As universidades do Reino Unido contam com diversos programas de bolsas para estudantes estrangeiros, principalmente a nível de pós-graduação. Uma dessas instituições é a Universidade de Westminster que, de acordo com o QS World University Rankings 2021, é uma das TOP 65 melhores universidades da Terra da Rainha.

Localizada em Londres, a Universidade de Westminster é uma instituição pública com cerca de 19 mil alunos, sendo a maior parte deles (cerca de 78%) matriculada em cursos de graduação. As suas áreas de maior destaque acadêmico são Comunicação, Arquitetura, Artes, Ciências Sociais e Negócios.

Universidade-de-Westminster-Prédio
Foto/Wikimedia

Westminster International Postgraduate Full Scholarships

Um dos principais programas de bolsas da Universidade de Westminster é o Westminster International Postgraduate Full Scholarships, que é uma iniciativa que distribui bolsas full-ride para estudantes de países em desenvolvimento que tenham o desejo de estudar em um de seus programas de mestrado em tempo integral.

Quais são os programas de mestrado elegíveis?

Como exceção do programa de MBA, todos os programas de mestrado em tempo integral da universidade são elegíveis. Ao todo são cerca de 150 programas em diversas áreas que se encaixam nessas especificações, entre eles os de Planejamento e Gerenciamento de Transporte Aéreo; Biotecnologia; Arquitetura e Design Ambiental; Arte e Cultura Visual; Produção de Áudio; Tecnologia de Big Data; Ciências Biomédicas e Direito Financeiro Corporativo. Para pesquisar cursos em sua área de interesse clique aqui.

Qual é a cobertura da bolsa?

Como já disse lá em cima, a Westminster International Postgraduate Full Scholarships é uma bolsa full-ride, ou seja, que cobre todas as despesas do estudante. Além da isenção total das taxas acadêmicas do programa escolhido, os bolsistas selecionados também recebem acomodação, passagens aéreas e um auxílio para despesas do dia a dia.

Como funciona o processo seletivo da bolsa?

O estudante interessado só pode se aplicar para receber uma das bolsas do Westminster International depois de se inscrever (e ser aceito) no programa de mestrado pretendido. Para isso, é preciso baixar e preencher um formulário de candidatura e enviá-lo, junto com uma série de documentos de apoio, através dos correios. Geralmente, a cada o ano o prazo para concluir esse processo vai até o mês de maio.

Como funciona o processo seletivo para o curso?

Os documentos obrigatórios para inscrição podem variar de curso para curso mas, normalmente, a documentação básica comum para todos os programas consiste em:

Os prazos de inscrição variam de acordo com a data de início dos programas. Nos cursos com previsão de início para os meses de setembro de cada ano, as inscrições são aceitas até o primeiro dia de agosto ou de julho (no caso dos estudantes que necessitam de visto). Já nos cursos com previsão de início para os meses de janeiro de cada ano, as inscrições podem ser realizadas até o mês de novembro do ano anterior.

No entanto, a universidade aconselha os interessados a se inscreverem o mais rápido possível, já que alguns cursos são altamente competitivos e as vagas vão diminuindo a medida que as aplicações vão sendo aceitas.

As inscrições adiantadas também são altamente aconselháveis para candidatos a cursos que exigem apresentação de portfólio, redação ou entrevista. E ainda no caso dos estudantes que pretendem se aplicar para bolsas. A instituição indica que, nesses casos, o ideal é que os interessados iniciem sua inscrição com cerca de 1 ano de antecedência.

Universidade do Intercâmbio

E aí, o que achou do programa de bolsa de mestrado da Universidade de Westminster? Quer se preparar para conquistar uma bolsa dessas no Reino Unido ou em qualquer outro lugar do mundo? Então você pode contar com o apoio da nossa  mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos