do King's College London são, respectivamente: Odontologia (1º lugar no mundo!), Enfermagem, Filosofia, Língua e Literatura Inglesa, História, Farmácia, Direito, Política, Teologia, Ciências da Vida, Medicina, Psicologia e Anatomia.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – o King's College ocupa o 35º lugar a nível mundial e 7º entre as universidades britânicas.

Números

O King's College tem aproximadamente 33 mil alunos, sendo pouco mais de 19 mil de graduação e quase 14 mil de pós-graduação. Já entre os profissionais que trabalham por lá são 5,2 mil professores e 3,9 mil funcionários administrativos.

A instituição também se destaca em termos financeiros, com um endowment de 258 milhões de libras no último ano acadêmico (2019) e um orçamento de 900 milhões de libras no mesmo ano.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre o King's College London e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!