7 conselhos para quem quer ir estudar no Reino Unido

Se você está planejando ir estudar no Reino Unido em breve ou está simplesmente procurando opções de estudos no exterior e o Reino Unido chamou sua atenção, as informações a seguir podem te ajudar a ter uma ideia de como você pode ir para a terra da Rainha e aproveitar ao máximo sua experiência enquanto estiver por lá.

Conselhos para quem quer ir estudar no Reino Unido:

1. Verifique os requisitos de admissão

Os requisitos de admissão das universidades devem ser o ponto de partida da sua jornada. Portanto, certifique-se de examiná-los cuidadosamente e ver as exigências que você deve cumprir para ser aceito em uma faculdade do país.

Por exemplo, as instituições de ensino superior do Reino Unido geralmente pedem aos alunos que forneçam uma prova de proficiência em inglês, por meio do TOEFL ou IELTS. Você também deve enviar todos os certificados anteriores (como o diploma do Ensino Médio, por exemplo) e documentos semelhantes. É importante, nesse caso, que você comece logo a eliminar esses requisitos da sua lista, para não ter que correr contra o tempo depois.

1-ir-estudar-no-reino-unido
Universidade de Cambridge (Malgorzata Bujalska/Unsplash)

2. Aproveite as oportunidades de bolsa de estudos

Muitos intercambistas vão para o país com a ajuda financeira de uma bolsa de estudos. Sendo assim, comece sua busca por uma bolsa assim que decidir ir estudar no Reino Unido. Por lá, você encontra esses auxílios sendo oferecidos pelas próprias universidades, por programas governamentais ou ainda instituições privadas.

Além disso, existem vários tipos diferentes de bolsas: algumas pagam as mensalidades e também as despesas de estadia; enquanto outras cobrem parcialmente os custos das mensalidades, entre outros exemplos.

3. Não demore com a papelada do visto

Se você que ir estudar no Reino Unido para fazer um curso de longa duração, vai precisar de um visto de estudante para poder permanecer no país. Assim que você for admitido(a) na universidade que escolheu, vá à embaixada/consulado mais próximo e entre com o pedido do visto.

Com o processo aberto, você vai precisar fornecer alguns documentos e comparecer a uma entrevista. É importante enviar cada um dos documentos pedidos e se preparar para a entrevista da melhor maneira possível.

4. Abra uma conta bancária no Reino Unido

Muitos intercambistas vão estudar no país pensando em usar a mesma conta bancária que usam aqui no Brasil, mas se você fizer isso logo vai mudar de ideia e perceber que é mais conveniente e barato abrir uma conta bancária por lá mesmo. A boa notícia é que o processo de abertura de uma conta em território britânico não é muito complicado!

Basta pesquisar as instituições financeiras do país e encontrar a mais adequada para você, tanto em termos de vantagens quanto de custo. Você pode facilmente fazer pagamentos de mensalidades, pagar aluguel ou fazer compras com uma conta bancária local.

2-ir-estudar-no-reino-unido
(Colin Watts/Unsplah)

5. Não deixe de explorar o Reino Unido

O Reino Unido simplesmente tem uma grande variedade de lugares que valem a pena explorar, sejam paisagens naturais, como montanhas e praias, ou as inúmeras galerias de arte, museus e outras atrações turísticas.

Se você for fã dos Beatles, vai poder recriar a lendária capa do álbum da banda na Abbey Road Crossing em Londres. Se você gosta de literatura, vai visitar a cidade natal de Shakespeare em Stratford-upon-Avon. E se você gosta de esportes, provavelmente irá visitar um dos muitos estádios de futebol na Inglaterra, como Anfield, Wembley Stadium ou Old Trafford.

3-ir-estudar-no-reino-unido
(Daniel Cheung/Unsplash)

6. Aprenda a gerenciar o tempo e as finanças

Outro conselho importante para quem quer ir estudar no Reino Unido é aprender a administrar o tempo e as finanças. Defina um limite de tempo para a maioria das tarefas que você precisa realizar e agende reuniões com atenção. Crie listas de tarefas e planeje seu dia ou semana com antecedência.

Quando se trata de administrar suas finanças, você também precisa acompanhar o que faz, mas, desta vez, em relação aos seus gastos (principalmente os desnecessários). Planeje a quantidade de dinheiro que deve gastar em certas coisas como mantimentos, entretenimento, material escolar ou viagens e, dessa forma, você vai se tornar um profissional em orçamentos.

7. Faça do transporte público seu melhor amigo

Como intercambista, você vai perceber que o transporte público é bastante necessário para ir de um lugar a outro. Por exemplo, em Londres, o metrô (chamado de “The Tube” pelos londrinos) é uma ótima maneira de se locomover.

Você também pode se deslocar por meio de bondes, táxis, trens e até mesmo ônibus de turismo. Se não estiver afim de caminhar, pode sempre usar o transporte público, por isso deve começar a se familiarizar com ele o mais rápido possível!

Intercâmbio com a UDI

Por mais que o processo para ir estudar no Reino Unido seja cheio de requisitos e exigências, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para chegar até lá. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

17 Out 2020

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024