O processo de aplicar para uma bolsa de estudo é um passo importante para quem quer estudar no exterior e precisa de ajuda financeira para conseguir isso. Sendo assim, há alguns pontos cruciais que precisam ser seguidos para que suas chances de ser selecionado(a) para o auxílio aumentem. Para te ajudar nesse processo, listamos aqui tudo o que você precisa fazer antes de enviar sua solicitação. Confira!

O que é preciso para aplicar para uma bolsa

Pesquisar

O primeiro passo para aplicar para uma bolsa de estudo é descobrir quais são as opções de auxílio financeiro que existem. Dessa forma, para evitar exercer pressão sobre si mesmo(a) e, potencialmente, perder uma excelente bolsa, inicie sua pesquisa mais cedo. Quanto mais tempo você dedicar à pesquisa de bolsas, mais opções vai ter. Isso porque você vai precisar de tempo para pesquisar as bolsas de estudos, solicitar informações e formulários de inscrição, e concluir sua inscrição até o prazo do edital. Note que algumas bolsas podem fechar antes mesmo do início do ano letivo.

Para fazer essa pesquisa, você pode consultar os sites das universidades que tem interesse em frequentar, pois neles geralmente há uma seção específica para listar os auxílios financeiros oferecidos pela instituição.2-aplicar-para-uma-bolsa

Conferir se você é elegível à bolsa

Outro passo importante que você precisa seguir desde o início é descobrir em quais bolsas você realmente é elegível, pois algumas terão critérios específicos. Por exemplo, alguns auxílios são para cursos selecionados, nacionalidades específicas, separados por gênero, etc. Ao fazer uma pesquisa cuidadosa, você pode encontrar as bolsas mais apropriadas para você e, aí sim, gastar tempo trabalhando em sua inscrição para elas.

Se organizar

Vale a pena ser organizado(a) quando se trata de aplicar para uma bolsa de estudo. Para começar, anote as bolsas para as quais planeja se inscrever, para que você possa acompanhá-las facilmente e não perca nenhum prazo importante. Também é uma boa ideia manter todo o material da bolsa em uma pasta separada. Dessa forma, você sempre vai saber onde está cada documento e vai poder verificar se possui as informações mais atualizadas.

Incluir todas as informações necessárias

Quando você for aplicar para uma bolsa de estudo, pode pensar que é mais eficaz se candidatar a muitos auxílios, em vez de gastar mais tempo com apenas alguns. Se você fizer isso, no entanto, pode acabar deixando de fora da sua inscrição algumas informações muito importantes. Sendo assim, verifique sempre se você possui todas as informações solicitadas pelo edital de seleção em sua aplicação. Uma inscrição com itens ausentes não causa uma boa primeira impressão no comitê do processo seletivo, principalmente se esses itens foram especificamente solicitados.4-aplicar-para-uma-bolsa

Pensar na apresentação

Um pedido de bolsa de estudo é muito semelhante a uma entrevista de emprego. Se você deseja causar uma boa impressão, erros de ortografia e escrita ilegível não vão te ajudar. Sendo assim, se certifique de passar um tempo revisando isso e, se o edital solicitar que você preencha um formulário de uma maneira específica, faça exatamente como foi pedido. Antes de enviar a inscrição, peça a um amigo ou parente para que faça uma nova revisão. Eles podem encontrar um erro que você não percebeu!

Fornecer as informações corretas

Isso é meio óbvio, mas é importante verificar se os detalhes que você está inserindo estão corretos. Fornecer seus dados de contato e outras informações pessoais de maneira imprecisa ou escrever algo errado, vai fazer com que você pareça extremamente desleixado(a), além de potencialmente atrasar o processo. Por isso, revise os dados ao menos três vezes antes de enviar os formulários.

Providenciar boas referências/recomendações

Em alguns processos seletivos, pode ser necessário que você forneça referências na sua inscrição. Dessa forma, é importante escolher com cuidado quem vai dar essas referências. Afinal, isso pode fazer toda a diferença na sua aplicação. Você também precisa informar a cada uma das suas referências os prazos do processo seletivo da bolsa de estudo e dizer sobre o tipo de habilidades e experiências que precisam ser demonstradas na inscrição. Isso vai permitir que eles escrevam uma referência mais específica, que saliente as partes da sua aplicação que você quer dar mais destaque.

Escrever um essay convincente

É muito comum que as universidades e agências de fomento peçam, entre outros documentos, um essay na aplicação para a bolsa. Nesse caso, um essay nada mais é que uma espécie de redação sobre um tema específico, que serve para mostrar as habilidades do candidato. Sendo assim, é importante que você escreva um texto convincente, seguindo todas as instruções contidas no enunciado.

Acompanhar os prazos

Sempre tenha um tempo extra (de alguns dias) entre o fim da sua preparação para aplicar para uma bolsa e a inscrição em si. Você pode precisar desse tempo se for necessário imprimir sua inscrição em alguma gráfica ou se estiver aguardando a confirmação de uma pessoa que vai escrever a recomendação, por exemplo. Lembre-se de que aplicações atrasadas geralmente não são consideradas pelos comitês dos processos seletivos.1-aplicar-para-uma-bolsa

Check-list para aplicar para uma bolsa:

  • Você é elegível à bolsa?
  • Você já sabe de todos os prazos?
  • Você tem todas as informações necessárias para a aplicação? Isso varia de acordo com o edital da bolsa, mas geralmente inclui o histórico acadêmico, os comprovantes de rendimentos financeiros e a confirmação de seus planos de estudo.
  • Quem vai fazer sua recomendação sabe para qual bolsa de estudo você está se candidatando?
  • Você e um amigo/membro da família revisaram seu pedido de bolsa de estudo?
  • Você enviou sua inscrição antes do prazo?

Intercâmbio com a UDI

Você acha que precisa de uma ajuda mais específica para aplicar para uma bolsa de estudo? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil (clicando aqui) e conheça o trabalho do nosso time de mentores e todos os módulos da nossa mentoria especializada. Nós te ajudamos a conquistar uma oportunidade internacional, independente do seu destino dos sonhos!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos