BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

5 melhores escolas de Enfermagem da Europa

As melhores escolas de Enfermagem da Europa se destacam a nível internacional na área, ao lado de instituições de países como EUA, Canadá, Hong Kong e Austrália. Descubra agora quais são as cinco melhores do Velho Continente (de acordo com o ranking da QS World Universities) e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.  

Melhores escolas de Enfermagem da Europa: King’s College London – Inglaterra

A Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Florence Nightingale ganhou esse nome em homenagem a uma de suas alunas mais famosas, que passou pela instituição no ano de 1860. Atualmente a faculdade conta com cerca de 300 funcionários (entre professores e técnicos) e 4 mil estudantes.

Além de ser a melhor escola de Enfermagem da Europa, é também a segunda melhor do mundo, atrás apenas da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

melhores-escolas-de-enfermagem-da-europa-london
Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Florence Nightingale (Foto: Off2riorob/Wikipedia)

A instituição é dividida em cinco departamentos principais: Enfermagem de Adultos; Saúde Infantil e Familiar; Enfermagem de Saúde Mental, Obstetrícia e o Instituto Cicely Saunders, o primeiro centro de pesquisa do mundo exclusivamente dedicado ao estudo dos cuidados paliativos.

Por lá são oferecidos programas de graduação e especialmente de pós-graduação, com uma grande variedade de especializações nas áreas de Enfermagem, Cuidado Paliativo e Obstetrícia. Clique aqui para conferir a lista completa.

Melhores escolas de Enfermagem da Europa: Universidade de Southampton – Inglaterra

Os programas na área da Enfermagem na Universidade de Southampton são oferecidos pela Escola de Ciências da Saúde. A instituição é conhecida por oferecer programas de formação dupla (graduação + mestrado) para enfermeiros.

Por conta disso, por lá podem ser encontrados programas de 3 anos (apenas bacharelado) e de 4 anos (bacharelado e mestrado). Na primeira categoria são oferecidos os programas em Enfermagem Infantil e em Enfermagem em Saúde Mental. Já na segunda, as opções são Enfermagem de Crianças e Adultos, Enfermagem em Saúde Mental de Adultos e Enfermagem em Saúde Mental Infantil.

Além disso, também são oferecidos três programas de pós-graduação (apenas para quem já tem mestrado) em Enfermagem de Adultos, Enfermagem Infantil e Enfermagem em Saúde Mental.

No ranking da QS, a Universidade de Southampton fica no quinto lugar geral entre as melhores escolas de Enfermagem do mundo, logo atrás da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e na frente da famosa Universidade Yale.

Melhores escolas de Enfermagem da Europa: Universidade de Manchester – Inglaterra

Na Universidade de Manchester, os programas de Enfermagem fazem parte da Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde da instituição.

A nível de graduação, são oferecidos 6 programas Bnurs (voltados ao campo acadêmico da Enfermagem) nas áreas de Enfermagem de Adultos, Enfermagem Infantil e Enfermagem em Saúde Mental. Já na pós-graduação, há o programa de mestrado em Liderança Avançada para Prática Profissional de Enfermagem e os programas de doutorado PhD (3 ou 4 anos) e MPhil (1 ou 2 anos) na área.

Além desses, a universidade também conta com programas de pós-graduação em área complementares, como Saúde Pública, Saúde Global, Pesquisa Clínica, Saúde e Assistência Social e Prática Especializada em Câncer.

No ranking mundial de Enfermagem da QS, a Universidade de Manchester fica no oitavo lugar, empatada com a Faculdade de Enfermagem Lawrence S. Bloomberg da Universidade de Toronto, no Canadá.

melhores-escolas-de-enfermagem-da-europa-manchester
Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde da Universidade de Manchester (Foto: bmh.manchester.ac.uk)

Melhores escolas de Enfermagem da Europa: Instituto Karolinska – Suécia

A divisão de Enfermagem do Instituto Karolinska (que é uma referência mundial na área da Saúde) também oferece programas de graduação e pós-graduação, incluindo especializações em áreas como Enfermagem de Emergência, Enfermagem Cirúrgica, Anestesia, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Psiquiátrica, Oncologia e Saúde Pública.

A marca da instituição é o esforço para integrar o ensino em sala de aula, a pesquisa e a prática clínica, com o objetivo de constituir uma arena acadêmica atuante no desenvolvimento internacional da pesquisa em Enfermagem e da profissão de enfermeiro(a).

A Divisão de Enfermagem do Instituto Karolinska tem cerca de 1000 alunos em seu programa de graduação (cerca de 1/3 deles matriculados em cursos online) e cerca de 600 em programas de especialização.

No ranking geral da QS, a instituição ocupa o 18º lugar, empatada com a Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta, no Canadá.

Melhores escolas de Enfermagem da Europa: Universidade de Edimburgo – Escócia  

Na Universidade de Edimburgo, os programas de Enfermagem fazem parte da Escola de Saúde em Ciências Sociais.

Como uma das primeiras universidades a oferecer um diploma de Enfermagem no Reino Unido, a Universidade de Edimburgo tem uma longa tradição de preparação técnica de enfermeiras e enfermeiros, oferecendo programas de graduação e pós-graduação em ensino e pesquisa, além de cursos de desenvolvimento profissional contínuo.

A Universidade de Edimburgo ocupa a 23ª colocação mundial no ranking da QS, empatada com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

melhores-escolas-de-enfermagem-da-europa-edimburgo
Escola de Saúde em Ciências Sociais da Universidade de Edimburgo (Foto: @EdinUniHealth/Facebook)

Menções honrosas

Completam o TOP 10 das melhores escolas de Enfermagem da Europa as seguintes instituições:

  • Universidade de Nottingham – Inglaterra (28º lugar)
  • Universidade de Turku – Finlândia (30º lugar)
  • Universidade de Leeds – Inglaterra (45º lugar)
  • Universidade de Lund – Suécia (47º lugar)
  • Trinity College Dublin – Irlanda (48º lugar)

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já conhece as melhores escolas de Enfermagem da Europa, que tal se preparar para conquistar a sua oportunidade em uma dessas instituições? Nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

10 Ago 2020

Postagens recentes
Plano financeiro realista para fazer MBA fora

Como calcular custo total, buscar bolsas, ajustar orçamento e montar um cronograma financeiro realista para fazer MBA fora com segurança.

Equipe Universidade do Intercâmbio
18 Out 2025