BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Reino Unido lança visto para formados nas melhores universidades

Entrou em vigor na última segunda-feira (30), no Reino Unido, um novo modelo de visto, voltado para indivíduos de alto potencial ("high potential individuals" ou HPI, em inglês). O documento vai permitir que ex-estudantes das 50 melhores universidades não-britânicas permaneçam e trabalhem no país

Os candidatos aprovados receberão um visto de dois anos se forem bacharéis ou mestres, enquanto aqueles com doutorado receberão uma permissão de três anos. Os graduados com o visto HPI também poderão mudar para outros vistos de emprego de longo prazo, se atenderem aos requisitos de elegibilidade. Os parceiros e filhos dos formados também podem se inscrever para ingressar ou permanecer com eles no Reino Unido.

Os alunos e alunas internacionais que estudam em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido já têm direito a permanecer por até três anos sob o visto pós-formatura, também conhecido como "post-study work visa", que foi introduzido em julho de 2021.

Segundo o chanceler britânico, Rishi Sunak, o visto “significa que o Reino Unido crescerá como um centro internacional líder em inovação, criatividade e empreendedorismo”. “Queremos que os negócios do futuro sejam construídos aqui hoje, e é por isso que peço aos alunos que aproveitem esta incrível oportunidade de criarem suas carreiras aqui", completou.

2-reino-unido-visto-formados-melhores-universidades
Parlamento britânico, em Londres (Michael D Beckwith/Wikimedia Commons)

Como é o processo de solicitação do visto?

O esquema estará disponível para ex-alunos das melhores universidades fora do Reino Unido que se formaram nos últimos cinco anos. Os formados podem se inscrever independentemente de onde nasceram e não precisarão ter uma oferta de emprego prévia no Reino Unido. Para se inscrever, os graduados precisarão de um passaporte válido ou outro documento de viagem que mostre sua identidade e nacionalidade. 

O processo de solicitação vai estar disponível para qualquer pessoa elegível, independentemente da nacionalidade. Os candidatos também terão que provar que têm pelo menos um nível “B1” de inglês, o qual demonstra que podem se comunicar com falantes nativos sem esforço.

A taxa de inscrição para o visto é de £ 715 (cerca de R$ 4.270), juntamente com £ 210 (~R$ 1.260) para verificar se sua qualificação é válida, ou £ 252 se estiver solicitando de dentro do Reino Unido. O valor total dessas tarifas é de  £ 1.177,00.

Além disso, os candidatos terão que pagar uma sobretaxa de assistência médica, para que possam usar o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que geralmente custa £ 624 por cada ano em que estiverem no país. Será necessário também comprovar que pode se manter no Reino Unido,  mostrando que têm pelo menos £ 1.270 em sua conta bancária, embora isso esteja sujeito a isenções.

Os candidatos normalmente terão a resposta da aprovação ou não do visto dentro de 3 semanas se estiverem solicitando de fora do Reino Unido e 8 semanas se já estiverem no Reino Unido e estiverem trocando de visto.

LEIA TAMBÉM — Como fazer faculdade no Reino Unido: passo a passo

Quais universidades estão na lista do visto?

Para ser elegível, a instituição deve estar localizada fora do Reino Unido e estar entre as 50 melhores de pelo menos dois dos três rankings do ano em que o candidato recebeu a qualificação, de acordo com o UK Home Office.

As 50 melhores universidades foram escolhidas a partir das listas de classificação anual da “QS World University Rankings”, da “Times Higher Education” e da “Academic Ranking of World Universities”, e incluem instituições dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Austrália, China, Cingapura, França, Suécia e Suíça. Nenhuma universidade brasileira aparece na lista.

A lista atual de universidades conta com 37 instituições, que figuram nos rankings entre 1.º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022.

Confira todas as instituições:

Alemanha

  • Universidade de Munique (LMU Munich)

Austrália

Canadá

China

EUA

1-reino-unido-visto-formados-melhores-universidades
Harvard, uma das universidades da lista (Petr Kratochvil/PDP)

França

Japão

  • Universidade de Kyoto
  • Universidade de Tóquio

Singapura

  • Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU)
  • Universidade Nacional de Singapura

Suécia

  • Instituto Karolinska

Suíça

Quer estudar em uma das melhores universidades do mundo?

Estudar em instituições de renome internacional abre diversas portas. O novo visto do Reino Unido é só mais uma delas! Com o programa M60, você aprende o passo a passo para conquistar uma oportunidade nas melhores universidades do mundo, potencializando as suas chances de se destacar no seu campo e até mesmo imigrar e trabalhar no exterior.

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um dos nossos alunos e ter acesso a todas as nossas aulas, acompanhamento pedagógico, suporte técnico, revisão de documentos e muito mais!

3-reino-unido-visto-formados-melhores-universidades

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

01 Jun 2022

Postagens recentes
Como aprender um novo idioma com música

Descubra como transformar suas playlists favoritas em uma ferramenta poderosa para aprender idiomas de forma leve e divertida.

Equipe Universidade do Intercâmbio
23 Out 2025