As bolsas de estudos são uma prática bastante frequente nas universidades americanas e é bastante comum que uma mesma instituição conte com diversos tipos de bolsas diferentes, cada uma atendendo a critérios específicos. Esse é o caso, por exemplo, do Amherst College, e é exatamente por isso que muitos estudantes acabam ficando confusos com tantas possibilidades e informações.

Pensando nisso, a partir de hoje eu vou começar a escrever um novo “quadro” aqui no Blog. A cada semana irei falar com detalhes sobre como funciona o sistema de bolsas para estudantes internacionais de uma universidade americana em específico. E para começar escolhi justamente o Amherst College, uma instituição privada de Artes Liberais localizada no estado de Massachusetts.

O Amherst é uma instituição “need-blind”?

Sim! O Amherst College é uma instituição need-blind para estudantes estrangeiros. Na prática, isso significa que durante o processo de admissão de novos estudantes não americanos, a instituição não leva em conta se os candidatos fizeram ou não solicitação de auxílio financeiro. Ou seja, os candidatos que fizerem essa solicitação não serão prejudicados em nenhum momento durante o processo seletivo e concorrerão em igualdade com os demais.

Amherst-College-Soccer
Foto: Jiayi Liu/amherst.edu

A concorrência é muito grande?

Sim! Claro que os números exatos variam de um ano para outro, mas de modo geral o Amherst College é sim uma instituição bastante concorrida. Na último processo seletivo realizado, por exemplo, a universidade recebeu 3206 pedidos de admissão de estudantes internacionais. Destes, 2568 (80%) também solicitaram auxílio financeiro.

Desse total de 3206 pedidos, 220 candidatos foram admitidos (6,9%). Já entre os 2568 que pediram auxílio financeiro, 146 foram aceitos (5,7%). Ao final de todo o processo, de todos os alunos aprovados, apenas 52 chegaram a fazer a matrícula na instituição (22,7%).

O Amherst College oferece bolsas de estudos baseadas em mérito?

Não! O Amherst College se posiciona como uma instituição comprometida com um programa de ajuda financeira estritamente baseado em necessidades desde a sua fundação, no início do século XIX. Então reforçando: a necessidade familiar do candidato é o único critério para receber ajuda financeira da instituição.

Como o estudante selecionado pode “pagar” por sua educação no Amherst College?

Se admitido, o estudante estrangeiro receberá uma ajuda financeira equivalente às suas necessidades por meio de uma combinação de bolsas de estudos e oportunidades de trabalho remunerado. A necessidade demonstrada é atendida na íntegra, desde que seja comprovada.

O auxílio financeiro oferecido é garantido durante todo o período do curso?

Em termos práticos sim, mas a cada ano o aluno deve se inscrever novamente para receber a ajuda financeira da instituição. Isso é necessário para que a universidade acompanhe ao longo dos anos se o estudante continua elegível para o apoio de acordo com os critério econômicos estabelecidos. No entanto, o Amherst College garante que sempre atenderá integralmente à necessidade comprovada do aluno, quer o valor total dessa necessidade aumente ou diminua.

Os estudantes estrangeiros podem ter isenção da taxa de inscrição da universidade?

Sim, mas sob alguns critérios. A isenção de taxas de inscrição é destinada a alunos de famílias de baixa renda para as quais essa taxas podem representar um encargo financeiro elevado.

Se o candidato achar que se enquadra nesse perfil, ele deve revisar as informações na seção “Isenção de taxa” do seu perfil de inscrição, onde os critérios de elegibilidade para isenção de taxa estarão listados. Ao indicar que atende esses critérios, o candidato passará a ser automaticamente elegível para essa isenção.

Qual é o procedimento necessário para se candidatar a receber ajuda financeira do Amherst College?

Basicamente, para concorrer o estudante precisa preencher um formulário conhecido como CSS Profile reportando as informações financeiras de sua família na moeda oficial de seu país de origem. Os candidatos que tiverem dificuldade de pagar pela taxa de inscrição do CSS devem solicitar um código de pagamento de taxa preenchendo um formulário a parte.

Quais são os custos totais da educação de um estudante estrangeiro no Amherst College?

As despesas típicas de um estudante estrangeiro no Amherst College incluem gastos com seguro saúde, livros, moradia e despesas pessoais. Confira abaixo o orçamento definido pela instituição para o ano acadêmico de 2020-2021.

Taxa abrangente (mensalidades, alimentação e hospedagem)$75,800*
Outras taxas estudantis$1000
Livros e outros suprimentos $1000
Despesas pessoais $1800
Seguro saúde (não obrigatório)$2,358
Custos de transporte**Entre $50 e $2,500
Despesas de recesso da faculdade$800
Custo totalEntre $82,808 e $85,258

(*) A taxa abrangente descrita acima se refere a apenas uma parte das despesas educacionais do aluno estrangeiro bolsista do Amherst College. O valor total na verdade é de $ 109 mil dólares, mas esse montante restante é coberto pelo endowment da instituição e por outros subsídios e doações.

(**) A universidade oferece um subsídio para uma viagem de ida e volta nesse orçamento total. No entanto, isso não significa que ela será responsável por comprar as passagens. Esse custo deve ser pago pelo estudante e sua família.

Amherst-College-Capa
Foto: Amherst College/Flickr

Qual é a porcentagem de alunos do Amherst College que recebem bolsas?

Isso também varia de ano para ano, mas para você ter uma ideia, confira abaixo os números referentes ao ano acadêmico 2020-2021:

  • Entre bolsas, subsídios, empréstimo e empregos, o Amherst College distribuiu quase 62,5 milhões de dólares entre os seus estudantes estrangeiros e americanos;
  • Desse total, 57,5 milhões foram em bolsas e subsídios que atenderam 56% dos alunos;
  • 974 mil dólares foram para empréstimos que atenderam 16% dos alunos;
  • 1,742 milhões foram para o pagamento de trabalhos estudantis remunerados que atenderam 49% dos alunos.

Universidade do Intercâmbio

E aí, o que achou do programa de bolsas do Amherst College? Quer se preparar para conquistar uma vaga por lá ou em qualquer outra instituição americana? Então se liga: nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos