5 perguntas para escolher onde estudar no Reino Unido

Na hora de escolher uma universidade é normal fazer uma lista com o que desejamos encontrar na nossa faculdade dos sonhos. Mas e quando você vai procurar uma universidade no exterior? Como escolher uma instituição que você nunca viu, em um lugar que você nunca foi? Se, por um acaso, esse lugar for a terra da Rainha, trouxemos aqui algumas dicas para você poder escolher onde estudar no Reino Unido. Vamos lá?

Como escolher onde estudar no Reino Unido?

Para escolher onde estudar no Reino Unido, faça estas perguntas a si mesmo(a):

Qual é o melhor curso para mim?

Geralmente, o passo mais importante para escolher onde você vai morar e estudar no Reino Unido é decidir quais cursos você acha mais interessantes e que têm mais potencial. Como os cursos por lá podem ser muito específicos, você pode mergulhar de cabeça em um assunto que tenha interesse. Isso pode abrir muitas portas novas em termos de pesquisa, estágios e até mesmo viagens.

Por exemplo, em vez de estudar Literatura Inglesa em geral, no Reino Unido você poderia estudar Literatura Renascentista, especificamente. Com isso em mente, os estudantes muitas vezes escolhem uma universidade exclusivamente com base na especificidade dos programas de graduação que ela oferece.

Decidir quais locais e instituições oferecem os cursos em que você está interessado(a) vai restringir muito sua busca pela universidade perfeita para sua graduação no Reino Unido.

4-escolher-onde-estudar-no-reino-unido
Universidade de Oxford (Sidharth Bhatia/Unsplash)

Qual é o custo de vida?

Outra coisa importante a se considerar quando for escolher onde estudar no Reino Unido é o custo de vida, particularmente a diferença entre o custo de vida diário em uma cidade grande em comparação com uma cidade menor. Por exemplo, uma cidade como Londres tende a ser milhares de libras mais cara que cidades menores.

Embora muitos estudantes achem que a emoção de viver em Londres vale o investimento, se você pensa que o custo extra de vida em uma cidade grande pode ser impraticável, há muitas universidades e cidades na Inglaterra, País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia que têm um custo de vida mais baixo do que Londres, e que ainda oferecem uma grande quantidade de opções de cursos e boas universidades.

Eu prefiro estudar na zona rural ou urbana?

Embora isso possa parecer óbvio, é importante entender se você é uma pessoa da cidade ou do campo. Você se diverte com o burburinho de uma cidade vibrante? Você é fascinado(a) pelo caos de uma grande metrópole? Ou você prefere a beleza tranquila do interior? Será que um ritmo um pouco mais lento te atrai?

Enquanto cidades como Londres e Manchester oferecem diversas universidades para você escolher, também há uma infinidade de instituições espalhadas por todo o Reino Unido se você achar que prefere algo menor e mais intimista.

3-escolher-onde-estudar-no-reino-unido
Linha de trem em Wilsden, no interior da Inglaterra (Richard Horne/Unsplash)

Qual é o significado histórico do local?

Outro aspecto que deve ser considerado ao escolher onde estudar no Reino Unido é o significado histórico por trás do local onde você gostaria de morar. Você deseja fazer um estudo mais aprofundado sobre a conservação dos pontos históricos da Grã-Bretanha? Ou você ama a história medieval da Escócia?

Se há alguma coisa específica que te atraiu para a ideia de fazer intercâmbio no Reino Unido, não se afaste disso, mergulhe de cabeça! É provável que você ache sua experiência acadêmica muito mais gratificante se você for capaz de se conectar com o lugar.

2-escolher-onde-estudar-no-reino-unido
Stonehenge (Hulki Okan Tabak/Unsplash)

Quanto você quer viajar?

Por mais que viajar dentro do Reino Unido seja interessante e até mesmo bastante barato, você deve considerar com que frequência gostaria de viajar para fora do país também. Se você planeja fazer viagens frequentes para outros países que estão próximos ao Reino Unido, você deve ficar perto de um grande aeroporto internacional para economizar tanto tempo quanto dinheiro.

Como o Reino Unido é um ponto de partida fácil para viajar para a Europa continental, aproveitar a oportunidade de visitar outros países e mergulhar em novas culturas pode ser uma das experiências mais interessantes e gratificantes de seu tempo vivendo e estudando na terra da Rainha!

Levar isso em conta pode te ajudar a afunilar ainda mais a sua lista para escolher onde estudar no Reino Unido.

Intercâmbio com a UDI

Fazer essas perguntas a si mesmo(a) vai ajudar a garantir que você esteja em sintonia com a universidade, o curso e a cidade que você escolher. E agora que você sabe como escolher onde estudar no Reino Unido, já pode começar a se preparar para conquistar uma oportunidade no país. Para isso conte com todo o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

02 Out 2020

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024