Você sabe o que é mestrado integrado? Aqui no Brasil esse tipo de curso não é tão comum. Mas na Europa, é bem frequente que as principais universidades ofereçam a modalidade. Ficou confuso? Então calma porque vamos explicar aqui o conceito disso. E mais: vamos aproveitar para te mostrar algumas bolsas dessa modalidade em 3 países do Velho Continente

O que é mestrado integrado?

O mestrado integrado é uma forma de ensino que foca na melhoria da atuação de um profissional na área que ele escolheu se formar. Dessa maneira, o aluno já cursa a graduação junto com o mestrado. Em média, a duração desse tipo de curso é de 6 anos. 

Essa prática educacional é bem difundida na Europa, principalmente para que os profissionais cheguem ao mercado de trabalho com um diferencial a ser aplicado nas empresas. Além disso, quem quiser continuar na área acadêmica, também já está mais próximo de um doutorado, por exemplo.

Agora que você já conhece o conceito de mestrado integrado, dá uma olhada nessas 3 bolsas incríveis que separamos para vocês:

Bologna University Study Grants for International Students (Itália)

Vista aérea da Universidade de Bolonha

Vista aérea da Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha, na Itália, oferece bolsas de estudos para intercambistas que desejam se matricular para os programas de ensino da instituição. Esse programas são divididos entre:

  • Primeiro Ciclo (bacharelado);
  • Segundo Ciclo (mestrado) ou
  • Ciclo Único (mestrado integrado).

O valor da bolsa é de cerca de 11 mil euros para 1 ano letivo e qualquer estudante internacional pode se aplicar. A única exigência é que o estudante consiga provar que estudou em uma instituição de ensino de fora da Itália pelo menos nos dois anos anteriores. Simples, não é?

Sheffield Hallam University Transform Together Scholarships (Reino Unido)

Prédio da Sheffield Hallam University

Prédio da Sheffield Hallam University

As bolsas Transform Together da Sheffield Hallam University também são abertas para qualquer estudante internacional. Para concorrer é preciso se candidatar a estudar em qualquer curso de pós-graduação ou graduação ministrado em tempo integral na instituição. 

O auxílio cobre 50% das mensalidades nos cursos de pós-graduação e 50% de cada ano dos cursos de graduação. Mas caso a pós-graduação dure mais de dois anos, a bolsa cobre apenas as mensalidades do primeiro ano.

Lund University Global Scholarship Programme (Suécia)

Já pensou você estudando nesse campus incrível da Lund University?

Já pensou você estudando nesse campus incrível da Lund University?

O Lund University Global Scholarship Programme é voltado para estudantes acadêmicos que são cidadãos de países de fora da União Europeia (e também da Suíça) e que desejam estudar na Lund University. As bolsas de estudos variam de 25% a 100% do valor das mensalidades. 

Apesar disso, é importante ter em mente que as bolsas são exclusivamente para as mensalidades. Ou seja, não incluem despesas com hospedagem, alimentação e passagens aéreas, por exemplo. O Conselho de Migração da Suécia, inclusive, pede uma comprovação de que o candidato tenha condições de arcar com esses custos.  

Se interessou em fazer um curso de mestrado continuado na Europa? Então o ideal é começar a se preparar o mais rápido possível para conseguir uma bolsa. Mas não se preocupe porque a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.