BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Intercâmbio na Inglaterra: o que saber antes de ir

Conhecer o Reino Unido é um sonho para muita gente. Afinal de contas, todo mundo sabe que a terra da rainha tem muitos lugares incríveis para visitar e uma cultura super interessante! Mas você já pensou em fazer um intercâmbio na Inglaterra? Neste texto nós vamos te contar todos os detalhes para aproveitar esse país maravilhoso da melhor forma possível e sem gastar tanto. Vamos nessa?

Por que fazer intercâmbio na Inglaterra?

Quem quer fazer intercâmbio, com certeza já pensou em várias possibilidades de destinos. Entre as mais queridas estão os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e o Reino Unido. Com tantas opções, por que você deveria escolher a Inglaterra ao invés de um país na América ou em outro lugar na Europa? Bom, nós separamos alguns atrativos que a terra da rainha pode te oferecer, como:

1 - Aprender inglês com quem criou a língua

Aprender um idioma é um dos motivos que levam as pessoas a fazerem intercâmbios. Quando viajamos para outro país, nós fazemos uma imersão na língua estrangeira e isso faz com que a gente aprenda o idioma muito mais rápido. Se a sua intenção é melhorar os seus conhecimentos de inglês, a Inglaterra é uma excelente opção.

Além de o Reino Unido ser o berço do inglês, também é de lá que vêm duas das mais importantes provas de proficiência no idioma: o IELTS e os exames de Cambridge. Ao conviver com as pessoas de lá e, quem sabe, fazer um curso preparatório, você aumenta a sua chance de se tornar fluente!

2 - Ter acesso a um ensino de qualidade

O Reino Unido é reconhecido internacionalmente por sua educação de qualidade. O país é uma referência tanto para o ensino em nível básico quanto para o nível superior. A educação obrigatória funciona de maneira um pouco diferente na Inglaterra, na Escócia, em Gales e na Irlanda do Norte, mas o sistema de ensino britânico, como um todo, se classificou entre os 10 melhores no Pisa, considerando a média de todas as notas.

Reino Unido ou Inglaterra? Entenda a diferença!

Já em nível universitário, o Reino Unido é o segundo país com mais universidades entre as melhores classificadas nos rankings, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A maioria das instituições de qualidade britânicas ficam na Inglaterra, com exceção da Universidade de Edimburgo, na Escócia. As melhores universidades do Reino Unido são:

10 melhores Universidades do Reino Unido segundo o QS World University Ranking 2022

Posição mundial

Nome da universidade

Localização

2

Universidade de Oxford

Oxford, Inglaterra

3

Universidade de Cambridge

Cambridge, Inglaterra

7

Imperial College London

Londres, Inglaterra

8

University College London (UCL)

Londres, Inglaterra

16

Universidade de Edimburgo

Edimburgo, Escócia

27

Universidade de Manchester

Manchester, Inglaterra

35

King’s College London

Londres, Inglaterra

49

Escola de Economia e Política de Londres

Londres, Inglaterra

61

Universidade de Warwick

Coventry, Inglaterra

62

Universidade de Bristol

Bristol, Inglaterra

Apesar de a QS colocar a Universidade de Oxford como a segunda melhor do planeta, outro ranking respeitável, o THE World University Ranking, acredita que a universidade inglesa é a melhor instituição de ensino superior do mundo. Porém, nessa classificação a Universidade de Cambridge ficou apenas em sexto lugar, fora do pódio das melhores universidades.

3 - Conhecer uma história fascinante

Além de ser cenário de histórias como Harry Potter e de muitas das peças de Shakespeare, a Inglaterra também tem uma história muito interessante. As pessoas são tão fascinadas pela história inglesa que ela já inspirou sagas inteiras, como é o caso de Game of Thrones. O enredo dos primeiros livros se baseou na Guerra das Rosas, disputada entre as famílias York e Lancaster, que viraram Stark e Lannister nos livros de George R. R. Martin.

TESTE: escolha uma casa de Game of Thrones e diremos onde morar na Europa

Muitos cenários dessas guerras ainda existem, como os castelos de York e Lancaster. Além disso, é possível explorar os domínios da realeza, sejam os históricos ou os atuais. Althorp, onde cresceu a princesa Diana, é aberto para visitação, assim como partes do castelo de Windsor, que dá nome à família real.

AlthorpCastelo de Althorp, onde cresceu a princesa Diana (foto: Daderot/Wikimedia Commons)

4 - Interagir com uma cultura encantadora

A Inglaterra é um lugar com cultura efervescente. Não é à toa que lá é o lar de grandes referências em todos os campos das artes, em especial na música e na literatura. Clássicos como Shakespeare, Jane Austen e Sir Arthur Conan Doyle vieram de lá, assim como os Beatles e o Queen.

A Inglaterra é um lugar que valoriza muito a cultura. Por lá é fácil encontrar festivais e galerias. Além disso, os museus ingleses estão entre os mais visitados da Europa e do mundo. O principal é o Museu Britânico, em Londres, que existe desde o século XVIII.

5 - Viver em um país de primeiro mundo

Além de uma cultura única e de uma história que chama a atenção, a Inglaterra, assim como todo o Reino Unido, é um país de primeiro mundo. Isso quer dizer que você vai ter fácil acesso a um transporte público de qualidade, além de um dos melhores sistemas de saúde do planeta. Uma das vantagens é que os brasileiros também podem usar o sistema de saúde britânico desde que façam uma solicitação e paguem uma pequena taxa.

Como fazer um intercâmbio na Inglaterra?

Antes de saber como fazer um intercâmbio é preciso saber qual tipo de intercâmbio você quer fazer. Existem mais de sessenta modalidades, porém, a primeira opção que passa na cabeça de muita gente quando se pensa em um intercâmbio na Inglaterra é fazer um curso de idiomas.

Embora estudar inglês no Reino Unido seja bastante vantajoso, existem outras opções interessantes de intercâmbio por lá. Você pode, por exemplo, estudar na Inglaterra durante o Ensino Médio ou fazer sua graduação, ou pós-graduação, em uma universidade britânica. Ainda dá para fazer um intercâmbio voluntário ou cursos curtos durante o verão.

Vale lembrar que o visto é obrigatório para todos os brasileiros que desejem passar mais de seis meses na terra da rainha. Além do visto e do passaporte, cada uma dessas alternativas vai exigir critérios diferentes de seleção e documentos específicos. Veja o que é preciso para conseguir cada uma dessas oportunidades:

Cursos de Idiomas

O intercâmbio de idiomas é um dos mais simples em termos de documentação, já que ele não requer nenhum tipo de exame de admissão. Além disso, você pode fazer um curso de idiomas sem um visto, se ele durar menos de seis meses.

Existem escolas de inglês espalhadas por toda a Inglaterra. O site da Cambridge English até oferece uma ferramenta que te ajuda a encontrar instituições que aplicam os testes da instituição e eles costumam também oferecer a prova do IELTS. 

via GIPHY

São diversos tipos de cursos que costumam durar apenas algumas semanas. Porém, eles têm a grande desvantagem de serem caros. Geralmente eles custam entre mil e duas mil libras, o que, em 2021, equivale a valores a partir de 7 mil reais.

Mas existem maneiras de fazer cursos gratuitos de inglês no Reino Unido. Como o país recebe muitos imigrantes, os Local Councils, ou seja, os governos locais, podem oferecer cursos gratuitos. É o que acontece na cidade de Westminster. Por lá, é possível encontrar cursos de inglês oferecidos de graça com duração de 34 aulas e 17 semanas.

Programas de verão

Uma boa maneira de fazer um intercâmbio com pouca burocracia é investir em um summer program, ou programa de verão. Com eles você passa algumas semanas, ou, no máximo, três meses, estudando ou fazendo um estágio curto no exterior. Eles geralmente não requerem vistos, já que são de curta duração e permitem que você melhore o seu currículo sem passar muito tempo fora de casa.

7 melhores cidades para encontrar um Summer Job na Inglaterra

Grandes universidades oferecem cursos de verão em várias áreas. Eles não costumam exigir provas de proficiência e às vezes nem mesmo existe um processo de seleção, apenas de matrícula. Esses cursos são pagos e giram em torno de 5 mil libras, mas todos os anos centenas de bolsas são oferecidas para alunos internacionais.

Intercâmbio voluntário

Trabalhos voluntários são boas opções para quem quer fazer um intercâmbio barato. A boa notícia é que eles estão disponíveis em quase todos os países. Para fazer intercâmbio voluntário na Inglaterra você vai precisar de um visto do tipo Tier 5, que cobre essa categoria de atividade.

Mas, neste caso, é muito importante escolher um trabalho de confiança. Nós sempre recomendamos o WorldPackers para quem está em busca desse tipo de intercâmbio. No Reino Unido é possível encontrar muitas opções de voluntários que envolvem o trabalho no campo.

Qual o tipo de intercâmbio ideal para você? 

Ensino Médio

O sistema de educação na Inglaterra é bastante diferente do nosso. Lá o ensino obrigatório termina aos 15 anos. Nos dois anos seguintes aos 16 e aos 17 os alunos podem fazer a preparação para as provas A-levels, usadas para ingresso nas universidades. Fazer esse curso preparatório, chamado Sixth Form, pode ser muito vantajoso, principalmente para quem quer fazer faculdade em grandes instituições como Oxford ou Cambridge.

Apesar de não serem obrigatórios existem cursos Sixth Form gratuitos oferecidos pelas escolas que também podem ser feitos por alunos estrangeiros. As escolas financiadas pelo Estado que oferecem cursos preparatórios gratuitos para os A-levels são chamadas de Academies. Porém, as escolas podem cobrar taxas pelas provas (em torno de cem libras) e também o material didático. 

Para fazer o Sixth Form no Reino Unido é preciso ter um visto de estudante e aplicar para o colégio onde você deseja estudar. A maioria dos colégios exige que os alunos tenham feito provas do GCSE, que são feitas por lá quando se conclui o ensino básico. O número de provas e notas mínimas variam de acordo com as escolas.

Faculdade e Pós-graduação

Fazer uma graduação ou pós-graduação no Reino Unido é bastante vantajoso, já que o país tem o segundo melhor sistema de ensino superior do mundo de acordo com o ranking organizado pelo instituto QS. Por isso mesmo, algumas das melhores universidades do planeta ficam na Inglaterra.

Para fazer faculdade no Reino Unido é preciso fazer uma aplicação usando o sistema integrado UCAS e seguir as exigências específicas das universidades, que podem incluir provas de acesso (vestibulares internacionais) e provas de habilidades, além de entrevistas. Já na pós-graduação não existe um sistema assim e cada instituição tem seus próprios critérios.

Qual o melhor lugar para fazer intercâmbio na Inglaterra?

A Inglaterra é o país favorito de quem quer fazer um intercâmbio para o Reino Unido e, de fato, é lá que ficam as melhores cidades para se visitar. Porém, é preciso manter a mente aberta para outras oportunidades dentro do Reino Unido, como a Escócia. Algumas das melhores opções para quem quer fazer intercâmbio no Reino Unido são:

Londres

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido, portanto, tem todas as facilidades que um grande centro pode oferecer. Uma dessas vantagens são os recursos para os estudantes. Um deles é a facilidade de acesso aos cursos de idiomas, boas escolas e excelentes universidades.

Esse é um dos motivos que fez com que a cidade fosse classificada como a melhor do mundo para estudantes pelo ranking QS Best Students Cities três vezes consecutivas (2022, 2019 e 2018). Apesar de não ter um custo de vida acessível, Londres vale a pena por ser um grande polo e por ser o lar de 18 das universidades classificadas pelo QS World University Ranking. As melhores são:

Universidade

Posição no ranking mundial QS

Imperial College London

7.ª

University College London (UCL)

8.ª

King’s College London

35.ª

Escola de Política e Ciência de Londres

49.ª

Universidade de Londres da Rainha Mary

117.ª

Além de ser um bom lugar para estudantes, Londres é uma metrópole com quase 9 milhões de habitantes. Fundada ainda nos tempos que os romanos dominavam a Inglaterra, a cidade se tornou um dos maiores centros financeiros do mundo e abriga as maiores companhias inglesas.

Londres é uma das melhores cidades para fazer intercâmbio na Inglaterra(foto: Rudy e Peter Skitterians/Pixabay)

Oxford

Oxford pode não estar na lista de melhores cidades estudantis da QS, mas é o lar de uma das melhores universidades do mundo e a melhor da Inglaterra: a Universidade de Oxford. Na verdade, a história da cidade se mistura à da instituição e, até hoje, a universidade é o coração do lugar.

Essa fusão é tão grande que não existe um campus separado da universidade e seus 40 prédios estão espalhados por toda a cidade. Os pontos turísticos desta pequena cidade de pouco mais de 130 mil habitantes incluem a Câmara Radcliffe e o Ashmolean Museum.

Câmara Radcliffe em Oxford - Inglaterra(foto: Alfonso Cerezo/Pixabay)

Cambridge

Assim como Oxford, Cambridge também é uma cidade que gira em torno de uma universidade, neste caso, da Universidade de Cambridge, a segunda melhor do Reino Unido. Além de abrigar a instituição, a cidade é a capital do condado de Cambridge.

A cidade, a 80 quilômetros ao norte de Londres, abriga cerca de 120 mil pessoas, sendo que mais de 20 mil destas são estudantes da universidade e outras 11.528 trabalham lá. Ou seja, a comunidade acadêmica corresponde a cerca de 20% da população local. Quem sabe você também se torna parte desta estatística?

Cidade de Cambridge(foto: Domínio Público)

Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia, portanto, não faz parte da Inglaterra, apenas do Reino Unido e da Grã Bretanha. A Universidade de Edimburgo, localizada na cidade, é a melhor universidade da região fora da Inglaterra e se classificou como a 16.ª melhor do mundo e a quinta melhor do Reino Unido.

Além da Universidade de Edimburgo, a cidade também abriga outras duas instituições de ensino superior entre as mil melhores: a Universidade Heriot-Watt (270.ª colocada mundial) e a Universidade Edinburgh Napier (entre as 801 e 1000 melhores do planeta). As boas universidades, a boa avaliação dos alunos e as oportunidades de emprego fazem com que Edimburgo seja considerada segunda a melhor cidade estudantil do Reino Unido e a 12.ª melhor da Terra.

Edimburgo é uma das melhores cidades para fazer intercâmbio no Reino Unido(foto: Jorge Franganillo/Wikimedia Commons)

Outros destinos interessantes

Periodicamente, o instituto Quacquarelli Symonds organiza uma lista com as melhores cidades universitárias do mundo. Além da qualidade das instituições locais, a opinião dos alunos e as oportunidades locais para os formados também são levadas em consideração. Esse pode ser um dos motivos pelos quais nem Oxford nem Cambridge figuram na lista. Ainda assim é bom ficar de olho nesses lugares. As cidades britânicas classificadas foram:

Melhores cidades para estudantes no Reino Unido segundo a QS

Cidade

Posição no ranking mundial

Londres (Inglaterra)

1.ª

Edimburgo (Escócia)

12.ª

Glasgow (Escócia)

28.ª

Manchester (Inglaterra)

30.ª

Coventry (Inglaterra)

42.ª

Newcastle Upon Tyne (Inglaterra)

43.ª

Birmingham (Inglaterra)

46.ª

Bristol (Inglaterra)

52.ª

Nottingham (Inglaterra)

53.ª

Sheffield (Inglaterra)

59.ª

Liverpool (Inglaterra)

61.ª

Aberdeen (Escócia)

67.ª

Brighton (Inglaterra)

88.ª

Leicester (Inglaterra)

91.ª

 

Quanto custa um Intercâmbio na Inglaterra?

Os custos de um intercâmbio variam muito conforme o tipo de viagem que você decidir fazer. Um voluntariado, por exemplo, costuma cobrir sua acomodação e alimentação, então você só teria que se preocupar com os gastos com a passagem. Já cursos podem envolver taxas, a menos que você consiga uma bolsa ou um curso gratuito.

Caso você deseje estudar em uma universidade da Inglaterra provavelmente terá que pagar por provas de ingresso e de proficiência no idioma. Por outro lado, é possível conseguir auxílios que cobram praticamente todos os seus custos por lá.

Quanto custa fazer faculdade no exterior?

Um gasto que todos os intercambistas têm é o custo do passaporte, que custa, no mínimo, R$ 257,25. Além do documento é preciso buscar por passagens aéreas. Se você precisa economizar, o ideal é buscar as passagens com antecedência. Ir com um grupo de amigos também pode reduzir o valor na hora da compra e também da acomodação se você for dividir.

Dividir acomodações em Londres pode ser uma maneira de economizar no intercâmbio na InglaterraDividir acomodações em Londres pode ser uma maneira de economizar. (Foto: Pixabay)

A passagem de ida e volta na rota São Paulo - Londres sai por volta de 3 mil reais. Também é preciso levar em consideração os custos de vida (alimentação, moradia e entretenimento). Esses valores mudam de cidade para cidade. Londres, por exemplo, é uma das cidades mais caras do mundo, e o custo de vida por lá é bastante elevado, chegando a 6 mil reais mensais sem aluguel, segundo calculadoras como a Numbeo e a Expatistan.

O aluguel de um quarto no Airbnb durante um mês não fica por menos de 2.500 reais. Se você pretende ficar menos tempo, é possível encontrar acomodações com um valor de 100 reais por noite, o que significa cerca de 1500 reais para passar duas semanas. Ou seja, os gastos de um intercâmbio de um mês para a Inglaterra contando com acomodação, custo de vida, e passagem sai por pelo menos 12 mil reais.

Como conseguir bolsa na Inglaterra?

O Reino Unido é um lugar caro, por isso, fazer um intercâmbio para a Inglaterra pode não ser acessível para muitos brasileiros sem algum auxílio. Por sorte existem várias opções de bolsas tanto para cursos de verão em universidades, quanto para programas de graduação e pós-graduação e mesmo Ensino Médio em escolas particulares.

Para conseguir uma bolsa de estudo para estudar na Inglaterra é importante ficar de olho no site das instituições onde você deseja estudar. O instituto governamental British Council também disponibiliza oportunidades de bolsa de todos os tipos na terra da Rainha. Nem sempre essas opções cortam todos os gastos que você terá durante sua estadia na Inglaterra, mas elas podem oferecer bons descontos nos cursos. 

Porém, existem algumas opções de bolsas completas oferecidas tanto para cursos de graduação quanto para mestrados e doutorados na Inglaterra. As ofertas de bolsas full-ride para os cursos de pós-graduação são mais frequentes. Alguns exemplos de boas opções são as seguintes:

Melhores bolsas integrais no Reino Unido

Nome da bolsa

Modalidade

British Chevening Scholarships

Pós-graduação

Clarendon Fund Scholarships na Universidade de Oxford

Pós-graduação

Gates Cambridge Scholarship

Pós-graduação

Rhodes da Universidade de Oxford

Pós-graduação

Warwick Chancellor’s International Scholarships

Pós-graduação

Westminster Full International Scholarships

Graduação

Já para o caso de cursos de verão e até de idiomas é possível buscar opções em plataformas privadas como é o caso da Becas Santander. Por lá existem opções de auxílios para faculdades do mundo todo, incluindo na Inglaterra.

Estude na Inglaterra com a ajuda da UDI

Fala a verdade, depois de ler tudo isso dá até vontade de já arrumar as malas para fazer o seu intercâmbio na Inglaterra, né? Mas, o primeiro passo para ir para o exterior é se preparar. Só assim você garante as melhores oportunidades internacionais!

E nada melhor do que se preparar com a ajuda de quem já viveu essa experiência. Para isso, você pode contar com a ajuda da mentoria especializada da Universidade no Intercâmbio! Nossos mentores já estudaram nas melhores universidades do mundo e te ajudam a conseguir viver esse sonho também! Faça seu teste de perfil clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

06 Ago 2021

Postagens recentes