Os exames de proficiência são a melhor forma de comprovar o seu conhecimento em uma língua. Em geral, esses testes avaliam seu nível de conhecimento em todas as formas de expressão de um idioma – fala, escrita, escuta e leitura – e podem ser usados tanto em ambientes acadêmicos quanto profissionais.

No caso do inglês, existem várias opções de testes de proficiência. Entre os mais conhecidos estão o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System) e os Exames de Cambridge.

Os testes de IELTS ou Cambridge são as melhores opções para quem tem vontade de tentar uma oportunidade no Reino Unido. Se você está em dúvida de qual o melhor teste de proficiência para você, hoje nós vamos te ajudar a decidir entre esses dois exames!

IELTS ou Cambridge: qual escolher?

O Reino Unido é o berço da língua inglesa, ainda que, hoje, o inglês dos Estados Unidos seja mais popular. Uma das semelhanças entre as provas de IELTS e de Cambridge é que as duas são focadas no inglês britânico.

A primeira é elaborada em conjunto por três países: Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália. Já a segunda, como indica o nome, é preparada pela Universidade de Cambridge. Para escolher com segurança qual desses testes é o melhor para você é preciso ter algumas coisas em mente.

A Universidade de Cambridge participa da preparação dos dois exames.

Objetivo

A principal diferença entre as provas de Cambridge e IELTS é o seu objetivo. É possível entrar em uma universidade britânica usando qualquer um dos dois exames para validar o seu inglês. Porém, os exames de Cambridge têm um foco menos acadêmico quando comparado ao IELTS. Eles são aceitos por milhares de empresas no mundo inteiro e são centrados no mercado de trabalho.

Isso permite com que a prova aborde assuntos mais amplos. Tem até quem diga que o exame de Cambridge é “menos chato”. Por outro lado, o IELTS também é aceito em universidades da Oceania e do Canadá, enquanto os exames de Cambridge são, em geral, mais restritos ao Reino Unido quando o objetivo é ingressar no meio acadêmico.

Agora, se você quer imigrar para a terra da Rainha para trabalhar, fazer faculdade ou pós-graduação, um certificado de Cambridge para os níveis C1 ou C2 vai te garantir um visto. O caso é diferente se você pretende fazer ensino médio por lá. Neste caso é melhor escolher o IELTS.

Quais são os tipos de prova

Além de escolher o exame que você vai prestar, também é preciso selecionar qual das provas disponíveis você vai fazer. No caso do IELTS são dois tipos de testes disponíveis: o IELTS Academic e o IELTS General Training.

O primeiro é mais indicado para os que desejam ser estudantes universitários. Esta versão cobra conhecimentos de leitura e escrita que fogem da comunicação cotidiana. O IELTS Academic também é aceito em alguns ambientes profissionais, mas o IELTS General Training é mais indicado para quem tem a intenção de usar o certificado para o mercado de trabalho ou para imigração.

Já os exames de Cambridge são divididos conforme os níveis do Quadro Comum Europeu. No total, são oferecidos cinco testes de proficiência, mas apenas três são mais utilizados por empresas, governos ou universidades.

Recentemente, as provas mudaram de nome, mas sua denominação antiga ainda é mais usual. O FCE (Cambridge English: First) agora se chama B2 First. Ele é bastante aceito em programas de pós-graduação no Brasil. Esta prova indica que você é capaz de compreender noticiários, expressar suas opiniões de forma verbal ou escrita, além de escrever cartas ou relatórios.

Porém, se o seu objetivo é ir para fora do país, é melhor investir no antigo CAE (Cambridge English: Advanced). Hoje, a prova ganhou o nome de C1 Advanced. Este certificado garante que você é capaz de acompanhar aulas do ensino superior e tem um bom nível de fluência em inglês. Ela também é aceita para conseguir um visto no Reino Unido.

Já o C2 Proficiency, antes chamado de CPE (Cambridge English: Proficiency) serve para comprovar que você domina o inglês como um nativo. Ele não é tão utilizado, pois a maioria das instituições exigem apenas o CAE. O CPE pode ser cobrado para cargos de gestão em empresas ou para PhDs. Mas se você quer desenvolver seu inglês ao nível máximo, ele pode ser uma boa opção.

O que é cobrado nas provas

Tanto os exames de IELTS quanto os de Cambridge se dividem em quatro áreas principais para testar suas habilidades falando, escrevendo, lendo e ouvindo o inglês. Diferente do IELTS, as provas de Cambridge têm uma subdivisão na parte de leitura para avaliar o seu uso da língua inglesa.

Outra diferença é na duração da prova. O exame do IELTS pode ser feito no mesmo dia em menos de três horas, tendo um total de duas horas e 45 minutos. Já os de Cambridge costumam ser aplicados em dois dias diferentes. Eles também têm uma duração variada conforme o nível pretendido. O C1 Advanced e o C2 Proficiency duram em torno de 4 horas, enquanto o B2 First pode ser concluído em até três horas e meia. 

Nos dois exames, a prova oral tem a presença de um examinador, mas no caso do teste de Cambridge, os candidatos também têm que interagir com um colega. Nas redações, quem decidir fazer os exames de Cambridge pode escolher entre dois temas, além de ter 90 minutos para concluir seu texto. Já quem optar pelo IELTS terá uma hora para escrever um essay sobre o assunto determinado pelos elaboradores da prova.

Pontuação e validade dos exames

Outro ponto a se levar em consideração na hora de escolher qual o melhor teste de proficiência para você é a sua chance de aprovação. Ao optar pelo IELTS é pouco provável que você seja reprovado. Mas isso não quer dizer que o seu certificado vai ser suficiente para aproveitar a oportunidade que você deseja.

É que o IELTS usa a mesma prova para certificar vários níveis do Quadro Comum Europeu (do A2 ao C2), mas algumas instituições exigem uma nota mínima para aceitarem o seu diploma. As notas para aprovação variam de 1 (equivalente ao nível A2) até 9 (que comprova o nível C2).

No caso dos Exames de Cambridge é preciso ter uma nota mínima de 60% para ser aprovado e receber o seu certificado. Por isso é muito importante saber o seu nível de inglês para fazer a prova correta. É preciso também saber qual desses testes a oportunidade que você busca exige. Uma nota mínima do CAE vale o mesmo que 7.0 no IELTS.

Também é importante saber que o seu certificado do IELTS vale por apenas dois anos, enquanto os de Cambridge são vitalícios, ou seja, valem para sempre. Ainda assim, algumas universidades podem colocar um prazo máximo para aceitarem seu exame.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe tudo sobre as principais provas de proficiência aceitas no Reino Unido, chegou a hora de se preparar. Independente de você ter escolhido IELTS ou Cambridge, a nossa mentoria especializada pode te ajudar. Para fazer o teste de perfil basta clicar aqui.