Se você tem planos de viajar sozinho na Austrália, fez uma ótima escolha: o país está cheio de pessoas amigáveis e é um lugar relativamente seguro para viajar sem companhia. Esse tipo de viagem por lá é recomendado para quem quer ter um gap year, dar uma pausa na carreira, ou para qualquer pessoa que queira se divertir enquanto aproveita o sol australiano!

Para deixar sua aventura ainda melhor, trouxemos aqui algumas dicas para quando você for viajar sozinho na Austrália. Vamos lá?

Dicas para viajar sozinho na Austrália:

1. Se planeje (pelo menos um pouco)

Muitas pessoas não têm ideia de quão grande a Austrália realmente é e subestimam quanto tempo vão demorar para ver tudo o que querem ver. Se você for viajar de ônibus ou trem, por exemplo, pode passar um dia inteiro indo de um lugar para o outro. Isso não significa que você tenha que planejar cada dia com precisão, mas é uma boa ideia ter um cronograma geral.

2. Reserve as coisas com a maior antecedência possível

Se você for viajar sozinho na Austrália durante a alta temporada (nos meses de verão, de dezembro a fevereiro), é uma boa ideia reservar a hospedagem e os passeios com a maior antecedência possível. A última coisa que você vai querer é ter que deixar uma atividade de lado só porque esperou muito, não é?

3. Aproveite os brindes

Há uma tonelada de brindes disponíveis que você pode aproveitar quando for viajar sozinho na Austrália. Por exemplo, você pode ganhar um cartão de desconto válido em diferentes restaurantes, museus e uma tonelada de atrações turísticas diferentes. Grandes cidades como Melbourne e Sydney também oferecem passeios a pé gratuitos e seu hostel pode até oferecer café da manhã gratuito. Cada centavo conta!

3-viajar-sozinho-na-australia
Sidney (Rijan Hamidovic/Pexels)

4. Agende passeios em grupo

Obviamente, uma das melhores maneiras de conhecer pessoas durante sua viagem sozinho(a) é agendar excursões em grupo. Não se preocupe, a maioria das pessoas que vão a esse tipo de passeio também são viajantes como você, então estão todos no mesmo barco. Você vai estar com viajantes que pensam da mesma forma que você e pode até encontrar algumas pessoas que estão fazendo a mesma rota, e podem te acompanhar!

5. Aproveite os eventos do hostel

Alguns eventos promovidos pelos hostels, como noites de jogos, jantares em grupo, passeios pela cidade (e praticamente qualquer tipo de reunião social), são literalmente voltados para quem vai viajar sozinho na Austrália. A maioria dos hostels tem eventos diários acontecendo, portanto, aproveite isso para conhecer as pessoas com quem você estará hospedado(a).

6. Utilize o transporte público

O transporte público é a maneira mais fácil e barata de se locomover pelas cidades australianas, com a maioria delas oferecendo um cartão recarregável ou simplesmente uma passagem única. Muitos lugares também oferecem serviços de transporte gratuito no centro da cidade, então economize seu dinheiro com o Uber e pegue um ônibus!

1-viajar-sozinho-na-australia
Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Ondrej Machart/Unsplash)

7. Prefira ônibus ao invés de avião

Se você estiver viajando pela costa leste da Austrália, de Sydney a Cairns, por exemplo, existem empresas de ônibus que oferecem ótimas ofertas em rotas turísticas (hop-on-hop-off), o que quer dizer que você paga uma taxa fixa e entra e sai quando quiser. Você também pode encontrar viajantes com interesses semelhantes aos seus nessas longas viagens de ônibus, e fazer amizade!

8. Esteja aberto(a) para conhecer pessoas

Viajar sozinho pode ser assustador, especialmente quando se trata de conhecer novas pessoas e iniciar uma conversa com um completo estranho. O que você não imagina é que a maioria das pessoas que estão viajando pensam exatamente a mesma coisa e têm as mesmas inseguranças que você. Então, elas provavelmente vão ficar aliviadas por você dar o primeiro passo. E, honestamente, depois de fazer isso uma ou duas vezes, se apresentar às pessoas com as quais você se depara vai se tornar cada vez mais natural.

9. Aprecie sua própria companhia

Embora haja momentos ao longo das suas viagens em que você possa se sentir solitário(a) e com saudades de casa, também é o momento em que você tem total liberdade para fazer o que quiser, quando quiser, sem ter que seguir os planos de outra pessoa. 

Se quiser ficar em um lugar por mais tempo, você pode. Se quiser ir embora, você também pode. Você não tem que fazer nada que não queira fazer, enquanto viajar com outra pessoa exige muito compromisso. Estar confortável sozinho(a) é importante, e fazer uma viagem solo pode te ajudar nisso.

4-viajar-sozinho-na-australia
Hunter Valley Gardens, na costa leste australiana (Photoholgic/Unsplash)

Universidade do Intercâmbio

Que tal viajar sozinho na Austrália enquanto você estuda por lá? Para conquistar sua oportunidade de intercâmbio no país você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.