O Schwarzman Scholars é o principal programa de bolsas de mestrado da Universidade Tsinghua, a melhor da China. E mesmo tendo sido criado apenas em 2016, já é um dos mais tradicionais (e também disputados!) do mundo. Projetado para preparar jovens líderes para aprofundarem os seus conhecimentos sobre as relações da China com o restante do mundo, esse é também o primeiro programa de bolsas criado pensando em atender à paisagem geopolítica do século XXI.  

A ideia geral do programa é financiar a experiência de jovens estudantes com perfil de liderança e excelentes resultados acadêmicos durante um mestrado de 1 ano. Os participantes (que vêm de diversas partes do mundo) passam por uma imersão dentro de uma comunidade internacional formada por líderes das mais diversas áreas, como Política e Negócios.

Todos os anos são escolhidos até 200 estudantes e, além da capacidade de liderança, outras características fundamentais desejadas pelos avaliadores nos candidatos são:

  • Espírito empreendedor
  • Capacidade de se antecipar e agir sobre tendências e oportunidades emergentes
  • Caráter exemplar e desejo de compreender outras culturas, perspectivas e posições.

Como os próprios organizadores do programa dizem, o Schwarzman Scholars é um programa desenvolvido para aqueles que estão prontos para deixar sua marca no mundo.

Todos os anos, cerca de 40% dos participantes são dos Estados Unidos; 20% são da China e os demais 40% são provenientes de diversas outras partes do mundo (o Brasil se inclui nesse grupo).

Schwarzman-Scholars-CollegeSchwarzman-Scholars-College
Schwarzma College: residência dos bolsistas do programa (Foto: Perfect Proposal/Wikipedia)

Quais são os pré-requisitos para participar do Schwarzman Scholars?

A condição inicial básica para se candidatar ao Schwarzman é ter graduação em uma faculdade ou universidade credenciada. No caso dos candidatos que ainda estiverem concluindo a graduação no momento da inscrição, é necessário concluir todos os créditos do curso em questão antes do dia 1º de agosto do ano de início do programa na China.

Quanto aos cursos elegíveis, não há uma limitação vigente. O que significa que candidatos de todas as áreas são bem-vindos. A grande questão é tentar convencer os avaliadores como a participação no programa irá te ajudar a desenvolver o seu potencial de liderança dentro da sua área. Dito isso, vale lembrar que desde sua primeira edição a maior parte dos candidatos inscritos eram das seguintes áreas: Economia, Política, Negócios, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e Ciências Humanas.

Também é obrigatório ter entre 18 e 29 anos no momento da aplicação e proficiência em inglês, que é o idioma oficial do programa. Os teste aceitos são o TOEFL (iBT, PBT e iBT Special Home Edition) e o IELTS acadêmico.

Como funciona o processo de aplicação do Schwarzman Scholars?

Os candidatos participam de um processo de seleção rigoroso e bastante completo, desenvolvido justamente para identificar os líderes mais promissores entre todos os interessados.

Esse processo inclui uma inscrição e avaliação online, além de uma entrevista virtual individual. Geralmente essas entrevistas são presenciais mas nesse ano, excepcionalmente por conta da epidemia, o processo será conduzido virtualmente. Aliás, essa não foi a única mudança feita devido à atual situação mundial. Clique aqui para entender mais sobre isso.

O período de inscrições para a edição 2021-2022 do Schwarzman Scholars já começou em abril e vai até o dia 22 de setembro.

A organização disponibiliza um e-mail de contato para que os candidatos tirem dúvida referentes ao processo seletivo: admissions@schwarzmanscholars.org.

Para a aplicação online são solicitados documentos como currículo de duas páginas com informações acadêmicas e profissionais; diplomas e histórico de notas; três cartas de recomendação e dois essays. Os candidatos também podem gravar um vídeo de apresentação (não obrigatório). Clique aqui para conferir todas as instruções para o processo de inscrição e aqui para ter acesso a um modelo do formulário de aplicação.

Schwarzman-Scholars-Interior
(Foto: @SchwarzmanOrg/Twitter)

Os essays e as cartas de recomendação exercerão um papel fundamental na avaliação, visto que serão as peças-chave para avaliar o nível da capacidade de liderança dos candidatos.

Em um dos essays, por exemplo, os candidatos devem descrever seus interesses e objetivos profissionais e como eles se relacionam com alguns assuntos atuais ou questões de negócios globais importantes. Ou seja, será preciso estabelecer uma conexão entre os seus trabalhos e interesses com o mundo ao seu redor.

Já as três cartas de recomendação devem captar, mesmo que nas entrelinhas, as habilidades intelectuais e de liderança dos candidatos. Por isso a organização exige uma carta acadêmica de um professor; uma carta que aborde as suas capacidades de liderança através de exemplos (pode ser escrita por um empregador, supervisor ou mentor, por exemplo); e uma carta que fale sobre a liderança e potencial demonstrados na prática pelo candidato. Essa última carta deve ser escrita por alguém que possa oferecer informações que reflitam sobre o perfil atual do candidato e pode ser tanto acadêmica quanto profissional, ou ainda uma combinação dos dois.

E em quê consiste a bolsa?

O Schwarzman Scholars é um dos programas de bolsas acadêmica mais completos do mundo e inclui basicamente todas as despesas da experiência. Os candidatos selecionados não irão pagar nenhuma taxa referente ao mestrado e, além disso, também receberão alimentação, passagens aéreas de ida e volta do país de destino para a China; seguro saúde; auxílio para compra de materiais que serão utilizados no mestrado; auxílio viagem para deslocamento interno na China por motivos de estudos e um bolsa mensal de 4 mil dólares (!) para despesas pessoais.

Universidade do Intercâmbio

Ficou interessado(a) no Schwarzman Scholars e acha que se encaixa nos pré-requisitos para tentar uma vaga na turma de 2021-2022? Então não perca tempo e comece já a preparar a sua aplicação. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.