Os Estados Unidos é, para muita gente, o melhor destino de intercâmbio. Nosso mentor Lucas Gomes, por exemplo, já falou sobre 10 motivos que o fizeram escolher o país para fazer sua faculdade. De fato, o país atrai milhares de estudantes de todos os países do mundo para suas universidades todos os anos. Descubra agora o porquê!

Por que os EUA são o melhor destino de intercâmbio para tantas pessoas?

O país é o lar das melhores universidades do mundo

Com mais de 150 universidades presentes no QS World University Rankings, incluindo cerca de 50 entre as 200 melhores do mundo, os EUA são os principais provedores de ensino superior do planeta. As principais universidades americanas, como o MIT, Harvard, Yale, Stanford e Caltech (para citar apenas algumas), são famosas referências no mundo inteiro!

A vida nos campi das universidades é única 

Os campi, as irmandades e as fraternidades dos EUA costumam aparecer em filmes e programas de TV, e não é difícil entender o porquê. As universidades dos EUA costumam oferecer acomodações no campus, com dormitórios. Parecidas com as “repúblicas” que temos aqui no Brasil, elas tendem a promover fortes laços entre os alunos e proporcionar um forte senso de comunidade. Por conta disso, acabam facilitando o envolvimento em todos os tipos de atividades organizadas pela comunidade acadêmica. 

fraternidade-melhor-destino-de-intercâmbio

Sede da fraternidade Alpha Delta Phi, na Universidade Rochester.

É fácil encontrar emprego 

Líder em diversas áreas da economia, os EUA são exportadores globais de produtos farmacêuticos, eletrônicos e até aeronaves. Dependendo do seu campo de interesse, pode haver algumas oportunidades para continuar nos EUA após o fim dos estudos e trabalhar por lá. Após a formatura, quem tiver o visto F-1 tem direito a permanecer no país por até 1 ano, desde que solicite uma alteração no status do visto. Os estudantes STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), por sua vez, podem estender esse treinamento por um período adicional de 17 meses.

Existem diversas oportunidades de bolsa

Um dos motivos principais que fazem os EUA serem o melhor destino de intercâmbio para muita gente é o grande número de bolsas e oportunidades de financiamento disponíveis para intercambistas, por meio de universidades públicas e privadas ou organizações externas. As universidades americanas mais destacadas, como Harvard, por exemplo, ajudam até 70% dos estudantes com as mensalidades. Existem também esquemas de bolsas projetados especificamente para estrangeiros, como o Programa Fulbright, liderado pelo Departamento de Estado dos EUA.

As universidades dos EUA favorecem um ensino multidisciplinar

Diferente das universidades de países como o Reino Unido, que pedem que os alunos se especializem em uma única disciplina desde o primeiro dia, as universidades dos EUA geralmente incentivam os estudantes a se envolverem em uma ampla gama de interesses. Isso pode atrair quem ainda não sabe ao certo o caminho que deseja seguir e até mesmo aquelas pessoas que gostam de experimentar coisas novas e adquirir conhecimentos em diversas áreas.

Existem muitas oportunidades de pesquisa

Graças à Lei Bayh-Dole, que permite às universidades patentear e comercializar invenções, as instituições estadunidenses se tornaram verdadeiras incubadoras de avanços científicos e de alta tecnologia. Um exemplo importante disso é Stanford. A universidade é proprietária da patente da tecnologia de pesquisa do Google e ganha milhões a cada ano com as tecnologias licenciadas para empresas.

pesquisa-melhor-destino-de-intercâmbio

A pesquisa é um dos pilares das universidades dos EUA.

As universidades dos EUA são muito diversas

Com mais de 880 mil estudantes internacionais em 50 estados e 4.500 instituições de ensino superior, os EUA são um destino de intercâmbio incrivelmente diversificado. Mas o que isso significa na prática para você? Um ambiente aberto ao mundo, um grupo unido de amigos se apoiando quando a saudade de casa bater e inúmeras oportunidades de aprender sobre outros lugares e culturas.

Ficou convencido(a) de que os EUA podem ser o seu melhor destino de intercâmbio? Então comece a se preparar com a nossa mentoria especializada para garantir sua vaga por lá. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos