Se você for aplicar para uma universidade dos EUA, pode ser que receba, como resposta, uma admissão condicional. Esse tipo de admissão é mais comum do que você imagina! Para se ter uma ideia, no mínimo 79 instituições de ensino dos Estados Unidos oferecem a admissão condicional aos estudantes. Mas, afinal, o que isso quer dizer? É exatamente o que vamos te explicar nesse texto!

2-admissao-condicional
(Reprodução/Nickelodeon)

O que é uma admissão condicional?

Uma admissão condicional (conditional admission), também chamada de “provisional admission” ou “conditional acceptance”, significa que você será admitido em uma faculdade ou universidade com a condição de compensar um determinado requisito que não cumpre no momento.

Para intercambistas, a admissão condicional significa que você será admitido em uma instituição se (e somente se) concluir com sucesso um treinamento de língua inglesa e refizer o teste de proficiência, tirando uma nota melhor dessa vez. A admissão condicional é geralmente oferecida a candidatos qualificados academicamente, mas que possuem habilidades em inglês inferiores ao que é exigido para a admissão regular.

Depois de cumprir todos os requisitos, aí sim você vai se tornar estudante da universidade, podendo cursar as aulas para obter seu diploma. No entanto, se você não cumprir os requisitos, você será rejeitado(a) ou desinscrito(a) das aulas, dependendo de quando você concluir o treinamento de inglês.

4-admissao-condicional
(Pixabay)

Sendo assim, a admissão condicional é uma coisa boa ou ruim? A realidade é que depende de como você escolhe encarar a situação. Por um lado, a admissão condicional prova que você está 100% qualificado(a) academicamente para a faculdade que deseja frequentar. Por outro lado, ela pode ser frustrante porque significa que sua habilidade na língua inglesa é o único fator que te impede de ser realmente admitido(a) em uma universidade.

Além disso, a admissão condicional pode ser trabalhosa, já que provavelmente você vai precisar concluir um programa intensivo de inglês antes mesmo de começar a se inscrever em aulas que contem para o seu diploma.

Você deve aceitar ou não uma admissão condicional?

Agora, chegamos na maior dúvida de quem recebe uma admissão condicional: “devo aceitá-la?”. Sua resposta para essa pergunta depende do que você espera em relação ao seu intercâmbio e à sua graduação. Confira abaixo algumas situações nas quais você pode considerar aceitar a admissão condicional e outras em que seria melhor rejeitá-la.

Você deve aceitar a admissão condicional se…

Você quer melhorar seu inglês em um país de língua inglesa. Você está animado(a) com a perspectiva de aprender inglês com nativos do idioma? Então a admissão condicional provavelmente vai ser uma excelente opção, especialmente se você estiver genuinamente entusiasmado(a) em aprimorar suas habilidades na língua inglesa em um programa intensivo do idioma.

É a universidade dos seus sonhos. Se você recebeu uma admissão condicional da universidade dos seus sonhos, você deve definitivamente considerar aceitar a oferta! Desde que você esteja empenhado(a) em trabalhar duro nas suas habilidades na língua e em cumprir os requisitos da universidade, você não deve ter nenhum problema na transição de estudante condicional para estudante pleno. Além disso, se a universidade dos seus sonhos for particularmente seletiva, esta pode ser sua única chance de frequentá-la!

3-admissao-condicional
(Pixabay)

Você não deve aceitar a admissão condicional se…

Você prefere estudar inglês por conta própria. Se você não está interessado em se inscrever em um programa intensivo de inglês ou pagar um dinheiro extra por cursos de língua inglesa, provavelmente será melhor rejeitar a oferta de admissão condicional e reservar um tempo para melhorar suas habilidades por conta própria. No ano seguinte, você pode se inscrever novamente com notas maiores no TOEFL ou no IELTS e receber uma oferta de admissão regular.

Você recebeu uma admissão regular em outra instituição. Se você já foi aceito(a) em uma universidade diferente, da qual gosta tanto quanto aquela na qual foi admitido(a) condicionalmente, considere rejeitar sua oferta condicional, especialmente se preferir já ir direto para as aulas da graduação (em vez de ter que fazer um curso de inglês primeiro).

Intercâmbio com a UDI

Se quiser se preparar bem para fazer sua aplicação para uma universidade dos EUA, você pode contar com o apoio do nosso time de mentores e de todas as aulas da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos