Você já ouviu lendas sobre universidades mal-assombradas, com bibliotecas assustadoras e até mesmo masmorras embaixo do campus? Você acredita na lenda da Bloody Mary ou do Cavaleiro Sem Cabeça? E quanto a desaparecimentos estranhos nas dependências das universidades? Tudo isso não passa de lendas urbanas universitárias: algumas são assustadoras, algumas são estranhas e a maioria é totalmente inventada. Para entrar no clima do Halloween, trouxemos aqui 5 desses contos e histórias de fantasmas envolvendo universidades estrangeiras. Talvez seja melhor você ler esse texto durante o dia! 👻😂

3-lendas-sobre-universidades
(Reprodução/Universal Pictures)

5 lendas sobre universidades

1. O massacre do Halloween

O massacre do Halloween é uma das lendas sobre universidades mais famosas de todos os tempos. Não se sabe ao certo como e quando a história surgiu, mas ela se espalhou pela maioria das universidades norte-americanas. Por décadas, a história criou pânico entre milhares de estudantes (e possivelmente até entre alguns professores). 

A lenda diz que uma vidente fez uma previsão de que em uma noite de Halloween, um homem mascarado entraria no campus de uma universidade que começa com a letra M ou W, localizada perto de uma lagoa/lago/rio, ferrovia ou cemitério. Esse homem, então, vai matar a todos que estiverem por lá. 

Esta história já existe há muitos anos, mas nenhum massacre aconteceu ainda. No entanto, estudantes de todo os EUA ainda temem que a profecia venha a se cumprir, especialmente em faculdades como a Universidade do Michigan, a Michigan State University, a Universidade de Minnesota e a Universidade de Wisconsin.

4-lendas-sobre-universidades
(Tom Roberts/Unsplash)

2. O colega de quarto morto

Outra das lendas sobre universidades que se repete em muitos dormitórios é a do colega de quarto morto. Ninguém sabe onde começou ou se tem alguma base em fatos reais, mas os rumores dizem que se um colega de quarto de um estudante morrer por acidente, doença ou suicídio, esse(a) estudante vai tirar notas altas até o final do ano. 

Isso, claro, é uma completa invenção. Esses alunos podem até receber alguma consideração pelas circunstâncias estressantes, mas eles definitivamente não vão ganhar, automaticamente, notas excelentes (portanto, não comece a ter ideias assassinas durante o seu intercâmbio!). Uma das faculdades dos Estados Unidos onde essa crença é particularmente popular é a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

3. Estátuas que ganham vida

Muitas universidades ao redor do mundo têm algum tipo de estátua ou monumento em frente ao prédio principal. Pode ser uma estátua do fundador, benfeitor, ex-aluno ou um símbolo abstrato. Um mito popular é que à noite essas estátuas ganham vida e se movem pelo campus. 

A lenda varia de instituição para instituição, mas o padrão é o mesmo. Algumas faculdades podem até ter monumentos de animais ou diferentes tipos de criaturas fantásticas. A Universidade de Cincinnati, por exemplo, tem leões de pedra em frente ao McMicken Hall, que alguns alunos acreditam ter ouvido rugir à noite. 

Algumas variações da lenda dizem que as estátuas só se movem quando uma virgem ou um trapaceiro passa por elas. Outros vão ainda mais longe e descrevem pinturas e outros objetos que também ganham vida.

5-lendas-sobre-universidades
(Vitor Pinto/Unsplash)

4. Túneis secretos embaixo do campus

Acredita-se que muitas universidades no mundo tenham túneis secretos abaixo de seus campi. Ao longo dos anos, os alunos inventaram várias histórias sobre caminhos ocultos que levam a masmorras, salas de rituais e assim por diante. Esta lenda é muito popular nos Estados Unidos. Os estudantes da Michigan State University, por exemplo, acreditam que existem masmorras assustadoras debaixo da universidade. 

Isso é parcialmente verdade, porque há, de fato, túneis passando sob o campus, mas na verdade eles são apenas túneis de vapor que foram construídos para abrigar os equipamentos de aquecimento e ventilação do campus. Nenhuma masmorra foi encontrada por lá! 

Outra versão da mesma crença existe na Universidade de Illinois, onde alguns alunos acreditam que há uma sala secreta abaixo do Edifício de Línguas Estrangeiras e que nela há um supercomputador (!), que seria propriedade do governo.

5. Universidades mal-assombradas

Outro tipo de história comum entre as lendas sobre universidades é a de instituições assombradas. Essa lenda existe na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, por exemplo. Durante o regime nazista, muitos professores comunistas ou judeus da universidade foram enviados para campos de concentração. 

Muitos deles aparentemente voltaram ao seu antigo local de trabalho para assombrar as instalações por toda a eternidade. Embora os alunos não os tenham realmente visto, eles relataram que os quadros-negros nas antigas salas de aula desses professores “se apagam” ou têm palavras misteriosas escritas neles.

2-lendas-sobre-universidades
(Syarafina Yusof/Unsplash)

Provavelmente inspiradas por “Sleepy Hollow”, de Washington Irving, as lendas sobre universidades assombradas por fantasmas sem cabeça ou sem corpo também são algumas das mais populares. As universidades mais prestigiadas do Reino Unido – Cambridge e Oxford – têm assombrações semelhantes, que incluem britânicos famosos. 

Os estudantes em Cambridge acreditam ter visto a cabeça flutuante de Oliver Cromwell. Ele foi decapitado e enquanto seu corpo era enterrado, sua cabeça repousava no Sidney Sussex College, em Cambridge. Diz-se que Cromwell assombra os terrenos do campus, supostamente procurando pelo resto de seu corpo. Oxford, por outro lado, é supostamente assombrada pelo espírito sem cabeça do rei Carlos I. Os alunos relataram tê-lo visto nos arredores do Christ Church College.

Por fim, é comum encontrar também relatos de universidades assombradas pelos construtores da instituição. Estudantes da Universidade Estatal de Moscou, na Rússia, por exemplo, relataram ter ouvido sons de construções e gritos de arrepiar nos andares superiores da universidade.

Outra lenda do fantasma de um ex-construtor é extremamente popular na Universidade de Toronto, no Canadá. Há rumores de que em 1889, um estudante realmente viu o fantasma de um pedreiro, que lhe disse que ele foi assassinado em uma briga dentro do campus. Na tentativa de se salvar, o pedreiro bateu a cabeça em uma porta de madeira, que ainda hoje existe na universidade.

Intercâmbio com a UDI

Qual dessas lendas sobre universidades mais te deu medo? Conta pra gente nos comentários! Se você for destemido(a) e quiser ir pessoalmente descobrir se elas são verdadeiras ou não, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para conquistar uma oportunidade de intercâmbio nessas (ou em quaisquer outras) universidades. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos