Não somos só nós, pessoas comuns, que sonhamos em estudar fora do Brasil. Muitas personalidades conhecidas do mundo das Artes também  já passaram por uma experiência dessa, seja antes ou depois da fama. E os motivos são os mais variados possíveis: cursos de idioma, pós-graduação, graduação e até High School. Ficou curioso(a)? Então confira essa lista que separamos com 12 famosos que fizeram intercâmbio. 

12 famosos que fizeram intercâmbio

Bradley Cooper

Bradley Cooper, protagonista de Nasce uma Estrela (2018), nasceu na Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Enquanto ele frequentava a Germantown Academy, se tornou professor de francês e passou seis meses como intercambista em Aix-en-Provence, na França. Inclusive, na época da divulgação do filme Nasce Uma Estrela, Bradley deu uma entrevista inteiramente em francês ao programa “Le Quotidien”. 

bradley-famosos-que-fizeram-intercambioEntre os destaques da carreira de Bradley Cooper está a indicação ao Oscar de Melhor Ator em três anos consecutivos pelos filmes O Lado Bom da Vida (2012), Trapaça (2013) e Sniper Americano (2014).

Matthew McConaughey

Matthew McConaughey nasceu em 1969 em Uvalde, no Texas (EUA), e se formou, em 1993, em Rádio e TV pela Universidade do Texas na Austin Communication College. Antes disso, porém, em 1988, ele morou por um ano em Warnervale, Nova Gales do Sul, na Austrália, como estudante de intercâmbio. Depois de muitos papéis em comédias românticas, McConaughey repaginou sua carreira, estrelando filmes como Magic Mike (2012), Amor Bandido (2012), e Obsessão (2013). 

matthew-famosos-que-fizeram-intercambioEssa mudança realmente valeu a pena:  em 2014 ele foi premiado com o Oscar de Melhor Ator, pelo filme  Clube de Compras Dallas (2013). Na produção, ele interpretou Ron Woodroof, um paciente soropositivo diagnosticado em Dallas, nos anos 80. O papel exigiu que McConaughey perdesse cerca de 17kg!

Tiago Leifert

O apresentador Tiago Leifert, que atualmente comenda programas da Rede Globo, estudou Jornalismo e Psicologia na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, e atuou como jornalista trainee na NBC, uma das maiores redes de televisão americanas.

Rodrigo Santoro

Hoje Rodrigo Santoro é um dos atores brasileiros mais conhecidos no exterior, tendo construindo uma cerreira bastante sólida nos Estados Unidos. Mas antes de chegar nesse nível ele começou pelo básico: aprendendo inglês. Para isso ele deixou o Brasil no auge da fama, aos 27 anos, para aperfeiçoar o idioma por lá. Isso mostra que não tem idade mínima para começar a estudar qualquer idioma!

Thiago Fragoso

O ator global Thiago Fragoso fez um tipo de intercâmbio bastante popular por aqui: o High School. Ele foi para os Estados Unidos em 1998 e morou durante 1 ano no estado do Alabama, se formando na Lamar County High School.  Durante esse tempo, ele teve aulas de literatura inglesa e americana e participou de duas peças teatrais em um grupo de artes dramáticas da escola. E mais: ganhou o prêmio de “Melhor Ator do Ano” na cerimônia de graduação!

Famosos-que-fizeram-intercâmbio

Famosos que fizeram intercâmbio: Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Ísis Valverde e Mariana Ximenes.

Wagner Moura

O ator Wagner Moura também é bastante conhecida lá fora e, para interpretar os seus papeis, ele se desafiou a aprender os idiomas necessários em tempo recorde. Primeiro, para interpretar um dos personagens principais do filme Elysium (2013), ele embarcou para os EUA para estudar inglês. Anos depois, ao ser convidado para interpretar Pablo Escobar na série Narco, ele partiu rumo a Colômbia para estudar espanhol em Medellín, a terra do famoso traficante. Ele confessou, tempos depois, que não falava uma palavra de espanhol antes de ser chamado para o papel. Mas mesmo assim ele mandou muito bem e foi, inclusive, indicado ao Globo de Outro de melhor ator pelo papel!

Ísis Valverde

Uma das mais reconhecidas atrizes globais, Ísis Valverde concluiu, em 2015, um curso de inglês e outro da dramaturgia na The Actors Studio em Nova York, mesma instituição pela qual já passaram nomes como Juliane Moore e Julia Roberts. Para conseguir uma vaga na escola ela teve que fazer uma audição com um diretor, atuando pela primeira vez em inglês em um monólogo.

Mariana Ximenes

Outra global na lista! Considera uma das melhores atrizes de sua geração, Mariana Ximenes fez seu primeiro intercâmbio em 1997, aos 16 anos. O destino? Reino Unido.  A experiência de estudo lá fora foi tão marcante que, anos depois, em 2011, ela voltou para Londres e passou 4 meses estudando inglês e teatro.

Extras

Existes muitas outros famosos que fizeram intercâmbio. Mas esses próximos nomes da lista não são exatamente personalidades da mídia. Confira agora uma escritora, um juiz, um ex-presidente e um líder mundial que já estudaram fora do seus países de origem:

Harper Lee

A escritora americana Harper Lee é conhecida pelo seu best-seller vencedor do Pulitzer, “O Sol é Para Todos”, publicado em 1960, que trata de questões raciais, de classe e de gênero. Lee nasceu em 1926 em Monroeville, no Alabama. Depois de terminar o colegial, em 1944, ela estudou na Huntingdon College, em Montgomery, por 1 ano e depois foi para a Universidade do Alabama em Tuscaloosa para estudar Direito

lee-celebridades-que-fizeram-intercambioNo entanto, algum tempo depois ela desistiu do curso e se mudou para Nova York para seguir seu sonho de se tornar escritora. Durante o verão de seu primeiro ano na Universidade do Alabama, no entanto, Lee estudou na Universidade de Oxford, no Reino Unido, como intercambista.

Bill Clinton

Outra personalidade americana que também estudou em Oxford é o ex-presidente Bill Clinton. Nascido e criado no Arkansas, ele estudou na Universidade de Georgetown, onde ganhou a bolsa Rhodes. Dessa forma ele embarcou para o Reino Unido para estudar Filosofia, Política e Economia na melhor universidade do país. 

bill-celebridades-que-fizeram-intercambioEm terras britânicas, ele desenvolveu interesse pelo rugby e participou de protestos contra a Guerra do Vietnã. Após seu período em Oxford, Clinton cursou a Faculdade de Direito de Yale, onde se formou e conheceu sua futura esposa, Hillary Clinton. Em 1996, Bill se tornou o primeiro democrata (após Franklin D. Roosevelt) a ser eleito presidente dos EUA duas vezes.

Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi, nasceu em Gujarat, no oeste da Índia, em 1869. Hoje uma figura lendária em todo o mundo, Gandhi se tornou o principal líder do movimento de independência da Índia, quando o país ainda estava sob domínio britânico. O nome “Mahatma” vem das palavras sânscritas “Maha” e “Atma”, que juntas significam “grande alma”. 

gandhi-celebridades-que-fizeram-intercambioFilósofo, pacifista e defensor da desobediência civil de forma não violenta, ele é considerado o pai da Índia independente. Mas você sabia que antes de se tornar um líder tão famoso, ele estudou no exterior? Em 1888, aos 18 anos, Gandhi decidiu estudar na University College London (UCL), no Reino Unido, para se tornar advogado. Em 1891, chegou a ser chamado para trabalhar no Tribunal Superior de Londres. Mais tarde naquele ano, no entanto, ele retornou à Índia, para usar seus conhecimentos de uma forma diferente.

Joaquim Barbosa

Filho de pedreiro, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e primeiro negro a integrar a Corte Suprema brasileira, é a prova vida de que intercâmbio não é coisa de rico.  Com bolsa do CNPq, ele fez mestrado e doutorado em Direito Público na Universidade de Paris-II, na França. Além disso, também estudou línguas estrangeiros nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e na Áustria!

Joaquim-Barbosa-Famosos-que-fizeram-intercâmbio

Essas personalidades e famosos que fizeram intercâmbio te inspiraram a estudar fora também? Então comece a se preparar para conquistar sua vaga com a nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.