Uma bolsa de estudo completa (chamada de “full-ride” no exterior), que cobre quase todos os gastos durante a faculdade, é o sonho de praticamente todo mundo que quer fazer um intercâmbio. Mas infelizmente não existem muitos auxílios desse tipo disponíveis por aí. Por isso, vamos te mostrar aqui o que você deve fazer para encontrar uma dessas oportunidades. Vamos lá?

7 passos para conquistar uma bolsa de estudo completa

Saiba onde procurar

Primeiramente, onde você realmente vai encontrar uma bolsa de estudo completa? Sua primeira parada deve ser o site oficial da universidade que você quer estudar, já que eles podem oferecer seus próprios auxílios financeiros para estudantes internacionais e específicos para o curso que você escolheu, ou então possivelmente listar bolsas externas para as quais você poderia se candidatar.

Se prepare com antecedência

Se você sabe que vai precisar de uma bolsa de estudo completa para fazer seu intercâmbio, é importante começar a se preparar com a maior antecedência possível. Por exemplo, alguns auxílios pedem que os candidatos participem de entrevistas, enviem essays ou façam alguma prova, como um teste de proficiência, por exemplo. Nesses casos, você tem que começar a pesquisar, se informar e/ou estudar com bastante antecedência para conseguir fazer tudo a tempo.

2-bolsa-de-estudo-completa
(Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

Se esforce e se mantenha motivado(a)

Por mais que algumas bolsas integrais sejam baseadas na necessidade financeira e não no desempenho acadêmico, algumas vão levar ambos os aspectos em consideração ou somente serão concedidas a alunos realmente excepcionais. Nem é preciso dizer que você deve se esforçar muito nos estudos, mas precisa realmente trabalhar duro se quiser conseguir uma bolsa de estudo completa, já que a maioria é concedida aos alunos com melhor desempenho. 

Em alguns casos, as universidades podem considerar automaticamente os candidatos a bolsas integrais usando a inscrição geral da universidade, tornando as notas altas cruciais. Embora se esforçar academicamente possa ser mentalmente exaustivo, tente continuar motivado(a), mantendo seus objetivos em mente. No entanto, lembre-se de dar a si mesmo(a) uma pausa de vez em quando para relaxar.

Destaque-se dos outros candidatos

Com tanta competição para conseguir uma bolsa de estudo completa, é crucial se destacar em relação aos outros candidatos, demonstrando um compromisso real de se aprimorar como indivíduo. Isso significa ter algumas atividades extracurriculares para mostrar, demonstrar suas paixões e interesses fora da sala de aula, além de exemplos de ocasiões em que você se envolveu com a comunidade, participando de um trabalho voluntário, por exemplo.

Habilidades de liderança também são extremamente valorizadas, e você pode demonstrar isso se oferecendo como voluntário para liderar projetos em suas atividades extracurriculares ou trabalho comunitário.

Outra coisa que pode realmente fazer você se destacar dos demais quando se trata de inscrições para bolsas de estudo é um relatório brilhante sobre suas qualidades acadêmicas e pessoais por meio das suas cartas de recomendação. Por isso é importante construir relacionamentos fortes com seus professores/mentores acadêmicos.

Leia as instruções de aplicação com atenção

Isso pode parecer extremamente óbvio, mas você não quer perder suas chances por acidentalmente esquecer um documento ou deixar de fora alguma informação. Então se certifique de ler as orientações do edital com atenção (e várias vezes, se necessário), para que você não perca nada.

Envie um ótimo essay ou cover letter

Como dissemos anteriormente, alguns editais de bolsas podem pedir essays e outros materiais. Nesse caso, não é nem preciso dizer, mas sua redação/carta de apresentação deve ser da melhor qualidade possível. Isso significa que ela deve ser clara e concisa, estar formatada corretamente, ter uma introdução forte, focar no tema ou tópico principal e contar com ortografia e gramática perfeitas. Peça a um parente ou amigo para revisar e verificar se há erros de digitação e frases que não foram escritas tão bem quanto deveriam.

1-bolsa-de-estudo-completa
(Ben Mullins/Unsplash)

Seja realista

E, por fim, como mencionamos no começo do texto, a triste realidade é que não há muitas bolsas de estudo completas disponíveis e elas são extremamente competitivas, o que significa que nem todo mundo que se inscreve consegue uma. Não deixe que isso te impeça de se inscrever, mas seja realista quanto às suas expectativas. 

E lembre-se, não há limite para quantos pedidos de bolsa você pode enviar e normalmente também não há limite para quantas bolsas você pode receber, então você pode conseguir construir sua própria “bolsa de estudo completa” usando duas ou mais bolsas menores. Antes disso, claro, verifique com os fornecedores das bolsas se você pode se inscrever e receber financiamento de outras fontes. 

Se você não conseguir a bolsa, tente não se deixar abater – levante, sacuda a poeira e não pare de tentar até conseguir!

Quer aprender mais sobre bolsas de estudo no exterior?

Então ouça o episódio #117 do nosso podcast, o “Tudo Sobre Intercâmbio”:

Intercâmbio com a UDI

Está em busca de uma ajuda especializada para conquistar uma oportunidade no exterior com uma bolsa de estudo completa? Então confira o trabalho do nosso time de mentores e clique aqui para fazer o seu teste de perfil e participar da nossa mentoria.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.