8 pontos turísticos de Londres que apareceram em filmes

Os pontos turísticos de Londres, capital do Reino Unido, são tão famosos que acabaram servindo de cenário para diversos filmes. Ou será que é o contrário? De qualquer forma, trouxemos aqui 8 desses lugares que você provavelmente já viu nas telonas (cuidado com pequenos spoilers!). Quem sabe eles não te inspiram a fazer um intercâmbio por lá e, assim, conhecer essas atrações pessoalmente?

Pontos turísticos de Londres vistos em filmes

Estação King’s Cross

5-pontos-turisticos-de-londres

A fantástica plataforma 9 ¾, na Estação King’s Cross, se tornou uma das mais famosas do mundo assim que apareceu pela primeira vez nos livros de Harry Potter. Depois, ela foi maravilhosamente trazida à vida nos filmes da saga. Hoje em dia, o carrinho que desaparece nas paredes da estação é um dos pontos turísticos de Londres mais disputados. 

St. Paul’s Cathedral

8-pontos-turisticos-de-londres

Mary Poppins (1964) nos leva em uma viagem à era eduardiana, mostrando uma série de pontos turísticos de Londres e a paisagem da cidade nas cenas dos telhados com chaminés. No filme, durante a música “Feed the Birds”, a cena se concentra em uma mulher dando comida aos pássaros nas escadarias da Catedral de São Paulo. Mais recentemente, o templo foi visto em outra produção do universo de Harry Potter, em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018).

Tate Modern

2-pontos-turisticos-de-londres

Match Point, de Woody Allen, não conquistou todos os críticos em 2005, mas proporcionou ao público muitas cenas de Londres. O filme mostra Jonathan Rhys-Meyers e Scarlett Johansson se reunindo brevemente no Tate Modern, um dos espaços de arte mais emblemáticos da capital. O museu também aparece como sede da sombria organização Ark of the Arts em Filhos da Esperança (2006).

Somerset House

4-pontos-turisticos-de-londres

No final de A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), o protagonista Ichobod Crane (Johnny Depp) retorna a Nova York após sua luta com o cavaleiro que dá título ao filme. Os fãs podem não saber, porém, que a cena final foi de fato filmada do lado de fora da Somerset House, na capital britânica. O prédio é um dos pontos turísticos de Londres que mais foi transformado em outros lugares nas telonas. Outro exemplo foi quando cenário também apareceu no filme 007 contra GoldenEye (1995), do James Bond, como sendo uma praça de São Petersburgo, na Rússia.

Abadia de Westminster

7-pontos-turisticos-de-londres

Tom Hanks, Audrey Tautou e Ian McKellen vão à Abadia de Westminster para procurar pistas sobre o túmulo de Sir Isaac Newton na adaptação para os cinemas de O Código Da Vinci (2006). Infelizmente, o filme e o romance de Dan Brown estão cheios de informações erradas sobre o local e afirmam erroneamente que Alexander Pope, um dos maiores poetas britânicos do século XVIII, prestou homenagens no funeral de Newton. No entanto, podemos desculpar as obras e apreciar os pontos turísticos de Londres mostrados no filme!

Mercado de rua da Portobello Road

1-pontos-turisticos-de-londres

Na comédia romântica Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), Hugh Grant passeia pelo mercado de rua da Portobello Road, contemplando a agitação ao redor. O local usado como a casa do personagem de Grant – com a famosa porta azul – fica na esquina da Portobello com a Westbourne Park Road. Os proprietários da casa pintaram as portas de preto por anos, numa tentativa de impedir os turistas de posar para fotos. No entanto, elas foram pintadas novamente de azul em 2013 e os fãs do filme se reúnem para tirar selfies por lá até hoje.

Metrô de Londres

9-pontos-turisticos-de-londres

OK, ele não é realmente um dos pontos turísticos de Londres, mas o metrô da cidade (chamado de The Tube por lá) já apareceu em diversas produções diferentes. Operação Skyfall (2012) e O Ultimato Bourne (2007) incluíram sequências tensas nas estações e o metrô ainda teve um grande destaque em De Caso com o Acaso (1998). Porém, Thor: O Mundo Sombrio (2013) foi o que mais causou polêmica entre os londrinos, ao afirmar em uma cena que a estação de Greenwich estava a apenas três paradas da Charing Cross, no centro da cidade. 

Big Ben

3-pontos-turisticos-de-londres

O Big Ben está entre os pontos turísticos de Londres mais facilmente reconhecidos ao redor do mundo. O relógio da torre que abriga o sino apareceu na versão de 1978 do filme Os 39 Degraus. A cena mais famosa do longa mostra Hannay (Robert Powell) agarrado ao relógio, enquanto os londrinos assistem angustiados abaixo. Os passeios pela localização histórica estão suspensos por conta de reformas, mas as pessoas ainda podem visitar o restante do Palácio de Westminster.

Intercâmbio com a UDI

Qual desses pontos turísticos de Londres você tem mais vontade de conhecer? Conta pra gente nos comentários! Se você quiser fazer um intercâmbio por lá ou em qualquer outro lugar do mundo, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.