Os hospitais-escola dos EUA desempenham vários papéis muito importantes na sociedade americana. Eles não apenas servem para treinar as gerações futuras de profissionais de saúde, mas também fornecem uma parcela significativa (38%) dos serviços de caridade hospitalar e 28% de toda a hospitalização Medicaid, de acordo com a Associação Americana de Faculdades de Medicina (AAMC). Essa  mesma associação, por exemplo, relata que 90% de seus hospitais-escola membros prestam serviços de saúde relacionados à Aids, enquanto essa taxa em outros hospitais cai para 14%.

O Medicaid é um programa de saúde social dos Estados Unidos direcionado para famílias e indivíduos de baixa renda e recursos limitados

Confira a seguir alguns dados que mostram o impacto dos hospitais-escola membros da AAMC nos Estados Unidos:

  • 78% de todas as unidades centrais de tratamento de queimaduras
  • 63% das UTIs pediátricas
  • 82% de todos os centros de trauma nível I
  • 68% dos serviços de transplante cirúrgico
  • 52% dos centros de Alzheimer
  • 39% das UTIs neonatais do país
  • 21% dos serviços de cirurgia cardíaca (geralmente para os pacientes cardíacos em estado mais grave)

Existem cerca de 5 mil hospitais e centros médicos nos Estados Unidos, mas apenas alguns deles são designados como hospitais-escola. Os que fazem parte do AAMC, por exemplo, representam apenas 6% desse total. Se você sonha em estudar Medicina ou Enfermagem por lá, confira essa lista que reunimos com os melhores hospitais-escola do país. Cada um deles é afiliado à apenas uma escola de Medicina, embora possam ter afiliações com vários sistemas de saúde. Em alguns casos, esses hospitais são administrados pela escola  e/ou possuem funcionários do corpo docente da mesma.

Melhores hospitais-escola dos EUA: Tampa General Hospital

Filiado à Morsani College of Medicine da Universidade do Sul da Flórida 

Onde fica? Tampa, Flórida 

O Tampa General Hospital (TGH), com 1.018 leitos, está localizado em uma ilha na cidade de Tampa e foi inaugurado em 1927. É um centro de trauma nível I com serviço de helicóptero e possui diversas especialidades, incluindo ortopedia, urologia, cirurgia de paratireoide, cirurgia de cabeça e pescoço e terapia intensiva neonatal, entre outros.

Já recebeu o status Magnet, um prêmio que reconhece a excelência de um hospital-escola também no campo da Enfermagem; e por vários anos seguidos conquistou Consumer’s Choice Award, uma prêmio baseado nas avaliações de pacientes que analisa quatro fatores principais: qualidade geral do hospital, imagem/reputação, desempenho dos médicos e desempenho dos enfermeiros.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-tampa

Melhores hospitais-escola dos EUA: University Hospitals Case Medical Center

Filiado à Case Western Reserve School of Medicine da Universidade Case Western Reserve

Onde fica? Cleveland, Ohio

melhores-hospitais-escola-dos-eua-case-medical-center

Melhores hospitais-escola dos EUA:  Massachusetts General Hospital

Filiado à  Harvard Medical School da Universidades Harvard 

Onde fica? Boston, Massachusetts

O Massachusetts General Hospital (MGH), com 1.057 leitos, é o principal hospital afiliado da Escola de Medicina de Harvard e foi fundado em 1811, sendo o terceiro hospital geral mais antigo do país. Os serviços oferecidos por lá incluem obstetrícia, pediatria e terapia intensiva neonatal, entre outros. É um centro de trauma nível I com heliporto e serviço aéreo.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-massachusetts

Melhores hospitais-escola dos EUA: Duke University Hospital

Filiado à Duke University School of Medicine da Universidade Duke

Onde fica? Durham, Carolina do Norte

A Universidade de Duke é associada à quatro hospitais, mas o principal deles é o Duke University Hopital (ou Duke Medical Center), que tem 938 leitos e foi fundado em 1925, só passando a receber pacientes, no entanto, em 1930. É um centro de trauma nível I com um heliporto e foi criado a partir de uma doação de James Buchanan Duke, um grande empresário do ramo de eletricidade e tabaco.

Em 2001, foi o primeiro hospital a estabelecer um centro dedicado exclusivamente à ressonância magnética cardiovascular. Já em 2019, uma equipe do hospital se tornou a primeira nos Estados Unidos a transplantar um coração adulto através de um processo conhecido como doação após morte circulatória.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-duke

Melhores hospitais-escola dos EUA: Johns Hopkins Hospital

Filiado à Johns Hopkins University School of Medicine da Universidade Johns Hopkins

Onde fica? Baltimore, Maryland

O Johns Hopkins Hospital foi fundado em 1889 e tem 1.148 leitos. Ocupou por mais de 20 anos (19 deles consecutivos) o posto de melhor hospital dos EUA na lista anual produzida pela  U.S. News & World Report . É um centro de trauma nível I, adulto e pediátrico. As sua especialidades mais bem classificadas incluem urologia, geriatria, neurologia e neurocirurgia.

Seu corpo médico conta com profissionais reconhecidos no mundo inteiro na área de Medicina, como os médicos Ben Carson (neurocirurgia pediátrica), Paul R. McHugh (psiquiatria), Harvey Cushing (neurocirurgia), Alfred Blalock (cirurgia cardíaca) e Leo Kanner (psiquiatria infantil).

melhores-hospitais-escola-dos-eua-hopkins

Melhores hospitais-escola dos EUA: Mount Sinai Hospital

Filiado à Icahn School of Medicine at Mount Sinai

Onde fica? Nova York, Nova York

O Hospital Mount Sinai, com 1.171 leitos, é administrado pelo empresário e filantropo americano Carl Icahn, que fez uma doação milionária para a até então School of Medicine at Mount Sinai (ISMMS). Daí veio o acréscimo do I (de Icahn) na sigla atual. Fundado em 1852, é um dos hospitais-escola mais antigos dos EUA e o segundo hospital judeu do país.
As especialidades mais bem avaliadas desse hospital são geriatria ; gastroenterologia e cirurgia gastrointestinal; cardiologia e cirurgia cardíaca e cirurgia de ouvido, nariz e garganta.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-mount-sinai

Melhores hospitais-escola dos EUA: NYU Langone Medical Center

Filiado à New York University School of Medicine da Universidade de Nova York

Onde fica? Nova York, Nova York

A Escola de Medicina da  NYU faz parte do Langone Medical Center, um hospital-escola fundado em 1841. O Langone era conhecido anteriormente como NYU Medical Center, mas esse nome foi alterado após uma doação de 200 milhões de dólares feita pelo casal bilionário Kenneth e Elaine Langone, em 2008.

O centro  é formado por um complexo de três hospitais que, juntos, somam 1.232 leitos. Os hospitais em questão são o Tisch Hospital, o Hospital for Joint Diseases e o Rusk Institute of Rehabilitation Medicine. Algumas das especialidades do centro incluem câncer, neurologia e neurocirurgia, ortopedia e serviços para crianças. O Rusk Institute of Rehabilitation Medicine, aliás, é o primeiro centro (no mundo) afiliado a uma universidade concentrado apenas em pesquisa e treinamento em medicina de reabilitação.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-langone

Melhores hospitais-escola dos EUA: Barnes-Jewish Hospital

Filiado à Washington University School of Medicine da Universidade Washington em St. Louis

Onde fica? St. Louis, Missouri

O Hospital Barnes-Jewish, com 1.252 leitos, surgiu a partir da fusão de dois hospitais – o Barnes Hospital, fundado em 1902; e o The Jewish Hospital of St. Louis, fundado em 1914. Embora esses hospitais tenham sido inicialmente vinculados por um contrato de afiliação em 1993, os dois só foram legalmente fundidos em 1996.

As especialidades mais bem avaliadas do Barnes-Jewish Hospital são neurologia e neurocirurgia, pneumologia, urologia, nefrologia e oftalmologia.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-barnes

Melhores hospitais-escola dos EUA: Broward Health Medical Center

Filiado à Nova Southeastern University College Of Osteopathic Medicine da Universidade Nova Southeastern 

Onde fica? Fort Lauderdale, Flórida 

O Broward Health Medical Center, com 1.529 leitos, foi fundado em 1938 e também é um centro de trauma de nível I. As suas principais especialidades incluem tratamento de acidentes vasculares cerebrais e transplantes de fígado.

O Centro na verdade é dividido em vários instalações, entre elas o Broward Health Medical Center, o Broward Health North, o Broward Health Imperial Point, o Broward Health Coral Springs, o Salah Foundation Broward Health Children’s Hospital e o Broward Health Weston.

melhores-hospitais-escola-dos-eua-broward

Melhores hospitais-escola dos EUA: Yale-New Haven Hospital

Filiado à Yale University School of Medicine da Universidade Yale

Onde fica? New Haven, Connecticut

A Faculdade de Medicina de Yale possui vários hospitais afiliados, mas o principal deles é o Hospital Yale-New Haven, com 1.541 leitos e fundado em 1826. Assim como o Tampa General Hospital, também possui o status Magnet de excelência em Enfermagem. Suas especialidades médicas de maior destaque são psiquiatria, diabetes e endocrinologia.

É o maior hospital do estado de Connecticut e um dos maiores do mundo, sendo também o segundo principal empregador da cidade de New Haven. Algumas das suas principais subdivisões são o Smilow Cancer Hospital (168 leitos), o Yale New Haven Children’s Hospital (201 leitos) e o Yale New Haven Psychiatric Hospital (76 leitos).

melhores-hospitais-escola-dos-eua-new-haven

Universidade do Intercâmbio

Esses são os 10 melhores hospitais-escola dos EUA. Em qual deles você vai querer fazer a sua residência médica por lá? Para conquistar a sua tão sonhada vaga no exterior você deve se preparar com bastante antecedência, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.