Se você vai aplicar para uma universidade por meio da Common Application, deve ficar atento(a) à sugestão de essay sobre COVID-19 que foi adicionada recentemente na plataforma. Esse prompt foi incluído para que você concentre o restante da sua inscrição em outras coisas e para que as equipes de admissão das faculdades não recebam milhões (literalmente) de essays sobre os impactos do vírus.

Lembre-se, no entanto, que o prompt é opcional e que você não será penalizado(a) caso não envie a redação. Sendo assim, você deve respondê-lo? Se sim, como pode abordar esse tema? Para te ajudar com essas perguntas, desenvolvemos esse guia a respeito do essay sobre COVID-19 da Common App. Confira!

O que você precisa saber a respeito do essay sobre COVID-19 da Common App

Esse é o prompt do essay sobre COVID-19:

Community disruptions such as COVID-19 and natural disasters can have deep and long-lasting impacts. If you need it, this space is yours to describe those impacts. Colleges care about the effects on your health and well-being, safety, family circumstances, future plans, and education, including access to reliable technology and quiet study spaces.

Do you wish to share anything on this topic? Y/N
Please use this space to describe how these events have impacted you.

Você vai encontrá-lo na seção de Additional Information da sua aplicação e sua resposta pode ter até 250 palavras.

Devo escrever o essay?

Como dissemos anteriormente, tenha em mente que esse prompt é totalmente opcional, o que significa que você não vai sofrer penalizações caso não o responda. No entanto, você deve levar alguns pontos em conta para decidir se deve ou não escrever o essay. Você pode começar respondendo essas duas perguntas:

  • A pandemia teve algum impacto acadêmico ou pessoal na sua vida?
  • Esses impactos tiveram uma reverberação negativa na sua aplicação para as faculdades?

Se você respondeu “sim” às duas perguntas, então deve escrever o essay sobre COVID-19. Caso a pandemia não tenha desencadeado nenhum impacto na sua aplicação, então não há necessidade de responder o prompt. Por outro lado, se houve um impacto mas você conseguiu manter suas notas e extracurriculares, também não é preciso responder. 

Este essay está disponível para dar aos estudantes a opção de explicar por que partes das aplicações não estão tão fortes quanto poderiam estar, por conta da pandemia do novo coronavírus.

1-essay-sobre-covid-19

O isolamento social pode ter consequências acadêmicas

Algumas maneiras pelas quais você pode ter sido impactado(a) negativamente pela pandemia incluem:

  • Notas mais baixas
  • Falta de pontuação no SAT ou ACT
  • Menos extracurriculares/menos participação em atividades extracurriculares
  • Perder uma competição ou prêmio que você esperava ganhar
  • Perder um estágio/experiência profissional
  • Não se motivar tanto com as aulas remotas

Existem inúmeras causas para esses impactos, incluindo:

  • Má conexão com a internet
  • Ter que compartilhar um computador com outros membros da família
  • Não ter acesso a um espaço de estudo silencioso
  • Não poder se encontrar pessoalmente para clubes ou esportes
  • Competições sendo canceladas ou adiadas
  • Sentir-se deprimido ou ansioso
  • Lutar para se sentir motivado a participar das aulas remotas
  • Dificuldades em aprender online 
  • Testes padronizados (como SAT e ACT) sendo cancelados
  • Ter que fazer malabarismos com tarefas ou responsabilidades adicionais

Se alguma dessas situações se encaixarem na sua vivência, este essay é sua chance de explicar para as faculdades como você foi impactado pela COVID-19.

Dicas para escrever o essay sobre COVID-19

2-essay-sobre-covid-19

Foque apenas nos problemas relacionados à pandemia

Esse essay é voltado apenas para os desafios que você teve com relação à pandemia do novo coronavírus. Se você teve outros desafios não relacionados à pandemia que deseja que as faculdades saibam, não é onde deve discuti-los. Em vez disso, escreva sobre esses problemas no outro essay opcional na área de Additional Information da Common App. Ele oferece a oportunidade de discutir situações gerais e está incluído na plataforma todos os anos. Nele você pode escrever até 650 palavras!

Mostre os seus esforços

O essay sobre COVID-19 não te isenta automaticamente de quedas nas notas ou falta de extracurriculares. Você ainda precisa mostrar às faculdades que trabalhou duro e deu o melhor de si. Sempre que mencionar uma área em que se esforçou, não se esqueça de explicar também como você fez o melhor possível. Exemplos de esforços podem incluir:

  • Pedir ajuda adicional aos professores
  • Estudar mais do que o habitual para entender o material das aulas remotas
  • Ajudar colegas ou irmãos a estudar
  • Se concentrar mais em projetos pessoais do que em provas online que exigem uma boa conexão com a internet, etc.

Seja conciso(a)

Você só tem 250 palavras para responder esse prompt, o que pode acabar sendo muito pouco. Isso significa que você deve expressar seu ponto de vista rapidamente, sem incluir muitas informações adicionais. A principal recomendação, nesse caso, é seguir uma fórmula “isso aconteceu e este foi o resultado”.

Aqui está um exemplo de essay sobre COVID-19 que segue essa fórmula:

When my school transitioned to remote classes, my parents and I had to share the only computer in our house. This meant I didn’t have as much time to work on my schoolwork as I wanted, and when I could use the computer it was often late at night or early in the morning and harder to get help from my teachers or classmates. As a result, my grades for the second semester were lower, which I don’t believe would have been the case if the pandemic hadn’t occurred.

Essa resposta tem 89 palavras e define claramente a causa (ter que compartilhar um computador em uma família de três pessoas) e o efeito (notas mais baixas que o normal).

3-essay-sobre-covid-19

Foque apenas em como você foi impactado(a)

Como mencionamos acima, você não vai ter muito espaço para escrever o essay sobre COVID-19. Por isso, se certifique de não incluir informações desnecessárias. Para manter o foco, discuta apenas os desafios individuais que você enfrentou. Isso significa que você não precisa escrever sobre todas as mudanças que sua escola fez durante a transição para as aulas online, caso ainda tenha sido capaz de gerenciar as mudanças e manter suas notas.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você sabe como abordar o essay sobre COVID-19 na Common Application, já pode se preparar para conquistar sua oportunidade no exterior. Para isso, você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada, com aulas 100% online. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.