Nós já falamos aqui que muitas pessoas estão procurando e preferindo estágios remotos por conta da pandemia do novo coronavírus e de todas as medidas de isolamento social e proibições de viagens. Mas será que também é possível fazer trabalho voluntário online? A boa notícia é que SIM, é possível E, inclusive, há algumas vantagens nisso. Confira mais sobre o assunto nesse texto!

É possível fazer trabalho voluntário online?

Como adiantamos acima, é, sim, possível fazer trabalho voluntário online, ou seja, de forma remota. Nesse caso, o voluntariado tem quase as mesmas tarefas das atividades desenvolvidas no próprio local, mas são adaptadas para o ambiente virtual.

Tudo o que você vai precisar é de um dispositivo com acesso à internet, uma tarefa, um objetivo, tempo disponível e, é claro, a crença e o desejo de promover uma mudança no mundo. Ou seja, você pode se envolver em ações significativas sem precisar levantar da cama!

3-trabalho-voluntario-online
Andrea Piacquadio/Pexels

Motivos para fazer um trabalho voluntário online

1. É mais seguro

Viajar envolve alguns riscos, ainda mais se tratando de regiões em situação de vulnerabilidade social, nas quais a maior parte dos trabalhos voluntários é feita. Sendo assim, fazer um trabalho voluntário online vai te proporcionar muito mais segurança sem que você deixe de se envolver em atividades significativas para o bem do mundo. 

2. Vai dar um up no seu currículo

O trabalho voluntário online vai te proporcionar vivências e experiências incríveis, que vão trazer mudanças não apenas para aprimorar seu currículo, mas também para transformar sua vida como um todo.

A experiência que você vai adquirir vai dizer muito mais sobre seu caráter para os empregadores (e nos processos seletivos das universidades) do que você pode imaginar! Ela vai mostrar que você se preocupa com os problemas do mundo, tem força de vontade e que não se deixou abalar pelos tempos difíceis que estamos vivendo.

Além disso, é sua chance de aproveitar a quarentena para desenvolver novas habilidades e também uma nova visão de mundo. Você ainda pode conhecer novas pessoas (mesmo que virtualmente) e começar a desenvolver seu networking.

3. É mais barato e mais flexível

Quando falamos de voluntariados presenciais, nem sempre estamos falando de oportunidades baratas ou gratuitas. Em muitos casos, você precisa arcar com os custos das passagens aéreas ou da sua acomodação, por exemplo.

Nos trabalhos voluntários online, porém, não há esse problema, uma vez que você vai desempenhar todas as atividades de casa. Além disso, você ainda vai ter mais flexibilidade para desenvolver suas tarefas, uma vez que, em muitos casos, não há a pressão de cumprir as horas estipuladas de trabalho.

4-trabalho-voluntario-online
Retha Ferguson/Pexels

4. É um ótimo exemplo

Ao tomar essa iniciativa e informar a amigos, colegas ou familiares que essas oportunidades e atividades ainda estão em funcionamento e que foram adaptadas para o ambiente virtual, as pessoas vão saber que, mesmo em tempos de distanciamento social, ainda é completamente possível ajudar comunidades próximas ou distantes.

E, por mais banal que seja, é preciso ser a mudança que você deseja ver no mundo (afinal, todo clichê tem seu fundo de verdade). É importante lembrar que temos que promover ativamente a mudança – não podemos esperar que uma entidade faça isso sozinha.

Exemplos de trabalho voluntário online

Professor(a) voluntário

Você tem algum conhecimento que acha que pode compartilhar com pessoas que têm pouco acesso à informação? Nesse caso, você pode fazer trabalho voluntário online como professor(a) em iniciativas que buscam levar ensino a crianças, jovens e adultos!

Você pode, por exemplo, ensinar inglês a populações carentes de países de língua portuguesa ou então conteúdos mais diversos para comunidades de outros países, caso tenha domínio em algum outro idioma!

1-trabalho-voluntario-online
August de Richelieu/Pexels

Desenvolvimento de comunidades

Você pode ajudar, de casa, no desenvolvimento de comunidades em regiões de vulnerabilidade social. Nesse caso, há diversas áreas em que você pode atuar, seja levando energia e água ou ajudando na promoção da saúde e na preservação do meio ambiente. Um trabalho desses vai fazer com que você sinta que teve um papel vital no desenvolvimento e na manutenção de comunidades carentes.

Desenvolvimento sustentável

Você pode ser um(a) colaborador(a) vital para o desenvolvimento sustentável em países que ainda estão explorando as oportunidades de sustentabilidade.

O desenvolvimento sustentável é o ato de atingir os requisitos de desenvolvimento humano sem deixar de se concentrar em manter a funcionalidade e a integridade dos sistemas naturais. Essa é outra área que você pode ajudar de diversas maneiras diferentes!

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe que é possível fazer trabalho voluntário online e as vantagens dele, já pode começar a se preparar para conquistar sua oportunidade nessa área ou em qualquer outra que tiver interesse. Para isso, você pode contar com todo o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos