Natal longe de casa: 7 formas de lidar com isso

Por mais que o fim de ano seja uma das épocas mais alegres, passar o Natal longe de casa durante um intercâmbio não é uma tarefa muito fácil. Não participar da ceia de Natal e da troca de presentes pode acabar deixando esse período recheado de saudade e solidão. A boa notícia, no entanto, é que existem algumas alternativas para que você lide bem com a distância da família no Natal. Saiba quais são elas agora!

Como lidar com o Natal longe de casa?

Participe da ceia de Natal por chamada de vídeo

Independente dos seus planos para o dia de Natal, planeje uma chamada de vídeo com a sua família. Hoje em dia, com a internet, as distâncias ficaram bem mais curtas. Por mais que não seja o mesmo que estar na ceia presencialmente, ligar sua webcam e comer enquanto conversa com seus parentes é o mais próximo disso que você pode chegar. Só porque você não pôde estar em casa nessa época não significa que você deve se desligar completamente da sua família!

chamada-natal-longe-de-casa Passar o natal longe de casa não é sinônimo de solidão: uma chamada de vídeo pode ser a solução

Envie presentes para a sua família pelo correio

É claro que isso exige um pouco de planejamento, mas vale bastante a pena (caso você tenha um pouco de dinheiro sobrando). Você pode tanto enviar presentes para a sua família pelos correios quanto fazer compras online e pedir para serem entregues no endereço aqui do Brasil. Essa é uma ótima forma de demonstrar que você está pensando neles, mesmo que não esteja fisicamente próximo(a).

Procure um trabalho voluntário

A maioria das instituições de caridade e abrigos recruta voluntários para trabalhar em turnos durante o período de Natal. No hemisfério norte, em especial, esses abrigos ficam mais cheios por conta do frio e precisam de ainda mais ajuda. Você pode se voluntariar para preparar e distribuir uma refeição especial ou simplesmente oferecer uma boa companhia. Nada melhor para manter o espírito natalino do que ajudar o próximo!

Explore uma nova cidade

Se você quer evitar se sentir sozinho(a) durante o período do Natal, uma ótima ideia é se aventurar e viajar pelo país que você estiver fazendo intercâmbio. Dessa forma, além de conhecer novas cidades e novas pessoas, você irá manter sua cabeça ocupada e distante dos pensamentos tristes e saudosos.

neve-natal-longe-de-casa Na Europa e na América do Norte, a época do Natal é perfeita para apreciar as paisagens cheias de neve

Se aproxime de pessoas que estão na mesma situação que você

É muito provável que você não seja o(a) único(a) intercambista que irá passar o Natal sozinho(a). Sendo assim, uma ótima ideia para essa data é reunir todos os outros estudantes que não puderem passar essa data com a família e fazer sua própria celebração! Por mais que você não conheça muito bem essas outras pessoas, é uma chance de fazer novos amigos.

Vá à ceia de Natal na casa de um(a) amigo(a)

É normal se sentir envergonhado(a) com a ideia de passar o Natal com a família de outra pessoa, ainda mais se você é um pouco introvertido(a). Você pode até achar que é melhor ficar sozinho(a) em casa. Mas não é bem assim! Lembre-se de que seu amigo não te convidaria se ele não quisesse que você fizesse parte da celebração. Além disso, essa também é uma boa oportunidade para conhecer tradições festivas de outro país (e compartilhar as suas com os seus anfitriões).

tradições-natal-longe-de-casa Na Noruega, por exemplo, uma tradição inusitada é a de esconder as vassouras de casa na noite de Natal

Mas, se você preferir, pode ficar sozinho(a) em casa

As alternativas acima só funcionam se você sentir que elas podem realmente te deixar feliz nessa data. Caso contrário, não há problema nenhum em ficar sozinho(a) em casa, colocar seu filme favorito e pedir o delivery de uma boa comida. Seja honesto(a) sobre o que realmente vai funcionar pra você!

Qual dessas dicas para lidar com o Natal longe de casa parecem mais com o seu perfil? Não importante qual seja a resposta, o importante, no fim das contas, é você se sentir bem nessa data e aproveitar ao máximo o seu intercâmbio. Caso você ainda esteja em busca da sua oportunidade lá fora, faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui, e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada!

Quer acompanhar todos os conteúdos aqui do Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

15 Dez 2019