4 universidades da América do Sul

Você sempre quis fazer intercâmbio em algum país aqui perto do Brasil para praticar o espanhol, mas não sabe onde estudar? Então esse texto é pra você! Nós listamos aqui 4 universidades da América do Sul muito boas para estudantes intercambistas, com todas as vantagens de estudar em uma delas. Mas como nem tudo são flores, incluímos alguns “contras” também. Assim você pode saber um pouco dos dois lados!

4 universidades da América do Sul para você fazer o seu intercâmbio:

Pontifícia Universidade Católica do Chile

Casa-Central-da-Pontificia-Universidade-Catolica-do-Chile

Casa Central da Pontifícia Universidade Católica do Chile

Classificada como uma das melhores universidades da América Latina, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC) fica em Santiago e foi fundada em 1888. Uma das universidades mais antigas do Chile, a PUC oferece uma quantidade quase inacreditável de cursos, faculdades e departamentos de pesquisa.

Prós: Lar de quase 30 mil alunos, a PUC é enorme! Se você procura um ambiente acadêmico realmente movimentado, essa provavelmente será a sua melhor escolha! Além disso, você vai estar em uma das cidades mais interessantes e únicas da América do Sul.

Contras: A PUC tem quatro campi separados, espalhados pela grande área de Santiago. Dependendo do que você está estudando e das matérias que você irá cursar, pode ser que tenha que se descolar entre um e outro. E isso pode ser um pouco cansativo. Mas isso não é necessariamente ruim. Afinal, você terá a oportunidade de conhecer ainda mais a cidade e fazer novos amigos.

Universidad de Buenos Aires (UBA)

Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires

Considerada a melhor instituição de ensino da Argentina, a Universidade de Buenos Aires é um dos melhores lugares para fazer intercâmbio na América do Sul. É a maior universidade do país, com mais de 300 mil alunos. Isso faz dela a segunda maior instituição de ensino de toda a América Latina. Com esse corpo estudantil e uma grande reputação, você com certeza vai encontrar o que procura por lá.

Prós: O maior fator positivo de todos é que esta universidade é gratuita, mesmo para estudantes internacionais! Tirando alguns gastos extras, os estudantes que se matriculam na universidade normalmente não precisam gastar muito.

Contras: Buenos Aires é uma cidade bem cara para os padrões argentinos. Então mesmo que a universidade seja gratuita, você com certeza irá gastar mais por lá do que em outras cidades argentinas que também contam com boas universidades públicas. O lado bom disso é que a cidade é realmente linda!

Pontifícia Universidade Católica do Peru

Prédio-Administrativo-da-Pontifícia-Universidade-Católica-do-Peru

Prédio Administrativo da Pontifícia Universidade Católica do Peru

Localizada na capital, Lima, e fundada em 1917, a Pontifícia Universidade Católica do Peru foi a primeira universidade privada sem fins lucrativos do Peru. A PUC peruana é sempre classificada como primeira ou segunda melhor no país. Ela oferece um enorme campus com jardins exuberantes, prédios movimentados e até sítios arqueológicos de escavação.

Prós: A PUCP se concentra fortemente no aprendizado baseado na comunidade. Ou seja, isso significa que os intercambistas dessa instituição se envolvem 100% na cultura peruana. E não há melhor maneira de aprender sobre sua cidade anfitriã do que se envolver diretamente com a comunidade local!

Contras: Lima é a terceira maior cidade de toda a América Latina, com quase nove milhões de pessoas. A própria PUCP tem mais de 16 mil alunos. No entanto, a estrutura da cidade ainda não é tão desenvolvida  como a de outras cidades do mesmo porte ao redor do mundo. Então esteja preparado para um pouquinho de caos.

Universidade San Francisco de Quito

A-Universidade-San-Francisco-de-Quito-considerada-uma-das-mais-lindas-da-América-Latina

A-Universidade-San-Francisco de Quito considerada uma das mais lindas da América Latina

Localizada na capital do Equador, a Universidade San Francisco de Quito (USFQ) foi a primeira universidade privada autofinanciada no país. A USFQ fez um excelente trabalho mesclando a população com mais de mil intercambistas. Lá, você com certeza vai conhecer pessoas com todos os tipos de vivência!

Prós: A USFQ é a única universidade do mundo que opera um campus nas Ilhas Galápagos. Quer realmente “estudar fora” durante o intercâmbio? Faça algumas aulas na praia!

Contras: Algo para estar ciente antes de se matricular no USFQ é que Quito é a segunda capital mais alta do mundo. Os intercambistas têm que estar preparados para viver e estudar nessa altitude, que pode ser bem incomoda para algumas pessoas.

Qual dessas universidades da América do Sul parece a mais interessante pra você? Independentemente da sua resposta, o que importa é se preparar para conseguir uma vaga em uma delas. A nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.