Seu sonho é estudar nos Estados Unidos? Para ter um processo de aplicação bem-sucedido e sem estresse, você deve começar bem cedo a se preparar para estudar nos EUA. A preparação é exatamente o que vai te diferenciar de todos os outros candidatos!

Além disso, se você iniciar seus esforços logo, questões demoradas como planejamento financeiro, atualização do seu currículo e solicitação de bolsas de estudo não vão parecer tão assustadoras. Continue com a gente para descobrir outros benefícios de começar cedo a se preparar:

Por que começar logo a se preparar para estudar nos EUA?

1. Porque você precisa de tempo para pesquisar as melhores faculdades dos EUA para você

Os Estados Unidos têm um dos melhores sistemas universitários do mundo e abrigam mais de 4.000 faculdades e universidades. Com tantas alternativas, você precisa estar confiante com a faculdade que escolher. Nesse caso, é recomendável que você procure, selecione, aprenda mais sobre e se inscreva nas universidade que se adaptam melhor ao seu perfil e também aos seus planos.

Porém, esse trabalho de seleção pode se complicar se você adiar isso por muito tempo. É aí que entra a importância de começar logo a se preparar para estudar nos EUA. Por mais que a reputação da instituição seja importante ao selecionar uma universidade, ainda há outros aspectos que você também deve levar em consideração.

Por exemplo, você pode querer verificar a diversidade dos cursos oferecidos, as disciplinas que você vai poder cursar, o estilo de ensino dos professores, as instalações do campus e a cultura e ambiente locais. Estas coisas levam tempo e tenho certeza de que você quer fazer a melhor escolha!

3-preparar-para-estudar-nos-eua
(Nathana Rebouças/Unsplash)

2. Porque você quer demonstrar sua paixão pela área que escolheu cursar 

Tudo o que mencionamos até agora pode parecer apenas detalhes técnicos, mas é importante lembrar que as universidades vão querer ver mais do que apenas suas notas. Elas estão procurando jovens ambiciosos e apaixonados, que estão dispostos a dar o melhor de si para se tornarem especialistas na área em que estão interessados.

Você pode estar se perguntando como, então, pode provar isso. Bem, aqui é onde começar logo a se preparar para estudar nos EUA faz ainda mais sentido. Os comitês de admissão adoram ver estudantes envolvidos em clubes e atividades que tenham relação com seus interesses

Sendo assim, não hesite em se associar a grêmios estudantis, clubes ou outras instituições para ter contato com oportunidades relacionadas aos seus interesses. Você não só vai ganhar experiência e desenvolver habilidades valiosas, mas também vai ajudar as universidades a ver que está se esforçando para aprender mais sobre o campo que você quer estudar.

3. Porque você precisa entender o processo de admissão

Depois de identificar as faculdades dos EUA que melhor atendem às suas expectativas, você precisa começar a pesquisar o processo de admissão. É justamente aqui que geralmente fica confuso para a maioria dos futuros universitários. Mas não precisa ser assim no seu caso!

Você vai ter que enviar uma solicitação a cada uma das instituições em que estiver interessado. Elas geralmente vão pedir para que você escreva essays pessoais e forneça cartas de recomendação. Para completar todos os requisitos com um alto padrão e cumprir os prazos, você precisa começar a planejar com antecedência. Nossa sugestão é que você faça um calendário com os prazos, para entender o que — e em quanto tempo — você precisa fazer.

Normalmente, as inscrições para graduação nos EUA devem ser feitas entre novembro e janeiro. Aqui, o ideal é que você inicie seus esforços com pelo menos 1 ano de antecedência!

4. Porque você precisa de tempo para preparar a aplicação e os documentos do visto

Durante o período de admissão, você provavelmente vai precisar reunir muitos documentos para mostrar como você vai se sustentar financeiramente e obter seu visto. Todas essas tarefas não vão ser um fardo se você começar com antecedência a se preparar para estudar nos EUA.

Para conseguir seu visto você precisa marcar uma entrevista na Embaixada dos EUA e pagar algumas taxas. É importante que a faculdade que você escolher tenha enviado um formulário confirmando a sua aprovação, pois você precisa levar esse documento para a entrevista.

Embora você não possa solicitar o visto até que tenha sido aceito por uma universidade americana, é melhor se informar e estar bem preparado o mais cedo possível, para evitar o desespero de última hora.

1-preparar-para-estudar-nos-eua
(Tetiana Shyshkina/Unsplash)

5. Porque você vai querer saber como vai ser sua vida de estudante

Falamos sobre admissão, exames e a obtenção do seu visto, mas agora é a hora da parte divertida. Estudar nos EUA não só vai proporcionar oportunidades educacionais e profissionais, mas também vai te oferecer a chance de ter ótimas experiências culturais.

Lá, normalmente os estudantes moram nos prédios do campus. Como você deve imaginar, o ambiente pode ser um ótimo lugar para conhecer novos amigos rapidamente. Você pode participar das atividades acadêmicas, culturais ou esportivas que muitas vezes são organizadas pela universidade e mergulhar na cultura norte-americana.

2-preparar-para-estudar-nos-eua
(Rojan Maharjan/Unsplash)

Intercâmbio com a UDI

Por mais que a gente tenha terminado com a parte divertida, você deve se lembrar que nunca é cedo demais para começar a se preparar para estudar nos EUA e a planejar seu futuro. Para isso, você pode contar com todo o suporte da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.