Você já ouviu falar na Universidade de Washington? Pra começar a conversa não, ela não fica na capital americana (como muitas pessoas confundem) e sim no estado de Washington, localizado na fronteira com o Canadá.

A Universidade de Washington, ou simplesmente UW, é uma das instituições públicas de ensino superior mais antigas da Costa Oeste americana e o seu campus principal foi fundado em Seattle, a maior cidade do estado e 15ª maior região metropolitana do país. Ah… e também conhecida por ter sido o lugar onde surgiu o primeiro Starbucks do mundo!

Ficou curioso(a) pra conhecer mais sobre essa universidade? Então continue com a gente!

universidade-de-Washington-quadington-quad
O Quad é um dos pontos mais famosos da UW (Foto: Joe Mabel/Flickr)

Por dentro da Universidade de Washington

História

A Universidade de Washington foi fundada em 1861, tendo sido inaugurada oficialmente no dia 4 de novembro como Universidade Territorial de Washington.

Depois de lutar para permanecer aberta nos primeiros anos devido a falta de financiamento e ao baixo número de matrículas, a instituição finalmente conseguiu se estabelecer. Um dado interessante é que o primeiro aluno formado pela UW foi na verdade uma aluna. Seu nome era Clara Antoinetter McCarty Wilt e ela se formou em Ciências no ano de 1867. Hoje empresta o seu nome para um dos dormitórios estudantis da universidade.

A fase de maior crescimento da instituição, que definiu a sua importância atual, aconteceu entre anos 60 e 70, quando o campus teve uma explosão de crescimento no corpo discente, além de várias melhorias e ampliações em instalações e um grande aumento do seu orçamento.

Em 1990 a universidade criou outros dois campi em Bothell e Tacoma, duas cidades próximas a Seattle. Já em 2009 aconteceu mais uma expansão, só que dessa vez para o exterior, com a abertura de um escritório em León, na Espanha.

Hoje, a Universidade de Washington é conhecida por estar bem no centro de uma das cidades mais movimentadas dos EUA, se destacando especialmente por suas equipes atléticas e pelo seu engajamento cívico social.

Campus

O campus principal da Universidade de Washington tem uma área total de 284 hectares dividida em cinco setores principais: a Red Square, uma praça central que é considerada o “coração” do campus e as áreas Norte (North), Sul (South), Leste (East) e Oeste (West).

A Red Square é rodeada por edifícios históricos como a Biblioteca Suzzallo, a escultura Broken Obelisk e a estátua de George Washington. Funciona como um ponto central para os alunos e hospeda uma variedade de eventos anualmente.

universidade-de-Washington-library
Interior da Suzzallo Library (Foto: Michael Matti/Flickr)

O North Campus conta com algumas das paisagens e marcos históricos mais conhecidas da UW, como o Quad, um quadrilátero de passagem de pedestres muitas vezes considerado a principal marca registrada da universidade. Ao longo desse ponto estão localizados diversos edifícios acadêmicos, recreativos, administrativos e residenciais. Alguns dos principais edifícios dessa parte do campus são a UW Foster School of Business, a Escola de Direito e o Museu Burke de História Natural e Cultura.

O South Campus é o local das instalações de Ciências da Saúde e Ciências Naturais da universidade, incluindo o UW Medical Center e o Magnuson Health Sciences Center, bem como locais para instrução e pesquisa em Oceanografia, Biologia, Bioengenharia, Ciências do Genoma, Hidráulica e Medicina Comparativa .

A área do East Campus é amplamente ocupada por instalações esportivas e campos recreativos, incluindo a Alaska Airlines Arena, o Estádio Husky e o Husky Ballpark, o estádio de beisebol da instituição. Nessa parte do campus também estão as instalações dos programas de Engenharia e Ciência da Computação e de outros componentes da universidade, como o Jardim Botânico, a Laurel Village (um complexo residencial para estudantes) e uma estação de trem.

Já no West Campus estão os prédios mais modernos da universidade, como os que abrigam o College of Built Environments, a School of Social Work, o Fishery Sciences Building e o departamento policial da instituição. Por lá também se concentram muitos dos dormitórios da universidade.

Organização interna

A Universidade de Washington oferece programas de bacharelado, mestrado e doutorado distribuídos em seus 140 departamentos que, por suas vez, são organizados em 18 faculdades e escolas:

  • College of Arts & Sciences
  • College of Built Environments
  • Michael G. Foster School of Business
  • Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering
  • School of Dentistry
  • College of Education
  • College of Engineering
  • College of the Environment
  • The Graduate School
  • Henry M. Jackson School of International Studies
  • School of Law
  • The Information School
  • School of Medicine
  • School of Nursing
  • School of Pharmacy
  • Daniel J. Evans School of Public Policy & Governance
  • School of Public Health
  • School of Social Work
universidade-de-Washington-Paccar-Hall
Paccar Hall, um dos prédios da Foster School of Business (Foto: Sonic3KMaster/Wikimedia)

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a Universidade de Washington é a 72ª melhor universidade do mundo, empatada com a Universidade de Osaka, no Japão.

Já quando consideramos apenas as instituições americanas, a UW ocupa o 23º lugar, ficando melhor posicionada que instituições como o Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e a Universidade Rice.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da Universidade de Washington são, respectivamente: Enfermagem, Biblioteconomia, Geofísica, Geologia, Ciências Marinhas, Odontologia, Medicina, Ciência da Computação, Sistemas, Farmácia, Medicina, Estatística, Geografia, Ciências Biológicas e Estudos Meio Ambiente.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a Universidade de Washington se sai ainda melhor, figurando na 29ª posição entre as melhores universidades do mundo, na frente de instituições como a Universidade de Melbourne, na Austrália; o King’s College London; e a Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Números

A Universidade de Washington tem aproximadamente 47,5 mil alunos, sendo pouco mais de 31 mil de graduação e 16 mil de pós-graduação.

A instituição também se destaca em termos financeiros, com um endowment de 2.94 bilhões de dólares e um orçamento de 7.84 bilhões no último ano acadêmico (2019).

universidade-de-washington-red-square
Red Square (Foto: Curtis Cronn/Flickr)

Já a taxa média de aprovação de novos alunos na Universidade de Wisconsin-Madison gira em torno de 49%, o que é BEM maior, por exemplo, que instituições da Ivy League como Harvard (5%), Princeton (5%) e Yale (6%). Ou seja, é uma ótima opção para quem deseja estudar em uma instituição renomada mas com um processo seletivo menos restritivo.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Washington e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.