7 motivos para fazer intercâmbio de novo

Uma das dúvidas de quem vai estudar fora, principalmente quando a experiência internacional está próxima do fim, é: “posso fazer intercâmbio de novo?”. E a resposta é (spoiler!): SIM. Mas, por que você deveria fazer intercâmbio mais de uma vez? A verdade é que existem muitas vantagens nisso! Listamos 7 delas aqui.

Razões para fazer intercâmbio de novo

1. Ampliar suas oportunidades de carreira

Se você for fazer intercâmbio de novo vai criar muito mais oportunidades na sua carreira, seja ela acadêmica ou profissional. Uma única experiência no exterior já dá um up em qualquer currículo, mas vários anos no exterior com certeza vão fazer você se destacar! Além disso, fazer mais de um intercâmbio mostra aos empregadores que você assume riscos, tem um pensamento internacional e consciência cultural.

emprego-fazer-intercambio-de-novo

2. Economizar com o seu segundo intercâmbio

Nesse ponto, você já deve ter percebido que fazer intercâmbio de novo é totalmente possível. Mas é acessível? Os custos de estudar no exterior não devem ser ignorados. No entanto, existem maneiras de economizar dinheiro enquanto isso. Você só precisa ser estratégico(a) nas suas escolhas. Existem inúmeras bolsas de estudos, recursos para financiamento de viagens e até mesmo faculdades gratuitas lá fora.

É claro que países como os da Europa ou da América do Norte são mais caros, mas você não precisa, obrigatoriamente, ter sua segunda experiência internacional em um deles. Existem outros lugares muito mais econômicos e acessíveis para estudar, como a Tailândia e a África do Sul, por exemplo.

3. Ter mais experiências

Cada país tem uma variedade de lugares e tradições únicas para você explorar. Sendo assim, a regra aqui é simples: quanto mais destinos, mais experiências. Há tantas coisas boas no mundo para se descobrir e você não precisa limitar suas opções a um país. Fazer intercâmbio de novo lhe daria a chance de se aprofundar na cultura de um novo povo. A beleza de estudar no exterior é justamente essa: poder aproveitar a educação de um país diferente e ainda ampliar seu entendimento sobre o mundo e as pessoas.

ponte-fazer-intercambio-de-novo

4. Ganhar uma perspectiva global

Como dissemos no item anterior, fazer intercâmbio de novo vai te dar um entendimento muito maior sobre o mundo. E isso é extremamente importante em uma sociedade cada vez mais conectada como a que vivemos. Para ter sucesso em um mundo internacionalizado, é preciso entendê-lo. Cada país em que você vive e cada conexão que você faz abre sua mente para outra visão de planeta. A empatia faz o mundo girar, e estudar no exterior mais de uma vez pode colocar sua mente no caminho certo!

5. Fazer amigos e aumentar sua rede de contatos

Fazer contatos não precisa ser uma tarefa rígida. Ao estudar no exterior, você vai se conectar com professores de outros países, fazer amizade com estudantes de todo o mundo e, dessa forma, expandir sua rede além das fronteiras. Mesmo que você não esteja pensando em sua experiência como uma “negociação”, todas as pessoas com quem você se conectar podem voltar e mudar sua vida algum dia no futuro. Lembre-se: quem abre a porta é quase tão importante quanto onde ela está aberta. Portanto, fazer contatos no exterior é a melhor maneira de garantir que você tenha com quem contar no futuro.

amigos-fazer-intercambio-de-novo

6. Manter ou desenvolver habilidades em um idioma

Fazer intercâmbio de novo significa que você tem duas opções em relação à língua do seu destino: você pode manter (e aprimorar) as habilidades no idioma que você fez seu primeiro intercâmbio ou então aprender um totalmente novo. Por exemplo, se você aprendeu inglês nos EUA no seu primeiro intercâmbio, pode aprimorar suas habilidades no idioma estudando, dessa vez, na Austrália ou no Reino Unido. Porém, se preferir, pode mudar completamente e aprender francês na França ou no Canadá; espanhol no México, e por aí vai!

7. Explorar o mundo antes de se estabelecer em um lugar

Fazer intercâmbio de novo não quer dizer que você é como uma borboleta perdida, que vai aonde o vento te leva. Significa que você está planejando o seu futuro e pode, assim, ser um(a) adulto(a) responsável. Você pode aproveitar o seu tempo como estudante e fazer o máximo de viagens possível. Depois, quando terminar, vai ter a possibilidade de relembrar esse seu período como um(a) verdadeiro(a) aventureiro(a)!

Intercâmbio com a UDI

Ficou animado para fazer intercâmbio de novo? Então, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para conquistar a sua primeira (segunda ou terceira...) oportunidade internacional. Clique aqui para fazer seu teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

24 Mar 2020