Se você achava que a educação no exterior era um “universo” homogêneo e parecido com o sistema brasileiro, se enganou bastante. Lá fora existem abordagens educacionais com muitos estilos, valores e filosofias. Quando se trata de escolher o que é melhor para você, é importante reservar um tempo para descobrir que tipo de sistema se encaixa no seu estilo pessoal de aprendizagem. Um desses modelos é a graduação multidisciplinar, tema desse texto. Vamos explicar aqui o que é isso e ainda te mostrar as vantagens de escolher esse tipo de graduação!

Primeiramente, o que é uma graduação multidisciplinar?

A aprendizagem multidisciplinar é diferente da experiência acadêmica “normal”. Nesse caso, uma graduação multidisciplinar é aquela em que um único tópico é estudado do ponto de vista de mais de uma disciplina. Esse tipo de abordagem é bastante comum em universidades de países como EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Se você precisa de alguns exemplos para entender melhor, pense em um curso de Administração. Em vez de apenas estudar Economia e Ciência Política separadamente, você teria professores de cada departamento utilizando suas especialidades para fornecer uma compreensão completa do assunto. 

Ou seja, seu professor de Economia e seu professor de Ciência Política “cruzam” seus ensinamentos para que você tenha uma melhor compreensão de como as duas áreas trabalham juntas. A abordagem multidisciplinar se baseia na união de disciplinas para compartilhar conhecimento, aumentando assim a profundidade do aprendizado.

1-graduacao-multidisciplinar
(Tom Hermans/Unsplash)

A educação interdisciplinar por sua vez, é semelhante à multidisciplinar no sentido de que procura combinar conhecimentos de múltiplas disciplinas. No entanto, ela enfatiza a importância do processo e não do produto de algo. O foco da interdisciplinaridade é  conectar um único tema ou ideia entre as disciplinas, e não as disciplinas em torno de um tema, como numa graduação multidisciplinar.

Motivos para fazer uma graduação multidisciplinar:

1. Uma visão mais holística

Um dos benefícios de uma graduação multidisciplinar é obter uma compreensão mais holística e abrangente do mundo. Isso porque em vez de olhar para departamentos e assuntos separadamente, esse tipo de abordagem integra partes de cada departamento nos programas de estudo.

Por exemplo, a Nijmegen School of Management, da Radboud University, na Holanda, integra a Administração de Empresas no programa de Economia e considera a Administração de Empresas e a Ciência Política como parte do programa de Geografia, Planejamento e Meio Ambiente.

4-graduacao-multidisciplinar
(Davide Cantelli/Unsplash)

2. Perspectivas diferentes

Você já tentou resolver um quebra-cabeça sozinho e uma parte dele parecia insolucionável? Você fica olhando para ele por horas, mas não consegue descobrir por nada como encaixar as peças… Então, um dia, um amigo passa e pega aquela peça central e a posiciona perfeitamente. Aí está a magia de diferentes perspectivas!

Uma abordagem multidisciplinar é mais ou menos assim. Com diferentes professores integrando as matérias, você obtém a perspectiva de um deles sobre química orgânica em um dia, por exemplo, e a de outro no dia seguinte. A graduação multidisciplinar abre as portas para diferentes ideias e formas de compreensão.

3. Abordagem prática

A aprendizagem multidisciplinar não é apenas uma filosofia educacional – é uma forma palpável de compreender o mundo. Quando você se formar, vai trabalhar com pessoas de várias áreas, então por que a faculdade deveria ser diferente? Ser capaz de colaborar com pessoas de todo os campos vai te ajudar a se adaptar melhor ao mundo profissional.

3-graduacao-multidisciplinar
(John Schnobrich/Unsplash)

4. Habilidades de colaboração

É esperado que qualquer “caminho acadêmico” que você escolher vá enfatizar a importância da colaboração. No entanto, uma das vantagens mais importantes da graduação multidisciplinar é a ideia de se unir para criar um todo melhor.

Ser capaz de se comunicar de forma eficaz com pessoas em todas as disciplinas é parte integrante do aprendizado multidisciplinar. Você aprende o mesmo vocabulário, entende seus valores e sabe o que os motiva. Essas habilidades vão te ajudar a fazer conexões, resolver grandes problemas e trabalhar em cooperação com seus colegas.

Intercâmbio com a UDI

Se interessou em fazer uma graduação multidisciplinar no exterior? Então conte com a ajuda da  nossa mentoria especializada para conquistar qualquer tipo de oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos