Quando viajamos para o exterior para estudar, trabalhar, fazer trabalho voluntário ou apenas em busca de diversão, nossa experiência é sempre mais significativa quando podemos imergir completamente na cultura local — inclusive na alimentação. Pensando nisso, listamos aqui 4 dicas de destinos de viagem para vegetarianos. Afinal, quem foi que disse que quem não come carne também pode se aventurar pela culinária internacional? Confira!

Destinos de viagem para vegetarianos:

Índia

A Índia é, sem dúvidas, um dos melhores destinos de viagem para vegetarianos. Por lá existem vegetais com curry, korma, dhal, na’an, lentilhas, grão de bico… todos com um sabor único. No país, entre 30% e 40% da população se define como vegetariana. Isso significa cerca de 500 milhões (isso mesmo, MILHÕES!) de vegetarianos!

Mas como o país reuniu tantos adeptos do vegetarianismo? A resposta pode estar em uma das principais religiões locais — o hinduísmo —, que tem uma filosofia de não prejudicar os outros, incluindo os animais. Os hindus não exigem, necessariamente, uma dieta vegetariana, mas muitos evitam comer carne.

Principais pratos vegetarianos: Caril de lentilha verde (lentilhas ao curry), Dal bhat (sopa de lentilha e arroz), Samosas (lanche frito triangular, recheado com vegetais e especiarias), Paneer ou tofu tikka masala (curry à base de cebola e tomate), Dum aloo (curry de batata picante), Naan (pão achatado fofo).

3-destinos-de-viagem-para-vegetarianos
Curry (Dipesh Gurav/Unsplash)

Itália

Massas. Vinho. Queijo. Se essas coisas te dão água na boca, a Itália é o lugar perfeito pra você. Enquanto estiver por lá, consuma todos os carboidratos que puder enquanto passeia pelos belos locais históricos de cidades como Florença, Veneza, Milão e, é claro, a capital do país, Roma.

Lembre-se, porém, de que essas delícias têm um custo. Como há uma grande diferença na qualidade dos alimentos que você costuma usar aqui no Brasil, um aumento no preço das refeições não é incomum. Sendo assim, economize bastante antes de viajar para a Itália, para ter certeza de que você vai poder desfrutar ao máximo a culinária local!

Principais pratos vegetarianos: Macarrão (coma o máximo de massa caseira que puder), Panzanella (salada de pão), Ribollita (sopa toscana), Dolci + cappuccino + biscotti + gelato + cannoli + todas as coisas doces. Por último, mas claramente não menos importante… pizza!

2-destinos-de-viagem-para-vegetarianos
(Aurélien Lemasson-Théobald/Unsplash)

México

Lar original do abacate — uma das frutas favoritas de muitos adeptos do vegetarianismo —, o México é um dos principais destinos de viagem para vegetarianos. A comida mexicana é realmente incrível! Embora ainda haja muita carne, a disponibilidade de ingredientes vegetarianos como tortilhas de milho, feijão, queijo e vegetais significa que você não vai passar fome. 

A culinária mexicana é conhecida por seus pratos criativos, que geralmente são feitos com pimenta, cominho, coentro, orégano e um toque de limão. Dica profissional: desconfie sempre do feijão, pois às vezes ele é cozido em banha de porco por lá.

Principais pratos vegetarianos: Esquites ou elote (milho mexicano), Chile relleno (pimenta recheada), Huevos a la Mexicana (ovos mexidos, cebola, chile e tomate), Rajas empanadas, e as versões autênticas de tacos, guacamole e quesadillas.

4-destinos-de-viagem-para-vegetarianos
Guacamole (Juan Manuel Giraldo Grisales/Unsplash)

Tailândia

Os vegetarianos de longa data vão estar no paraíso na “Terra dos Sorrisos”. De saladas de mamão ao caril de manjericão com berinjela, passando pelo arroz com manga e muito mais, seu maior problema aqui não vai ser encontrar comidas vegetarianas, mas sim achar energia para fazer outras atividades depois de comer tudo. 

Lembre-se, no entanto, de que alguns pratos por lá utilizam ingredientes como pasta de camarão e molho de peixe, então vale a pena pesquisar sobre os restaurantes antes. Porém, como a Tailândia é uma nação budista, não é difícil encontrar estabelecimentos que sirvam a comida vegetariana budista tradicional — basta procurar uma placa amarela com a palavra che (เจ) ou ahan che (อาหาร เจ) escrita em vermelho.

Principais pratos vegetarianos: Pad pak (vegetais fritos), Pad thai (macarrão frito – lembrar sempre de pedir sem carne), Som tum (salada de mamão), Gang jay (curry vegetariano).

5-destinos-de-viagem-para-vegetarianos
Som tum (icon0com/PxHere)

Intercâmbio com a UDI

Qual desses destinos de viagem para vegetarianos você vai querer conhecer primeiro? Conta pra gente nos comentários! Para conquistar uma oportunidade de intercâmbio em qualquer um desses lugares, você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.