Você tem pesadelos com a seção de Escrita do SAT? É claro que ela não é a parte mais simples da prova (é importante ficar de olho no relógio!), mas conhecendo bem a estrutura da seção você pode se sair muito bem nela. Por isso, mostramos aqui tudo o que é avaliado no Writing & Language do SAT e quais são os tipos de questões que você vai encontrar nele!

Formato da seção de Escrita do SAT

A seção de Escrita do SAT (chamada oficialmente de Writing and Language) é a segunda seção de toda a prova. O Writing, junto com o Reading, compõe sua “pontuação verbal” (também nomeada como “Evidence-based Reading and Writing score“).

Esta seção tem 35 minutos de duração e conta com 44 perguntas de múltipla escolha. Todas as perguntas são baseadas em textos, sendo, no total, quatro passagens seguidas por 11 perguntas cada. As passagens são provenientes das áreas de Carreiras, Estudos Sociais, Ciências Humanas e Ciência:

  • Passagens de carreiras podem discutir tendências ou debates nas principais áreas profissionais, como Medicina, Tecnologia ou Negócios
  • Passagens de estudos sociais podem ser retiradas de fontes de História, Antropologia, Psicologia, Ciência Política ou Sociologia
  • As passagens de humanidades podem contar com um autor específico ou explorar tendências da Literatura ou das Artes
  • As passagens científicas vão se concentrar em tópicos de Biologia, Química ou Física

Você não vai receber nenhum texto em prosa – todas as passagens são não-ficcionais, explicativas ou baseadas em argumentos científicos. Um ou mais textos também serão acompanhados por um material visual, como um gráfico, uma tabela ou um fluxograma.

O que você precisa saber sobre as passagens da seção de Escrita do SAT é que elas estão cheias de problemas. Esses textos vão estar repletos de erros de pontuação, más escolhas de palavras, estrutura de sentenças pobre e pouca organização. Dessa forma, as perguntas de múltipla escolha apontam para várias partes das passagens e perguntam se e como cada parte deve ser corrigida.

Isso quer dizer que a seção de Escrita do SAT avalia, sobretudo, suas “habilidades editoriais”. Vamos dar uma olhada em como isso acontece.

4-secao-de-escrita-do-sat

Tipos de questões na seção de Escrita do SAT

O Writing & Language pede que você leia passagens repletas de erros e as melhore. Sendo assim, primeiro você deve reconhecer se há ou não um erro. Se houver, você deve escolher a resposta que consertaria ou melhoraria a frase, parágrafo ou passagem como um todo. Para realizar essa tarefa, você precisa entender as regras gramaticais, como organizar ideias e como usar palavras e frases transitórias.

De acordo com a College Board (instituição responsável pela formulação do SAT), as questões dessa seção testam quatro áreas principais de habilidades: Comando de Evidência, Palavras em Contexto, Expressão de Ideias e Convenções Padrão da Língua Inglesa. Um pouco mais da metade das perguntas se refere às três primeiras áreas de habilidades, que têm relação com o desenvolvimento e a organização de ideias e o uso efetivo da linguagem.

A outra metade das perguntas abrange as convenções padrão da língua inglesa. Essas perguntas abordam a estrutura, a função e a pontuação das frases e tendem a ser mais detalhadas. 

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas áreas de habilidade e o que elas testam.

2-secao-de-escrita-do-sat

Comando de Evidência

As perguntas sobre o comando de evidência tendem a olhar para o quadro geral do texto. Elas querem que você melhore a maneira como uma passagem apresenta informações ou transmite um significado. Pode ser necessário adicionar um detalhe de suporte, uma sentença introdutória ou uma conclusão para tornar a passagem mais impactante. Essas perguntas geralmente pedem que você inclua o motivo da alteração (ou seja, sua “evidência”).

Palavras em Contexto

As questões de Palavras em Contexto são mais detalhadas que as questões de Comando de Evidência, pois apontam para uma palavra específica. Pode ser necessário substituir uma palavra que não faz sentido ou escolher outra que funcione melhor em seu contexto específico.

Nenhuma das palavras será particularmente avançada, mas elas podem ser facilmente confundidas (como, por exemplo, as palavras “outperform”, “outweigh” e “outdo“) ou assumirem significados diferentes, dependendo do contexto.

Como em muitas perguntas da seção de Escrita do SAT, as questões de Palavras em Contexto terão a opção “No Change“. Sendo assim, antes de pensar em como substituir a palavra, você deve decidir se há ou não um problema/erro.

Expressão de Ideias

Como o próprio nome indica, as perguntas sobre Expressão de Ideias pedem que você pense sobre como os conceitos são apresentados no texto. Sendo assim, você pode reorganizar a ordem das sentenças para melhorar o fluxo, fortalecer um argumento ou optar por excluir uma frase completamente. Essas são perguntas “gerais” que solicitam que você faça revisões que tornariam a passagem, como um todo, mais impactante.

Convenções Padrão da Língua Inglesa

Quase metade das perguntas da seção de Escrita do SAT se enquadram nessa categoria de convenções de inglês padrão. Aqui é onde sua compreensão das regras de gramática e pontuação entra em jogo. Essas perguntas pedem que você corrija erros nas frases e parágrafos. Você pode editar erros no tempo verbal, na concordância sujeito-verbo, no uso do pronome e no uso das vírgulas ou apóstrofes.

TIPO EXTRA: Interpretação de dados

Conforme mencionamos acima, uma ou mais passagens da seção vai/vão ser acompanhadas por um gráfico, uma tabela ou algum outro material visual que contenha dados. O gráfico sempre vai estar relacionado à passagem de alguma forma, mas pode ser descrito incorretamente. As perguntas, então, podem solicitar que você revise uma representação incorreta dos dados ou adicione uma frase com base nos dados para fortalecer um argumento.

3-secao-de-escrita-do-sat

Intercâmbio com a UDI

Essas são as principais características da seção de Escrita do SAT. Quer uma ajuda mais aprofundada para se preparar para a prova? Então conte com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.