Nós já  falamos bastante aqui sobre a necessidade de fazer uma imersão quando se está aprendendo um idioma, para poder acelerar o aprendizado. Mas como fazer isso antes mesmo de ir para o exterior, ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social? Para te ajudar nessa jornada, listamos aqui 9 dicas para fazer uma boa imersão linguística em casa, usando todos os recursos que você já tem. Vamos lá?

Com fazer uma imersão linguística em casa?

1. Encontre ajuda online

Existem diversas possibilidades quando se trata de encontrar recursos online para fazer uma imersão linguística em casa, e investir em um bom aprendizado pela internet é crucial para obter bons resultados. As principais opções tendem a ser as plataformas Babbel, Duolingo e Lingoda, onde você pode aprender um idioma gratuitamente ou por um baixo custo.

2. Pegue a pipoca, é hora do filme!

Uma das dicas de imersão linguística em casa mais esquecidas (e divertidas) é assistir a séries de TV ou filmes. Você pode começar assistindo com legendas em português, passar para as legendas no idioma original e terminar sem a ajuda de legenda nenhuma! Planeje assistir pelo menos um filme no idioma da imersão por semana. A Netflix, a Globoplay e o Amazon Prime oferecem alguns dos principais conteúdos em outras línguas para você aproveitar.

1-imersao-linguistica-em-casa
(Nicolas J Leclercq/Unsplash)

3. Escute rádio, músicas e podcasts

As músicas podem ser um ótimo recurso, seja traduzindo as letras na sua cabeça e prestando atenção na pronúncia das palavras ou só deixando elas tocarem enquanto estiver fazendo outras atividades. O Spotify e o YouTube podem ser bons recursos para descobrir músicas, podcasts ou estações de rádio no idioma que você quer dominar.

4. Conheça pessoas pela internet, pratique e se divirta

Você fez a decisão certa ao decidir aprender um novo idioma por conta própria. Mas, às vezes, essa jornada pode ser um pouco solitária. Para evitar que isso aconteça, você pode encontrar uma comunidade online de aprendizagem para participar e fazer sua imersão linguística em casa, praticando a escuta e a fala.

Aqui estão alguns grupos no Facebook onde você pode interagir com pessoas de outros países:

5. Aprenda 5 palavras todos os dias

Essa é uma das dicas mais fáceis de imersão linguística em casa e uma maneira fantástica de aprimorar seu vocabulário. Você pode usar um dicionário, abrir páginas aleatórias dele todos os dias e ler a definição de cinco palavras diferentes. É importante que você escreva essas palavras, pesquise como elas são pronunciadas e tente colocá-las em prática durante o dia em uma frase.

6. Use e abuse dos post-its

Por que não cobrir sua casa com post-its engraçados e coloridos? Etiquete os itens como eletrodomésticos, móveis, utensílios da cozinha, enfim… todos os lugares! Seja criativo(a) e adicione frases que descrevam o que o item é ou faz. Antes de perceber, você vai começar a memorizar essas palavras enquanto caminha pela casa. Isso pode deixar seu dia mais divertido também.

2-imersao-linguistica-em-casa
(Kelly Sikkema/Unsplash)

7. Leia muito

Ler bastante ajuda a assimilar a estrutura das frases, regras gramaticais e vocabulário. Livros, notícias online ou até mesmo contas do Instagram que criam conteúdo no idioma que você está estudando podem ser muito úteis.

E aqui entra uma das principais dicas de imersão linguística em casa: pratique a sua pronúncia lendo as frases desses conteúdos em voz alta, para ouvir como soa sua entonação e seu sotaque. E, se você quiser ir mais longe, tente gravar sua voz para aprender melhor com seus erros.

8. Dê vida ao escritor que existe dentro de você

Aproveite todas as oportunidades para praticar sua escrita e aprimorar o vocabulário específico, como fazer sua lista de compras, escrever uma receita (cozinhe mais tarde!), listar suas tarefas do dia ou manter um diário. Você pode ser tão inovador(a) quanto quiser e, no final, terá um bom registro dessa emocionante jornada de fazer uma imersão linguística em casa.

3-imersao-linguistica-em-casa
(Brad Neathery/Unsplash)

9. Aprenda a rir de si mesmo(a)

É impossível aprender um novo idioma sem cometer erros. E saber rir desses erros é muito importante! Se você passar o tempo todo se estressando com o aprendizado do novo idioma, vai se sentindo frustrado. Então divirta-se com seus erros e ria com os falantes nativos que estiverem te ajudando – essa é uma ótima maneira de fazer amigos!

Quer mais dicas para aprender um novo idioma?

Então ouça o episódio #154 do nosso podcast, o “Tudo Sobre Intercâmbio”:

Intercâmbio com a UDI

Gostou das nossas dicas de imersão linguística em casa? Se você quiser um suporte mais aprofundado para se desenvolver em um novo idioma e conquistar uma oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.