Entrou em vigor na última segunda-feira (30), no Reino Unido, um novo modelo de visto, voltado para indivíduos de alto potencial ("high potential individuals" ou HPI, em inglês). O documento vai permitir que ex-estudantes das 50 melhores universidades não-britânicas permaneçam e trabalhem no país

Os candidatos aprovados receberão um visto de dois anos se forem bacharéis ou mestres, enquanto aqueles com doutorado receberão uma permissão de três anos. Os graduados com o visto HPI também poderão mudar para outros vistos de emprego de longo prazo, se atenderem aos requisitos de elegibilidade. Os parceiros e filhos dos formados também podem se inscrever para ingressar ou permanecer com eles no Reino Unido.

Os alunos e alunas internacionais que estudam em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido já têm direito a permanecer por até três anos sob o visto pós-formatura, também conhecido como "post-study work visa", que foi introduzido em julho de 2021.

Segundo o chanceler britânico, Rishi Sunak, o visto “significa que o Reino Unido crescerá como um centro internacional líder em inovação, criatividade e empreendedorismo”. “Queremos que os negócios do futuro sejam construídos aqui hoje, e é por isso que peço aos alunos que aproveitem esta incrível oportunidade de criarem suas carreiras aqui", completou.


Parlamento britânico, em Londres (Michael D Beckwith/Wikimedia Commons)

Como é o processo de solicitação do visto?

O esquema estará disponível para ex-alunos das melhores universidades fora do Reino Unido que se formaram nos últimos cinco anos. Os formados podem se inscrever independentemente de onde nasceram e não precisarão ter uma oferta de emprego prévia no Reino Unido. Para se inscrever, os graduados precisarão de um passaporte válido ou outro documento de viagem que mostre sua identidade e nacionalidade. 

O processo de solicitação vai estar disponível para qualquer pessoa elegível, independentemente da nacionalidade. Os candidatos também terão que provar que têm pelo menos um nível “B1” de inglês, o qual demonstra que podem se comunicar com falantes nativos sem esforço.

A taxa de inscrição para o visto é de £ 715 (cerca de R$ 4.270), juntamente com £ 210 (~R$ 1.260) para verificar se sua qualificação é válida, ou £ 252 se estiver solicitando de dentro do Reino Unido. O valor total dessas tarifas é de  £ 1.177,00.

Além disso, os candidatos terão que pagar uma sobretaxa de assistência médica, para que possam usar o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que geralmente custa £ 624 por cada ano em que estiverem no país. Será necessário também comprovar que pode se manter no Reino Unido,  mostrando que têm pelo menos £ 1.270 em sua conta bancária, embora isso esteja sujeito a isenções.

Os candidatos normalmente terão a resposta da aprovação ou não do visto dentro de 3 semanas se estiverem solicitando de fora do Reino Unido e 8 semanas se já estiverem no Reino Unido e estiverem trocando de visto.

LEIA TAMBÉM — Como fazer faculdade no Reino Unido: passo a passo

Quais universidades estão na lista do visto?

Para ser elegível, a instituição deve estar localizada fora do Reino Unido e estar entre as 50 melhores de pelo menos dois dos três rankings do ano em que o candidato recebeu a qualificação, de acordo com o UK Home Office.

As 50 melhores universidades foram escolhidas a partir das listas de classificação anual da “QS World University Rankings”, da “Times Higher Education” e da “Academic Ranking of World Universities”, e incluem instituições dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Austrália, China, Cingapura, França, Suécia e Suíça. Nenhuma universidade brasileira aparece na lista.

A lista atual de universidades conta com 37 instituições, que figuram nos rankings entre 1.º de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022.

Confira todas as instituições:

Alemanha

Austrália

Canadá

China

EUA


Harvard, uma das universidades da lista (Petr Kratochvil/PDP)

França

Japão

Singapura

Suécia

Suíça

Quer estudar em uma das melhores universidades do mundo?

Estudar em instituições de renome internacional abre diversas portas. O novo visto do Reino Unido é só mais uma delas! Com o programa M60, você aprende o passo a passo para conquistar uma oportunidade nas melhores universidades do mundo, potencializando as suas chances de se destacar no seu campo e até mesmo imigrar e trabalhar no exterior.

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um dos nossos alunos e ter acesso a todas as nossas aulas, acompanhamento pedagógico, suporte técnico, revisão de documentos e muito mais!