Viajar sozinho(a) pode ser intimidador. Mas sabe qual é a parte mais difícil de fazer esse tipo de viagem? Escolher o destino! Para te ajudar, listamos aqui os melhores lugares para você viajar sozinho em 2022! 

É que com a flexibilização das medidas de restrição da pandemia do novo coronavírus, muita gente tá ansiosa para fazer as malas e cair na estrada (ou no avião)! E o melhor dessa seleção é que você pode embarcar sozinho(a) ou até acompanhado(a)!

Melhores lugares para viajar sozinho em 2022

A lista foi elaborada pela CNN. Através de critérios como o contato com a natureza, a equipe da rede de notícias escolheu as nações que podem proporcionar um momento de relaxamento e envolvimento com as belas paisagens naturais. Uma excelente pedida, principalmente depois de um período extenso de home office e atividades remotas.

Então, vamos juntos conferir os melhores destinos para embarcar em uma viagem em 2022!

1. Canadá

O Canadá é, sem dúvidas, o melhor destino para viajar sozinho em 2022, assim como era o mais indicado em 2021! É que lá é um destino bem especial, especialmente para quem gosta de atividades ao ar livre. 

O país conta com diversos biomas, desde tundra até cidades costeiras, passando por florestas tropicais e montanhas impressionantes. Além disso, os habitantes de lá são muito amigáveis e descontraídos, e há muito a explorar, seja obtendo uma experiência cultural nas cidades ou mergulhando na natureza. O país também é conhecido por ser muito receptivo com imigrantes e tem uma população bastante diversa. Isso quer dizer que sua viagem pode se transformar em mais do que apenas um curto período por lá! 

Nesse ano de 2022, o destaque vai para a Nova Escócia, província marítima do leste do Canadá. Lá, temos a Ilha do Cabo Bretão que é conectada ao continente por uma calçada de um quilômetro de extensão. Famosa por suas vistas panorâmicas e locais históricos, vale um passeio incrível!

2. Chile

Para desbravar a América do Sul, nada melhor do que começar pelo Chile! O país apareceu na lista da CNN por ser um “líder mundial em ecoturismo e um paraíso para os aventureiros ao ar livre”, ou seja: tudo de bom para quem curte uma atividade em meio à natureza! De deserto até o litoral, o clima também agrada a todos com sol e até neve!

Portanto, como nesse ano muita gente está de olho em explorar as possibilidades, o país chamou a atenção! Para os estudantes de idiomas, também é uma excelente chance de colocar o espanhol “pra jogo” e afiar a língua. 

destinos-para-viajar-sozinho Chile é uma ótima escolha para viajar em 2022 (Olga Stalska/Unsplash)

3. Peru

Mais um país que segue sendo um dos melhores para viajar em 2022! O Peru é um dos melhores destinos para viajar sozinho aqui na América do Sul, com diversas culturas e climas. Lá, você pode conhecer desde as trilhas incas até partes da Floresta Amazônica. 

A CNN destacou a cidade de Ollantaytambo. Muito bem preservada ao longo da rota para Machu Picchu no Vale Sagrado do Peru, é a chance de conhecer as ruínas incas na vila que recebeu menção honrosa  como uma das “Best Tourism Villages” das Nações Unidas. O prêmio reforça que por lá, o turista se encanta com paisagens, diversidade natural e cultural e seus valores e atividades locais”.

4. França

Se seu sonho sempre foi fazer uma “eurotrip”, em 2022 a França é o lugar ideal para começar! E na lista das tours francesas, não pode faltar Dijon, que é a capital da histórica região da Borgonha, no leste do país. Uma das principais áreas produtoras de vinho sempre foi um grande centro gastronômico.

Essa é uma cidade que mistura casas com estrutura de madeira, palácios do século XVIII e uma imponente catedral gótica! Além disso, uma boa escolha é um passeio pelas famosas vinícolas do local. Além de toda a beleza da região, toda a França merece uma atenção especial e com certeza merece seu lugar nessa lista.

5. Sri Lanka

Esta pequena ilha ao sul da Índia é outro dos principais destinos para viajar sozinho em 2022 na Ásia. O Sri Lanka é um país predominantemente budista, o que significa que os habitantes locais são amigáveis e aceitam todos os tipos de viajantes, independentemente da origem. A beleza natural do país não vai te decepcionar: lá, você encontra praias de areia branca e água cristalina, e uma região montanhosa cheia de trilhas para se aventurar. 

O que não pode faltar durante a viagem é uma “passadinha” por Colombo! A cidade foi de grande relevância na lista da CNN, como a maior do Sri Lanka. Segundo a listagem, o lugar ainda é pouco valorizado, mas conta com muitas belezas, como um pôr do sol incrível e a gastronomia de encher os olhos (e a boca) com curries e chás de Ceilão.

melhores-destinos-para-viajar-sozinho Sri Lanka encanta os turistas e é ótima escolha (Tomáš Malík/Pexels)

6. Finlândia

No ano passado, a Finlândia foi eleita pelo quarto ano consecutivo o país mais feliz do mundo! Por isso, o país com belas paisagens e uma excelente qualidade de vida não poderia ficar de fora da lista para viajar em 2022. E à beira do lago de Lahti, a cidade de mesmo nome merece uma visita!

Esse é um destino ecológico. Apesar de ser a oitava maior cidade da Finlândia, é repleta de belas florestas, parques e reservas com incríveis trilhas para caminhadas e mirantes. Também é a Capital Verde da Europa! Isso porque os governantes oferecem aos seus cidadãos passagens gratuitas e comida como recompensa por serem ecologicamente corretos. Também foi reconhecida, pela Unesco, como “a melhor água potável do mundo”.

7. Itália 

Além de saborear uma deliciosa pizza ou macarronada, há muito mais o que fazer pela Itália! Os destinos mais famosos, como Roma, Veneza, Florença e Milão, merecem a fama que têm e abrigam espaços lindos e históricos para encantar os corações. 

Agora, para quem está de olho no país em forma “de bota” não pode deixar de passar por Nápoles! A  pizza nasceu por lá e, segundo a CNN, o centro histórico está em polvorosa para receber os turistas. De acordo com a notícia, novos sítios arqueológicos devem ser inaugurados neste ano, por isso, vale conhecer mais profundamente a Neápolis grega e romana, como era conhecida na época. 

melhores-destinos-de-2022 A Itália não ficou de fora da lista de melhores destinos em 2022 (Ricardo Gomez Angel/Unsplash) 

Menções honrosas

Apesar de terem ficado de fora dessa lista de melhores destinos de 2022 da CNN, você não pode deixar de conhecer alguns países. É que, para você que está planejando sua viagem sozinho(a) e quer outras opções com um reforço nas nações mais seguras do mundo, essas são excelentes dicas para explorar. 

  • Islândia: A Islândia é um dos países mais seguros do mundo, ideal para você que quer relaxar ao viajar sozinho em 2022. Quem gosta de natureza vai estar muito bem servido na Islândia. Lá, você pode explorar praias de areia preta, fiordes épicos, vulcões ativos e até dormir sob as luzes da Aurora Boreal.
     
  • Inglaterra: O país é seguro, moderno, utiliza o inglês — uma língua bem “universal” —, e é fácil de se deslocar por lá. Se você preferir se aventurar fora de Londres, pode se aprofundar nas tradições do país passando por Cambridge e Bath, ou explorar a bela costa da Cornualha.
  • Nova Zelândia: A Nova Zelândia conta com algumas das paisagens naturais mais impressionantes do mundo, com suas montanhas cobertas de neve e seus lagos azul-turquesa. Lá, você pode visitar Hobbiton, no norte, e as geleiras, no sul. 

Intercâmbio com a UDI

E aí, para qual desses destinos você vai viajar em 2022? Quando pensamos em viagem internacional, dá aquele medo de ser muito caro, não é mesmo? Mas isso não é verdade. É possível viajar gastando pouco. E pra te ajudar a conquistar aquele intercâmbio sem pesar no bolso, confira aqui as nossas dicas para um intercâmbio bom e barato! 

*Texto escrito por Lucas Almeida (2021) e atualizado por Elaine Maciel (2022).