BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

3 bolsas de estudos com inscrições abertas na Austrália

A Austrália é um dos destinos mais buscados por brasileiros que estão de olho em uma oportunidade internacional. O país, que conta com clima agradável, pode ser uma boa chance para fazer um intercâmbio de idiomas, de trabalho e ainda para estudar!

Os números do governo australiano indicam que, em 2022, já são mais de 500 mil estudantes estrangeiros na Austrália! E se você quer ser um desses estudantes, a se qualificar nas melhores universidades australianas, confira agora mesmo três oportunidades que estão recebendo aplicações!

Bolsa de estudos para brasileiros na Austrália(Desola Lanre-Ologun/Unsplash)

Estude com bolsa da Universidade de Sydney 

As oportunidades que vamos conhecer a seguir são bolsas de estudos para interessados em cursar sua graduação na Universidade de Sydney. Portanto, são oportunidade de cursar o ensino superior na Austrália em uma das mais renomadas instituições de ensino da Oceania.

Na realidade, a Universidade de Sydney foi a primeira instituição desse tipo fundada na Austrália. Ela foi estabelecida em 1850 e já em 1881, foi uma das primeiras do mundo a admitir mulheres como estudantes. 

Hoje em dia, a Universidade de Sydney é considerada a 41.ª melhor do mundo pelo QS World University Rankings de 2023. Na Austrália, ela é considerada a terceira melhor no ranking geral. Se destaca ainda por ser a melhor universidade do país em medicina, enfermagem, anatomia e fisiologia.

E é para garantir o acesso dos alunos internacionais à grande infraestrutura dessa universidade que a instituição conta com bolsas de estudos exclusivas para os estrangeiros e outras oportunidades abertas a todos os estudantes. No total, atualmente, são cerca de 25 mil alunos intercambistas, o que a posiciona como uma das universidades que mais recebem estudantes internacionais de todo o país.

Boas oportunidades estão recebendo aplicação de alunos interessados até o primeiro trimestre de 2023. Por isso, se você quer se inscrever (e ser aprovado) para estudar lá com bolsa, não perca tempo e vamos conhecer mais sobre essas vagas!

Graduação na Austrália com bolsa(Jeswin Thomas/Unsplash)

Bolsa de estudos para graduação em física

Se você sonha em fazer uma graduação em física fora do Brasil, deve conhecer a oportunidade Edna Briggs Scholarship in Physics, da Universidade de Sydney. Essa bolsa de estudos vale tanto para alunos intercambistas quanto para alunos nativos da Austrália e vai oferecer mais de 17 mil reais para os selecionados.

O objetivo é apoiar os graduados em física com um repasse de cerca de $ 5250. Para concorrer, é preciso cumprir alguns requisitos, como estar matriculado em tempo integral no segundo ano em um curso de graduação em física; estar inscrito atualmente em pelo menos 12 créditos de física; e ter atingido a nota média mais alta.

Não é necessário fazer inscrição à parte. Todos aqueles estudantes que cumprirem esses requisitos serão automaticamente considerados e, caso selecionados, serão comunicados. A avaliação segue até 31 de março de 2023.

Essa bolsa foi criada em 2021 para contemplar os estudantes que realizam cursos de física  e presta uma homenagem à Edna Briggs: a primeira mulher a se formar em física pela Universidade de Sydney. Mais de um século depois, as filhas de Edna, Dra. Barbara Briggs e Margaret Wright, que também estudaram ciências em Sydney, são as responsáveis pela manutenção do auxílio.

Além dessa oportunidade para alunos da física, a universidade também conta com a bolsa School of Physics Honours Scholarship, desde 2004. E o mais legal dessa vaga é que ela é apenas para alunos de fora da Austrália e, portanto, cidadãos australianos não podem concorrer.

Nesse caso, o auxílio vai ser direcionado para um estudante de diploma de honra em física por um ano. O valor é de $ 6.000, o que significa mais de 30 mil reais. Para essa oportunidade, o estudante deve preencher um formulário online e será escolhido também pelo desempenho acadêmico no curso. O prazo vai até 31 de janeiro de 2023.

Bolsa de estudos para graduação em biologia ou medicina veterinária 

Oportunidade de ouro para fazer seu curso de veterinária ou de biologia na Austrália com bolsa de estudos! Essa é a proposta da bolsa de estudos The Jean and Ray Blencowe Scholarship.

Os estudantes de biologia veterinária e medicina veterinária da Universidade de Sydney serão avaliados de acordo com o seu potencial e desempenho acadêmico. De acordo com o edital da oportunidade, serão selecionados aqueles que comprovem o excelente desempenho durante o ensino médio vão receber uma bolsa para cursar a graduação em biologia veterinária e medicina veterinária.

A bolsa vai oferecer $ 17.000, valor que equivale, na cotação atual, a mais de 56 mil reais por um ano. E o mais interessante sobre essa oportunidade é que não é necessária nenhuma aplicação adicional ou em separado. O aluno que tiver se matriculado para cursar biologia ou medicina veterinária vai ser automaticamente considerado, desde que cumpra alguns critérios.

São eles: possuir o melhor desempenho no HSC (Higher School Certificate) ou equivalente; e matricular-se em um programa de graduação em Biologia Veterinária ou Medicina Veterinária na universidade. Por isso, para essa oportunidade, será essencial que o interessado tenha ótimas notas no ensino médio. 

Além disso, estudantes internacionais geralmente devem apresentar comprovante do domínio da língua inglesa, comprovado por teste de proficiência, passaporte, certificado de conclusão do ensino médio, dentre outros documentos adicionais.

O prazo de seleção para as bolsas vai até 31 de janeiro de 2023. E o processo de aplicação para os cursos já estão abertos pelo próprio site da universidade ou pelo Universities Admissions Centre, um portal que centraliza as aplicações de várias instituições da Austrália. Os selecionados para a bolsa vão ser comunicados do resultado por e-mail. 

Vale lembrar que o curso de veterinária da Universidade de Sydney é considerado o 22.º melhor de todo o mundo pelo ranking QS de 2022. Também é importante ter em mente que essa bolsa em especial é aberta aos alunos estrangeiros, porém não é exclusiva a eles. Na prática, isso significa que alunos australianos também podem concorrer. 
 

Bolsa de estudos para graduação em matemática

Se você é da área de exatas, pode comemorar! Mais uma bolsa de estudos para alunos de graduação em matemática ou estatística da Universidade de Sydney. 

Estamos falando da George Allen Scholarships, uma proposta de bolsas de estudos para intercambistas e nativos que estão realizando sua graduação em exatas. Podem concorrer alunos de matemática aplicada, estatística, matemática pura ou data science, que estejam cursando em tempo integral em um diploma de honras. 

O valor da bolsa equivale a mais de 3 mil reais e, na moeda local, fica em $ 1.000, com duração de um ano. Para essa oportunidade, também não será necessário realizar uma aplicação à parte: todos os estudantes dos cursos contemplados pela bolsa em matemática e estatística serão avaliados.

A escola dos bolsistas será feita com base no mérito acadêmico e, além disso, será necessário ter realizado alguns créditos (ou seja, disciplinas de estudo) em níveis seniores, o que demonstra o potencial e capacidade nessa área de estudo.Também será preciso comprovar que já cursou algumas matérias do curso e, por isso, essa não é uma bolsa para os calouros. 

Os interessados podem conferir os detalhes acessando diretamente o site oficial

 

 

Como estudar com bolsa em Sydney?

Curtiu conhecer algumas das oportunidades de estudar com bolsa de estudos na Universidade de Sydney na Austrália? Pois saiba que essas são apenas algumas das várias oportunidades de bolsas de estudos oferecidas por lá. 

Também é importante saber que, ao escolher um curso da Universidade de Sydney, você deve verificar se ele possui algum requisito específico. Além disso, os estudantes devem cumprir alguns requisitos básicos para estudar por lá: 

  • Atender aos requisitos proficiência na língua inglesa através de um teste,  como TOEFL ou IELTS;
  • Ter concluído uma qualificação reconhecida com as notas exigidas, para a graduação, o diploma que comprove que se formou no Ensino Médio com as notas necessárias para ser aceito(a) na universidade;
  • Preparar a documentação total, com uma cópia digitalizada da página de identificação do passaporte, histórico escolar e traduções oficiais. 

Isso porque os documentos apresentados em português devem ser acompanhados por uma tradução completa para o inglês feita por um tradutor credenciado, e também deve ser protocolada em cartório ou na instituição emissora. Tudo isso é para atestar a veracidade das informações contidas.

Além disso, os estudantes internacionais podem passar por uma entrevista e demais etapas do processo seletivo que forem solicitadas. Lembre-se ainda de conferir na página oficial do seu curso de interesse se é necessário algum documento a mais e também se há outras bolsas de estudos disponíveis!

Por fim, é preciso pagar uma taxa de aplicação. O valor foi reajustado, desde 1º de outubro de 2022, e custa A $ 150. 

A recomendação da própria Universidade de Sydney é que os alunos devem organizar o seu visto de estudante após receberem a oferta da instituição. É necessário apresentar o aceite durante o processo de aplicação. Para aqueles que não são bolsistas ou que são bolsistas parciais, ainda será preciso pagar as taxas de anuidades e o seguro de saúde dos alunos internacionais. 

Bolsa de estudos na Austrália(Patrick Amoy/Unsplash)

Como aumentar suas chances de ser aprovado(a) para essas bolsas de estudos?

De forma geral, apresentar os documentos necessários dentro do prazo e cumprir os critérios de escolha dos bolsistas são um excelente primeiro passo! Além disso, se destacar durante a sua aplicação e chamar a atenção dos recrutadores, com boas notas, extracurriculares potentes e até mesmo honors pode fazer toda a diferença durante a seleção!

Se você quer aprender sozinho(a), sem agências caras de intercâmbio, como conquistar sua oportunidade internacional, não perca tempo! Com o apoio da nossa mentoria especializada, você vai saber como fazer uma aplicação sólida e aumentar suas chances de ter sucesso em vagas internacionais. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

 

 

 

 

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

24 Out 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022