Um mestrado é uma ótima oportunidade de estudar mais a fundo um tema que você se interessou na graduação e, além disso, ainda enriquecer o seu currículo. Mas esses não são os únicos motivos para investir nessa formação. Confira outras razões para isso aqui e aqui. Acha que esse pode ser um bom caminho para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional? Então confira essas bolsas de mestrado na Europa que separamos para você!

9 bolsas de mestrado na Europa

Bolsas no Reino Unido

The University of the West of England Chancellor’s Scholarships

Essa bolsa da University of the West of England, em Bristol, é uma excelente oportunidade disponível para todos os cursos de mestrado da instituição. Os contemplados recebem isenção completa no valor das mensalidades. Mas fique atento: para concorrer, você deve comprovar proficiência em inglês. Por isso, é necessário fazer um teste de proficiência no idioma.

Bristol Think Big Scholarships

A University of Bristol investe 500 mil libras esterlinas nesse programa todos os anos. O objetivo disso é fazer com que mais estudantes internacionais  busquem a instituição para cursar qualquer programa de pós-graduação de um ano, em tempo integral. As bolsas concedidas cobrem de 25% a 100% das mensalidades.

Vista aérea da University of Bristol

University of Sussex Chancellor’s International Scholarships

As bolsas da University of Sussex são distribuídas com base no desempenho acadêmico e potencial dos estudantes estrangeiros. Para se candidatar, basta não ser cidadão de um país pertencente à União Europeia (UE). Além disso, é preciso já ter conseguido uma vaga em um programa de pós-graduação em período integral da instituição. A bolsa é de 50% de desconto na mensalidade e é oferecida por um ano.

Bolsas de Mestrado na Holanda

Leiden University Excellence Scholarships

Esse programa é aberto para estudantes de fora da União Europeia que buscam qualquer curso de mestrado oferecido na Leiden University. As bolsas funcionam assim: são 10 mil euros para pagamento de mensalidades e 15 mil euros de auxílio para outras despesas. Uma outra modalidade é a isenção total das mensalidades, com exceção de algumas taxas obrigatórias. Para se candidatar, é obrigatório não ter passaporte europeu e ter se destacado na graduação.

University of Maastricht High Potential Scholarships

Assim como alguns outros dessa lista, esse programa da University of Maastricht é voltado para alunos de fora da União Europeia. A bolsa cobre todos os custos com taxas de matrícula. Além disso, os bolsistas também recebem auxílio para despesas com estadia, seguro e custos de visto. Estudantes de qualquer curso de pós-graduação da universidade podem se candidatar, exceto os da Escola de Negócios e Economia.

Bolsas na Suíça

ETH Excellence Scholarships

Esse programa da ETH Zurich é bastante competitivo. Isso porque tanto alunos da própria universidade, quanto de outras universidades na Suíça e de instituições internacionais podem se candidatar. As bolsas incluem isenção das mensalidades e ainda um auxílio para despesas de estadia e estudos.

University of Lausanne Master’s Grants for Foreign Students

Na University of Lausanne, o programa de bolsas para estudantes de mestrado vale pra quase todos os cursos. As exceções são Medicina, Artes, Ciências da Educação e Direito. A bolsa oferece um auxílio mensal de 1600 francos suíços. No entanto, para se candidatar é preciso comprovar proficiência em francês ou inglês.

Bolsas de Mestrado na Suécia

Uppsala University IPK Scholarships

A Uppsala University também oferece bolsas para candidatos de fora da União Europeia (e também da Suíça) que queiram cursar um mestrado na instituição. A bolsa cobre todas as despesas com mensalidades.

Uppsala University

Bolsas na França

The Université Paris-Saclay International Masters Scholarships

As bolsas de estudos de mestrado da Université Paris-Saclay estão abertas a estudantes estrangeiros de todas as áreas. A bolsa é de 10 mil euros e é válida para o período de 1 ano. Dependendo do país de origem, o aluno ainda pode ganhar mil euros para despesas de viagem e de visto.

Estas são algumas das melhores bolsas de mestrado na Europa. Com elas fica bem mais fácil de começar a pensar em realizar o seu intercâmbio, não é? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a se preparar pra isso. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!