O Canadá tem algumas das melhores universidades do mundo, mas você já ouviu falar da Universidade de Alberta? Apesar de não ser tão famosa no Brasil, essa é a quinta melhor universidade do Canadá e pode ser uma excelente opção se você pretende estudar no país. Duvida? Neste texto vamos te apresentar essa universidade e explicar por que pode ser muito vantajoso estudar por lá!

Por dentro da Universidade de Alberta

A Universidade de Alberta, também conhecida como UAlberta ou U of A, é uma universidade relativamente recente, mas que já conquistou muito espaço, tanto no Canadá quanto no mundo. Classificações internacionais colocam a instituição entre as 150 melhores de todo o planeta. O QS World University Ranking classificou a U of A como a 126.ª melhor e a THE World University Ranking a colocou na 131.ª posição.

Mas a história da UAlberta começou em 1908, quando 45 alunos foram admitidos para fazer bacharelados de Artes (B.A.) e Ciências (B.Sc.). Inicialmente, a instituição oferecia cursos de Inglês, Línguas Modernas, Matemática, e Línguas Clássicas (Grego e Latim). Já no ano seguinte começaram os estudos de Psicologia. Foi nesta área que se estabeleceu um dos primeiros cursos em nível de mestrado da universidade, no ano de 1911.

De lá para cá, a Universidade de Alberta cresceu bastante. Atualmente, a universidade tem cinco campi, sendo quatro deles na cidade de Edmonton, capital da província de Alberta, e um na cidade de Camrose, um pequeno município com menos de 20 mil habitantes no interior, a cerca de 100 quilômetros da capital.

Cada um dos campi tem uma característica marcante. Augustana, em Camrose, fica em um ambiente rural, com construções históricas. A proposta é dar aos alunos um ambiente caseiro para o aprendizado. South Campus também tem um aspecto rural, principalmente na área de pesquisa, mas fica em Edmonton e concentra grande parte dos ambientes recreativos da UAlberta.

(Foto: IQRemix/Flickr)

Já o Campus Saint-Jean é o lar dos estudantes falantes de francês. Enterprise Square é um núcleo para empreendedores e pesquisadores bem no centro da cidade. Mas nenhum se compara ao North Campus, que ocupa 50 quarteirões com seus 150 prédios à beira do rio North Saskatchewan.

A Universidade de Alberta precisa mesmo ter uma estrutura grande, já que seu corpo estudantil conta com mais de 40 mil alunos vindos de 156 países. Mesmo com esse número alto de estudantes, a universidade consegue manter uma boa proporção entre discentes e docentes. Estima-se que a U of A tenha uma média de 9 alunos por professor, a mesma taxa da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), por exemplo.

A maioria dos alunos, cerca de 80%, fazem um dos mais de 200 cursos de graduação oferecidos pela universidade. Os outros 20% se dividem entre os mais de 500 programas de pós-graduação, que incluem mestrados e doutorados. Outros dados interessantes sobre a universidade são que:

Além disso, a Universidade de Alberta é uma das cinco melhores instituições de pesquisa do Canadá, com 500 milhões de dólares canadenses investidos em todos os campos de estudo da universidade. Com isso, sem dúvida, a instituição está cumprindo seu propósito de ser uma referência nacional e mundial em inovação.

Intercâmbio no Canadá: o que saber antes de ir

A universidade também é uma referência quando o assunto é emprego. Ela foi considerada pela lista da organização britânica Quacquarelli Symonds como a 87.ª melhor universidade do mundo no quesito empregabilidade. Entre as instituições canadenses, a UAlberta é a terceira melhor para conseguir um emprego depois de se formar.

Conheça os melhores cursos da UAlberta

Antes de pensar em se formar, você precisa escolher um curso. A universidade de Alberta se divide em 18 faculdades com mais de 200 cursos apenas no nível de graduação. Com tantas opções fica difícil selecionar o que fazer por lá. Uma opção, se você ainda está em dúvida de qual curso escolher, é consultar a classificação de disciplinas QS World University Ranking by Subject. Desta forma você consegue filtrar as melhores áreas oferecidas pela instituição.

No total, são cinco grandes áreas avaliadas que incluem 51 disciplinas específicas. Como era de se esperar, a Universidade de Alberta ficou bem posicionada em todos os campos. O principal destaque foi para Ciências da Vida e Medicina. Nesta área a U of A conquistou a 88.ª posição mundial e a sexta colocação no Canadá.

via GIPHY

Na área de Engenharia e Tecnologia ela também ficou bem posicionada, conquistando a 111.ª colocação global e a sexta no Canadá. Em Artes e Ciências Humanas e Ciências Naturais, a Universidade de Alberta ficou com a quinta posição nacional e com a 168.ª e 117.ª no mundo, respectivamente.

A pior posição da Universidade de Alberta é em Ciências Sociais e Gestão. No Canadá, a instituição ficou em 7.º lugar e no mundo ficou em 175.º. Essa discrepância aparece nos melhores cursos da U of A. Nenhuma das dez melhores disciplinas oferecidas por lá é nesta área. Aqui nós preparamos uma tabela com os principais cursos da universidade para você conferir.

Posição do Ranking QS

Disciplina

Cursos Oferecidos

9.ª

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Petróleo

9.ª

Áreas Ligadas ao Esporte

Recreação, Esporte e Turismo; Educação Física

11.ª

Engenharia de Minas

Engenharia de Minas

14.ª

Enfermagem

Enfermagem, Enfermagem com Honors e Enfermagem Bilíngue

34.ª

Anatomia e Fisiologia

Biomedicina

41.ª

Geofísica

Geofísica (com especialização ou honors)

42.ª

Ciências Terrestres e Marítimas

Ciências Terrestres e Atmosféricas;

Ciências da Terra e do Meio Ambiente

45.ª

Geologia

Geologia

61.ª

Educação

Educação em Cinesiologia; Educação em Música, Educação Elementar; Ciência e Educação.

62.ª

Farmácia

Doutorado em Farmácia

Se você não achou o seu curso dos sonhos nesta lista, ainda pode encontrar a descrição completa dos cursos da Universidade de Alberta clicando aqui. Por lá ainda dá para fazer um teste rápido com cinco perguntas para te ajudar a escolher a carreira ideal para você. Mas o filtro serve mais para identificar uma área com dezenas de opções de cursos.

Opções além da graduação

Mas se você não está interessado(a) em fazer uma graduação, ainda existe a possibilidade de fazer um mestrado ou doutorado (são mais de 500 programas de pós-graduação oferecidos por lá). Além desses cursos, a Universidade de Alberta também conta com programas de verão e inverno para treinamento de liderança, estágios de pesquisa e cursos de idiomas.

A escola de idiomas da Universidade de Alberta recebe milhares de pessoas de 64 países todos os anos para cursos de inglês. Lá é possível fazer um curso mais convencional, para alunos que precisam aprender o básico, ou estão em nível intermediário, ou fazer cursos específicos. Existem opções de inglês voltado para a área de Enfermagem, Ciência e Tecnologia. Outra opção é fazer um curso curto voltado para uma habilidade específica do inglês, como a escrita ou a comunicação oral.

Francês no Canadá: 7 vantagens e desvantagens de aprender o idioma

E se você quer ter um gostinho de como é estudar na Universidade de Alberta sem sair de casa, basta tentar algumas das opções de cursos online. São várias opções disponíveis em diversas áreas, de Paleontologia aos Vídeo-games. Aqui, nós selecionamos cinco opções gratuitas para você começar.

O processo de seleção para a Universidade de Alberta

Quem quer fazer faculdade no Canadá deve estar preparado para uma coisa: cada instituição tem um processo diferente na hora de fazer a aplicação. Isso quer dizer que não tem um sistema único para todas as instituições do país e às vezes todo o processo deve ser feito no próprio site da instituição. Este é o caso da Universidade de Alberta.

O primeiro passo para iniciar o seu processo de aplicação na U of A é escolher quais são os cursos que você deseja se candidatar. Uma boa notícia é que você pode escolher até dois programas diferentes para fazer a sua aplicação por lá. Mas preste atenção nos requisitos, porque eles podem ter critérios diferentes para o ingresso.

A seleção em si se baseia em três critérios: suas notas na escola (GPA), certificado de proficiência em inglês e cinco disciplinas admissionais, que variam conforme o curso escolhido. Essas matérias são comprovadas pelo International Baccalaureate, pelas notas das provas do College Board (SAT, ACT ou AP) ou do GCE A-level, que provam nível avançado nas disciplinas.

Um diferencial da Universidade de Alberta é que ela não leva em consideração as notas de todos os anos do Ensino Médio, mas apenas dos dois anos finais. É preciso ter feito 60% ou mais do total por matéria no nosso segundo ano, 50% ou mais na primeira metade do terceiro ano e 50% ou mais considerando a nota final por matéria no terceiro ano. Além disso, a nota mínima nas cinco disciplinas exigidas por curso deve ser de 70% ou mais.

O GPA é calculado em uma escala de 4 pontos e os cursos mais competitivos podem exigir uma nota ainda maior do que a média. Em caso de cursos competitivos que requerem já ter uma faculdade antes de ingressar, as notas são ainda mais altas. Em Direito, o GPA médio é de 3,8, enquanto em Medicina é de 3,3.

Quando você já concluiu o Ensino Médio e já começou algumas disciplinas na faculdade, também terá que informar essas notas no Launchpad da Universidade de Alberta, mesmo que não vá aproveitar essas disciplinas nem pedir transferência.

Já quanto à prova de inglês, a Universidade de Alberta aceita diversos testes. Os principais são o TOEFL iBT (mínimo de 90 pontos), IELTS (mínimo de 6,5), DET (ao menos 115 pontos), CAE ou CPE (mínimo de 180 pontos em cada). Existem também algumas outras opções, como exames específicos do Canadá e o PTE (com mínimo de 61 pontos).

Alguns cursos podem pedir ainda outros documentos, como uma carta de intenção ou um portfólio. Você vai ficar sabendo o que precisa mandar quando concluir a primeira parte da inscrição. Funciona assim:

  1. Faça o seu registro na plataforma;
  2. Preencha seus dados pessoais;
  3. Envie seu histórico escolar;
  4. Preencha as notas de todas as disciplinas que você fez e/ou está fazendo na escola;
  5. Escolha os programas que você deseja se candidatar;
  6. Responda ao formulário;
  7. Assine a aplicação;
  8. Revise e envie.

Depois que você fez essa primeira parte, você deve entrar no UAlberta Launchpad e conferir quais outros documentos são necessários para que a sua inscrição seja avaliada. É neste momento que você lança seus certificados, por exemplo. Também é possível, em alguns casos, alterar o programa para o qual você fez a sua inscrição.

Um outro detalhe é que você pode fazer mais de uma aplicação, mas, neste caso, terá que fazer todo o processo novamente, selecionando outros dois cursos que você esteja interessado em tentar. Se você cometeu algum erro na sua inscrição, o ideal é procurar a universidade e não fazer outra inscrição para corrigir.

Além de fazer a sua inscrição para o curso, você também já pode pedir uma vaga no alojamento da universidade. Esse é um passo opcional e, se você optar por não preencher essa etapa na inscrição, ainda pode se candidatar para uma vaga até o mês de abril. As datas-chave da aplicação da Universidade de Alberta são:

Mês

Etapa

Outubro

Início das inscrições

Março

Data limite para o envio dos documentos e fim do prazo para envio de novas applications

Março

Confirme se você aceita a vaga

Abril

Data limite para pedir vaga na residência estudantil

Maio/Junho

Faça sua matrícula

Agosto

Limite de prazo de envio dos documentos para a matrícula

Setembro

Início das aulas

Não existe um prazo fixo para a universidade enviar o seu convite para ocupar uma vaga na U of A, porém, é comum que o processo ocorra até mesmo em algumas semanas quando todos os seus documentos e notas estão corretos. O melhor é acompanhar o seu processo de inscrição no UAlberta Launchpad.

Depois que você receber o seu convite para estudar na universidade, e antes de realizar a sua matrícula, você vai precisar de um study permit. Esse documento deve ser pedido na embaixada canadense e é um aval do governo para que você estude no país. Além disso, você vai precisar providenciar um visto de estudante canadense.

Os custos e bolsas para estudar na quinta melhor do Canadá

Uma das grandes vantagens de estudar em Edmonton é que o custo de vida por lá pode sair mais barato do que em outras cidades maiores, como Vancouver ou Toronto. Além disso, a Universidade de Alberta costuma ter preços de anuidades mais acessíveis do que as demais instituições com o mesmo nível, mesmo que não esteja entre as mais baratas do país.

Não existe um padrão de preços e as anuidades variam dependendo do curso e do nível de graduação escolhido. Porém, o valor da anuidade costuma ser o mesmo durante todos os anos que você for estudar por lá. Para ter uma ideia exata de quanto seria o valor para você, é possível fazer uma consulta na calculadora de custos.

Nessa ferramenta você escolhe a opção de estudante internacional, marca quando você pretende iniciar seus estudos, qual a faculdade e curso que você deseja saber o valor, e se você precisa ou não de moradia. Ao final, será gerado um valor anual e um valor total para o curso. Também é possível visualizar os gastos com:

Esses valores de taxas complementares, que não entram na anuidade, costumam ser os mesmos para todos os cursos e somam cerca de 10.500 dólares canadenses, ou seja, em torno de 42 mil reais. Os melhores cursos da Universidade de Alberta têm um custo total entre 100 e 160 mil dólares canadenses, ou 400 mil e 640 mil reais. Confira os valores detalhados na tabela abaixo:

Curso

Valor anual

Valor Total

Engenharia de Petróleo

CAD$ 39.500,00

CAD$ 158.000,00

Recreação, Esporte e Turismo

CAD$ 29.500,00

CAD$ 118.000,00

Engenharia de Minas

CAD$ 39.500,00

CAD$ 158.000,00

Enfermagem

CAD$ 27.000,00

CAD$ 108.000,00

Biomedicina

CAD$ 30.810,00

CAD$ 92.430,00

Os custos são bastante elevados e, neste caso, nem foram somados gastos com alimentação, visto, passaporte e emissão de documentos. Mas, por sorte, existem várias opções de bolsas para estudantes internacionais na universidade.

Quanto custa fazer faculdade no exterior?

Segundo dados da Universidade de Alberta, 1 a cada 5 alunos internacionais, ou seja, 20% dos estudantes, recebem algum tipo de bolsa de estudos durante a sua graduação na U of A. No total, a universidade investe 32 milhões de dólares canadenses para apoiar pessoas que vêm de fora do país para estudar lá.

via GIPHY

Basicamente, são três tipos de bolsas oferecidas para alunos internacionais: as que não exigem aplicação, as que são exclusivas para alunos que venham por transferência e as que exigem aplicação. Cada uma dessas modalidades oferece bolsas específicas com critérios variados.

Bolsas baseadas no ingresso (sem inscrição separada)

International Student Scholarship — Destinada a alunos não-canadenses do primeiro ano que tenham altas médias de admissão. Ela pode chegar a 9 mil dólares canadenses.

Gold Standard Scholarship — Os 5% melhores alunos podem receber uma bolsa de até 6 mil dólares.

University of Alberta International Country Scholarship — Dependendo da região da qual vem o aluno, se ele tiver altas médias de admissão, ele pode receber até 5 mil dólares canadenses.

Bolsas de transferência

Todos os alunos que vierem transferidos de outra instituição para a Universidade de Alberta podem se candidatar a uma bolsa. Os critérios e os valores variam, mas, geralmente, são concedidas com base na formação anterior, interesses e experiências.

Bolsas baseadas em inscrição

A Universidade de Alberta tem um excelente sistema para quem foi aprovado, precisa de uma bolsa, mas não sabe para qual se candidatar. É que, quem está nesta situação, pode fazer uma única inscrição e a própria universidade vai avaliar qual bolsa é mais adequada para cada aluno. Entre as bolsas mais populares estão:

University of Alberta International Entrance Citation — Nesta oportunidade, estudantes com altas médias de admissão e que mostraram ter características de liderança no ingresso da graduação podem receber até 40 mil dólares canadenses (divididos em 4 anos).

University of Alberta Centennary Scholarship — Nesta bolsa, estudantes com altas médias de admissão e que mostraram ter características de liderança no ingresso da graduação podem receber até 30 mil dólares canadenses (divididos em 4 anos).

International Entrance Leadership Scholarship — Alunos com boas formações, que tiveram médias de admissão acima de 80%, podem concorrer a bolsas de até 7.500 dólares canadenses.

University of Alberta Global Citizen Scholarship for IB Diploma International Students — Alunos ingressantes com um diploma do International Baccalaureate e que conseguirem demonstrar liderança podem receber uma bolsa de 53 mil dólares anuais durante um período máximo de quatro anos.

Ou seja, na maioria dos casos, os alunos que querem se candidatar a uma bolsa precisam investir em boas notas durante o Ensino Médio e em atividades extracurriculares que sejam capazes de demonstrar traços de liderança.

Intercâmbio com a UDI

Ficou com vontade de estudar na Universidade de Alberta? Então comece agora mesmo a se preparar para conquistar a sua vaga por lá! Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende com quem já viveu a experiência de estudar nas melhores universidades do mundo e já ajudou milhares de pessoas a também realizarem esse sonho. A próxima pessoa a conseguir pode ser você! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.