Com tantos países no mundo, é claro que, quando vamos escolher onde morar, podemos ficar um pouco perdidos. Porém, existem alguns pontos importantes que você pode observar e listar para decidir bem onde estudar no intercâmbio. Listamos 7 deles aqui. Confira!

7 fatores para levar em conta na hora de decidir onde estudar no intercâmbio

Networking

As amizades que você fizer no intercâmbio vão permanecer com você para o resto da vida. Além disso, elas também vão moldar o seu futuro. Isso porque ter uma rede de amizade internacional pode abrir muitas portas (e garantir um lugar para ficar na sua próxima viagem!). Por isso, leve em conta a porcentagem de estudantes internacionais no destino do intercâmbio para que você possa diversificar os seus contatos.

amizade-onde-estudar-no-intercâmbio

Uma boa rede de contatos pode ser a chave para conseguir boas oportunidades no futuro

Corpo docente

Além de observar a diversidade dos estudantes, pesquise também sobre a dos professores. É importante que você tenha contato com pontos de vista diferentes quando estiver aprendendo, pois apenas assim vai poder escolher com propriedade qual vertente e área seguir na sua carreira.

Ambiente escolar

Você deve levar em conta também o ambiente escolar da sua faculdade no exterior. São salas de aula muito grandes? Muito pequenas? Os professores são próximos dos alunos? Tudo isso faz muita diferença no resultado final da sua graduação, uma vez que reflete na qualidade do seu aprendizado.

turmas-onde-estudar-no-intercâmbio

Turmas menores proporcionam uma relação mais próxima com os colegas e os professores

Plano de carreira

Isso é muito importante porque algumas universidades têm mais a oferecer para a sua carreira do que outras. Se você quiser ser professor(a) ou seguir a carreira acadêmica, por exemplo, uma universidade que é mais focada em pesquisa vai ser muito mais interessante do que uma mais técnica.

Vida no campus

Algumas universidades no exterior têm campi pequenos, geralmente residenciais. Isso significa que a vida estudantil é menos anônima e muito mais próxima do que em instituições maiores, onde os estudantes geralmente moram em casa e visitam o campus apenas para palestras ou para estudar. Portanto, se você quer uma vida estudantil mais ativa, geralmente o menor é o melhor. No lado negativo, no entanto, instituições menores podem ter menos recursos, como instalações esportivas ou grandes bibliotecas. Sendo assim, você deve pensar no que é importante para você em termos de experiência no campus.

biblio-onde-estudar-no-intercâmbio

A estrutura da universidade faz toda a diferença

Ambiente cultural

Onde quer que você estude, você obviamente vai descobrir o mundo e a sociedade além do campus. Dessa forma,terá a oportunidade de conhecer e até mesmo imergir nessa cultura. Portanto, é importante que você faça uma pesquisa antes e veja se tem afinidade com o modo como as pessoas levam a vida por lá. Seja qual for a sua motivação, o país vai ser a sua casa por no mínimo alguns anos, então você deve garantir que será feliz vivendo nesse lugar. 

Opinião de ex-estudantes

Se você não puder visitar a universidade antes do início das aulas, uma boa forma de conhecer como é o ambiente por lá é conversar com ex-estudantes da instituição. Ninguém pode te contar mais sobre a universidade, a cultura, os professores, a grade currícular e até a qualidade da comida da cafeteria do que os alunos. Algumas universidades, inclusive, promovem esse contato. Basta fazer uma pesquisa rápida!

Seguindo essa estratégia, vai ficar bem mais fácil de decidir onde estudar no intercâmbio sem se arrepender depois. Se você quiser um direcionamento mais aprofundado sobre isso, faça agora mesmo o seu teste de perfil e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.