Você já parou pra pensar no que fazer durante as suas férias de inverno e verão quando estiver estudando em uma universidade americana? Embora você possa utilizar esse tempo para viajar, outra alternativa bastante interessante é assistir aulas e adquirir ainda mais conhecimento. Isso porque além dos semestres típicos de outono e primavera, muitas faculdades e universidades dos EUA oferecem winter e summer classes que nada mais são do que aulas durante o inverno ou verão que podem gerar créditos acadêmicos.

5 mitos sobre os processos seletivos das universidades americanas

As férias de inverno nas universidades americanas geralmente duram entre três e seis semanas, enquanto as férias de verão duram normalmente cerca de três meses, embora possa existir uma variação de tempo entre as instituições.

Ter aulas durante as férias é algo que passa pela sua cabeça? Então descubra agora algumas informações essenciais sobre winter e summer classes que podem te ajudar a tomar essa decisão.

As aulas podem ser contadas para o status de tempo integral

Os alunos internacionais de graduação com visto de estudante F-1 devem estar matriculados em um mínimo de 12 horas de crédito por período durante o ano acadêmico para atender ao requisito de matrícula em tempo integral.

15 tipos de visto americano para brasileiros

Em algumas universidades, as winter e summer classes podem ser contabilizadas como período integral durante o semestre padrão do outono ou da primavera.

Por exemplo, na Universidade de Bowling Green State, os alunos estrangeiros de graduação que recebem 3 horas de crédito nas aulas realizadas durante o inverno só precisam se registrar para 9 horas de crédito pelo resto do semestre da primavera para manter o status de tempo integral.

Já na Universidade do Arkansas, as horas ocupadas durante uma intersession – uma aula de 10 dias oferecida antes do início da sessão regular completa nos períodos de outono, primavera e verão – contam para o próximo período regular para estudantes internacionais.

No entanto, nem todas as escolas compartilham a mesma política. Por exemplo, créditos de winter e summer classes não são contabilizados durante os semestre de outono e primavera em status de tempo integral no Lehman College da Universidade da Cidade de Nova York.

Lehman-College -Winter-e-Summer-Classes
No Lehman College os créditos de winter e summer classes não são contabilizados durante os semestre de outono e primavera (Foto: Tdorante10/Wikimedia)

Da mesma forma, de acordo com o site da Universidade do Maine, os créditos das sessões de inverno na escola não contam para o status de período integral.

O que quero dizer com esses exemplos é que a política de aproveitamento de créditos de winter es summer classes varia bastante de uma universidade para outra. E se você tem intenção de fazer essas aulas durante as férias para aproveitamento de crédito, o ideal é checar com sua instituição de interesse antes mesmo de fazer sua aplicação.

Os estudantes internacionais podem pagar o mesmo valor que os estudantes americanos

Dependendo da universidade, os estudantes internacionais podem pagar o mesmo que os estudantes americanos pagam pelas winter e summer classes. Isso acontece, por exemplo, na Universidade Brown, na Universidade do Arizona, na Universidade Estadual de San Jose e na Universidade Cornell.

Como os valores das taxas podem variar bastante entre as instituições, o ideal é que o estudante em potencial investigue os custos totais das winter e summer classes das universidades em que deseja estudar.

Os alunos podem ter winter e summer classes em outra instituição

Como as ofertas de aulas geralmente são limitadas durante as sessões de inverno e verão, os alunos internacionais podem ter a opção de fazer aulas para obter crédito em outra instituição.

Isso é permitido pelos regulamentos do visto de estudante, desde que essas aulas sejam consideradas em tempo integral, com base na matrícula do estudante no outono e na primavera no ano letivo regular; e desde que, obviamente, ele tenha a intenção de se matricular em sua instituição principal no próximo semestre.

Portanto, caso você tenha interesse em fazer alguma aula em outra universidade, o primeiro passo é consultar as políticas de visto, tanto da sua universidade de origem nos EUA quanto da instituição em que essas aulas serão realizadas.

Universidade do Intercâmbio

E aí, você já sabia sobre a possibilidade de fazer winter e summer classes nas universidades americanas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Mas antes de se preocupar com isso, você deve se preparar para conquistar sua vaga dos sonhos por lá, e de preferência com uma ótima bolsa. E a boa notícia é que nós podemos te ajudar a conquistar esse objetivo através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.