Viajar não é uma das coisas mais econômicas do mundo. Além do custo do transporte, você também gasta com hospedagem, alimentação e várias outras coisas menores. Porém, acredite ou não, existem algumas formas baratas de viajar! Com um pouco de flexibilidade e conhecimento, você pode economizar bastante. Infelizmente, nenhuma dessas opções vai te fazer viajar de graça, mas com certeza elas vão te ajudar a reduzir os custos. Confira!

Formas baratas de viajar pelo mundo

Viajar com os amigos

Não há ninguém melhor para compartilhar suas aventuras de viagem do que os seus melhores amigos. Que tal tirar aquele plano de viagem em grupo do papel?  Essa é uma das melhores maneiras de economizar dinheiro durante uma viagem porque você pode dividir todos os custos. Alimentação, acomodação, atividades, transporte – quanto mais gente, mais barato fica. Junte seus amigos e planeje!

amigos-formas-baratas-de-viajar

Dividir o valor das viagens com os amigos diminui bastante as despesas.

Couchsurfing

Quer passar suas férias viajando pelo litoral colombiano, mas não pode pagar um quarto de hotel com vista para o mar? Tente se hospedar pelo Couchsurfing. Nesse caso, os habitantes locais abrem suas portas para turistas que procuram um lugar GRATUITO para ficar. Eles também podem te contar tudo sobre os locais menos conhecidos da cidade: desde restaurantes mais econômicos até as praias mais tranquilas. Você vai ter acesso a uma riqueza de conhecimentos que não estão disponíveis em um hotel e vai economizar muito dinheiro. 

Tente encontrar um trabalho temporário quando estiver no exterior

Se você não quiser abrir mão de muita coisa quando for viajar, mas ainda assim não quer gastar muito lá fora, uma boa ideia é tentar conseguir um emprego temporário, como um Summer Job ou um estágio. A única dificuldade, nesse caso, é que alguns países exigem vistos especiais para trabalhar.

Procure destinos mais baratos

Só porque um destino é mais barato, não quer dizer que não valha a pena visitá-lo. Na verdade, eles podem ser até mais interessantes por estarem fora das rotas turísticas mais cheias. Países como a República Checa, Bósnia, Estônia, Sri Lanka e muitos outros são lugares seguros, únicos e acessíveis para viajar, mesmo se você estiver indo sozinho(a).

srilanka-formas-baratas-de-viajar

Templo budista no Sri Lanka.

Fique na casa de parentes que moram fora

Seu tio mora na Alemanha? Ou a prima da sua mãe mora no Japão? Se você tem um parente morando no exterior, essa é a desculpa perfeita para definir o seu destino de viagem. Isso significa acomodações e refeições gratuitas e informações exclusivas sobre o lugar vindas de pessoas confiáveis. Você vai poder visitar sua família e economizar dinheiro viajando. Quer coisa melhor que isso?

Viaje fora da alta temporada

Viajar para a Europa no meio do ano pode parecer um sonho, mas se estamos falando de formas baratas de viajar pelo mundo, é melhor evitar a alta temporada. Geralmente, isso significa ir para os países do hemisfério norte no inverno ou outono, ou seja, no final do ano. Mas isso não quer dizer que andar pelas ruas cobertas de neve em Praga ou Londres não seja uma experiência incrível! Faça sua pesquisa: encontrar períodos menos populares para ir ao seu destino de viagem é uma das maneiras mais fáceis de viajar economizando.

inverno-formas-baratas-de-viajar

No turismo para os países europeus, o inverno é a baixa temporada.

Se aventurar pelo mundo sempre pareceu um sonho impossível? Seguindo essas 6 dicas de formas baratas de viajar você vai ver que é possível transformar esse sonho em realidade! Se você precisa de ajuda para se preparar para conquistar sua oportunidade lá fora, clique aqui, faça seu teste de perfil e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada.

Quer acompanhar todos os conteúdos do nosso Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.